Semana do Bebê 2017 em Brasília

Semana do Bebê 2017 em Brasília

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude (Secriança) realiza, entre os dias 24 de junho e 02 de julho, a Semana do Bebê 2017. O evento busca promover a mobilização e o debate pelos direitos das crianças na primeira infância, gestantes e mães. Concentrado no tema do desenvolvimento infantil, conta com diversas atividades que debaterão os cuidados com o desenvolvimento integral do bebê durante seus primeiros anos de vida.
Este é o segundo ano em que a Secriança realiza a Semana do Bebê, iniciativa nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), que acontece em diversos municípios do país há mais de dez anos com a intenção de incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que o Estado oferece as crianças e, com isso, melhorar os serviços oferecidos. No Distrito Federal, a Semana do Bebê integra as ações do Programa Criança Candanga.

A solenidade de abertura da Semana do Bebê acontece no dia 24 de junho, sábado a partir das 9h, no Parque da Cidade, com mamaço, contação de histórias e práticas integrativas. As atividades serão realizadas ao lado da Administração do Parque.

O evento é organizado pela Secriança e pelo Comitê Distrital da Primeira Infância, em parceria com a rede de defesa dos direitos de crianças e adolescentes, formada por secretarias de Estado, como a de Educação, além do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), o poder Judiciário, o Ministério Público e organizações da sociedade civil.

Programação completa:

23/06 – Audiência Pública: Projeto de Lei sobre o Marco Legal da Primeira Infância no DF
Horário: 10h
Local: Câmara Legislativa do DF

Dia 24/06 – Atividade de Abertura no Parque da Cidade
Atividade de mobilização pelos direitos das crianças na primeira infância com mamaço, contação de histórias e práticas integrativas para toda a comunidade do DF. A organização é da Secretaria da Criança e do Comitê Distrital pela Primeira Infância.
Horário: 9h
Local: Ao lado da Administração do Parque da Cidade (estacionamento 13)
Leve um lanche para compartilhar e uma canga para o desenvolvimento das atividades!

Dia 26/06 – Roda de Conversa sobre “Desenvolvimento Infantil” e lançamento do livro Desenvolvimento Humano e Educação – Contribuições para a Educação Infantil e o Primeiro Ano do Ensino Fundamental. Organizadoras: Silviane Barbato e Maria Fernanda Farah Cavaton
Atividade desenvolvida pelo Fórum de Educação Infantil do DF e Faculdade de Educação/ UnB para toda comunidade do DF.
Horário: 17h30 às 19h 30
Local: Sala Papirus – Faculdade de Educação/ Universidade de Brasília

Dia 27/06 – Oficina Ato de Tocar em Família
Oficina de Shantala desenvolvida pela Instituição Casa de Ismael para a comunidade, mães e bebês.
Horário: 15h
Local: Auditório da Casa de Ismael, instituição localizada na 913 norte – Asa Norte – Brasília – DF.

Dia 28/06 – Atividade de Formação sobre Desenvolvimento Infantil
Atividade desenvolvida pela Secretaria de Educação para os profissionais da rede de atendimento.
Horário: 8h às 18h
Local: As atividades serão organizadas em todas as Regionais de Ensino do DF. Verifique no site da Secriança o local mais próximo da sua residência.

Dia 28/06 – Oficina de Shantala
Atividade desenvolvida pela CIJ/Vara da Infância e Juventude do DF para cuidadoras das Casas de Acolhimento Institucional.
Horário: 14h30 às 16h30
Local: A definir (olhar no site da Secretaria)

30/06 – Oficina Crescer sem Violência
Oficina sobre Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças desenvolvida pelo Canal Futura para os profissionais da rede de atendimento (inscrição prévia).ONDE?
Horário: 8h às 17h
Local: EGOV

Dia 01/07 – Cine Debate
Promovido pelo Programa Prioridade Absoluta, do Instituto Alana.
Exibição do filme o Começo da Vida, filme de Estela Renner, seguido de debate sobre parentalidade e infância.
Horário: 10:30h
Local: Teatro do CCBB

Exibição do filme Terreiros do brincar, filme de Renata Meirelles e David Reeks, seguido de debate sobre o brincar coletivo em manifestações culturais populares.
Horário: 14h
Local: Cinema do CCBB

Dia: 02/07 – Roda de meditação de leituras para bebês, musicalização estações sensórias.
Promovido pelo Grupo Histórias no Parque
Horário: 9:30h às 12h
Local: Parcão EQS 104/105

Jardins da Infância: Contação de histórias e oficinas de brincadeiras tradicionais, futebol, compostagem e alimentação saudável
Para os adultos, rodas de conversa sobre Parto, Maternagem, Paternidade, Crianças com alergia alimentar, Amamentação, Desenvolvimento Infantil, Convivência Familiar, Educação Inclusiva, Direito à cidade e Gênero e Diversidade.
Horário: 14h às 19h
Local: Gramado do CCBB

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!