Eclipse total do sol em 2017

Eclipse total do sol em 2017

Dia 21 de agosto de 2017 está previsto acontecer um eclipse total do sol (quando a lua se interpõe entre o sol e a Terra), sendo a 1ª vez em 99 anos que o fenômeno cobrirá todo o território dos EUA, desde o Pacífico até o Atlântico. A totalidade do eclipse solar de 21 de agosto de 2017 poderá ser vista apenas dos EUA mesmo, porém ele poderá ser observado parcialmente em toda a América do Norte, América Central e norte da América do Sul. Em algumas regiões do nordeste brasileiro será possível presenciar o evento de forma parcial.

Já nos EUA, onde ocorrerá o pico do evento, parques estaduais e centrais de monitoramento de tráfego já estão se preparando para ajudar todos aqueles que para presenciar a totalidade do evento, com muitas pessoas indo até viajar para locais mais privilegiados.

Aqui no Brasil o eclipse poderá ser visto apenas nas regiões Norte e Nordeste. Mas o legal é que o evento será transmitido ao vivo pelo site da Nasa. Vai ser a primeira vez na história da humanidade que teremos tecnologia para observar um eclipse de tantos ângulos! A transmissão ao vivo da Nasa poderá ser vista a partir do site www.nasa.gov/eclipselive.

O eclipse deve ocorrer entre as 16h50 e 17h30 (horário de Brasília): https://www.timeanddate.com/eclipse/in/brazil/brasilia

Se tiver a oportunidade, mostre às crianças!

O próximo eclipse solar total que poderá ser admirado pelos brasileiros será apenas em 12 de agosto de 2045, nos estados de Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Até lá, teremos apenas eclipses parciais e anulares, o que nos faz compreender melhor toda a mobilização que o eclipse total está causando nos EUA.

Próximas datas de eclipses visíveis em Brasília:

Uma ideia bem legal para os próximos eclipses – válidas para brasileiros, norteamericanos e etc – é escrever uma carta para com as crianças e abri-la no próximo eclipse vivenciado, observando seus ciclos junto aos dos astros.

Dicas de observação para o Eclipse Solar de 21 de agosto

Uma das coisas mais incríveis de se observar durante um eclipse, não é vista através de telescópios, mas sim a olho nu, quando o Sol fica completamente eclipsado: o dia vira noite (literalmente) e neste momento é possível ver as estrelas e os planetas!

Mas preste atenção! Se você tiver a chance de observar o eclipse, fique atento(a) à previsão do tempo. Se estiver nublado no dia do eclipse, veja qual será o local mais próximo onde o eclipse será visível e o tempo estará bom, com céu limpo e sem nuvens, assim você garante as melhores condições de observação.

A totalidade do eclipse solar de 21 de agosto, nos EUA, terá duração de mais de 2 minutos. Durante esse tempo de totalidade, você pode observar o Sol sem qualquer equipamento de proteção, mas durante os estágios iniciais e finais do eclipse, devem ser usados óculos especiais ou óculos de soldador (preços variam de R$15 a R$30).

NUNCA aponte telescópios, binóculos lunetas ou qualquer instrumento de ampliação na direção do Sol. Essa prática pode levar a cegueira permanente, além de danificar seu equipamento. Até mesmo o simples observar do Sol com a vista desarmada já pode causar danos sérios à visão. [Fonte: site Galeria do Meteorito]

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!