Crianças com menos de 1 ano não devem beber suco

Na introdução alimentar, muitos pais acreditam que oferecer sucos naturais de frutas para seus bebês seja um hábito saudável, mas segundo as novas recomendações da Academia Americana de Pediatria, essa prática não deve ser adotada para bebês menores de um ano.

Segundo o relatório divulgado pela Academia e adotado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o suco de frutas não pode ser comparado as frutas in natura. A capacidade gástrica do bebê ainda está em desenvolvimento, e já foram analisados que há um aumento rápido dos níveis de glicose no sangue pelo elevado índice glicêmico nos sucos e menor quantidade de fibras em comparação com as frutas.

Para a pediatra Fabiana Mendes, o suco de frutas deve ser inserido ao cardápio infantil de forma moderada, após o primeiro ano de vida, respeitando as necessidades da criança. “Quando batemos as frutas para fazer o suco, perdemos as fibras daquele alimento, que é um dos principais benefícios da ingestão da fruta. E muitas vezes, percebemos que as mães/pais substituem a água pelo suco, por ser mais docinho e de fácil aceitação da criança. Para “matar a sede”: água, não sucos”, completa a pediatra.

Além do reduzido valor nutricional nos sucos de frutas, bebês com menos de um ano apresentam maior possibilidade de promover diarreias e, ainda, desencadear cáries. “O índice glicêmico no suco de frutas natural fica elevado, fato associado a maiores índices de obesidade tanto na infância quanto na vida adulta. Devemos ficar atentos não só com os sucos naturais, mas também com os industrializados, que possuem maior quantidade de açúcar do que o natural, além de conter corantes, aditivos e conservantes, dobrando as chances de obesidade, diabetes e cáries”, explica a doutora Fabiana.

A nova recomendação indica as quantidades adequadas para a ingestão de sucos naturais para as crianças, confira:

• 1 a 3 anos: máximo de 120mL
• 4 a 6 anos: máximo de 175 mL
• 7 a 18 anos: máximo de 250 mL

Segundo a pediatra Fabiana, oferecer frutas é essencial para uma alimentação saudável. No momento correto de oferecer sucos aos pequenos, prefira sempre os naturais, que são as bebidas feitas diretamente da fruta.

[Colaboração a Dra. Fabiana Mendes, Bem Pediátrico]

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!