Dia de Aprender Brincando e Semana Mundial do Brincar

Dois eventos que celebram a infância e as brincadeiras infantis vão acontecer nos próximos dias, com programações lindas de música, arte, teatro, dança, leitura, contação de histórias e atividades lúdicas tanto nas escolas como em espaços públicos e privados cidade.

DIA DE APRENDER BRINCANDO – 18 de maio de 2017

Dia de Aprender Brincando e Semana Mundial do Brincar

No próximo dia 18 de maio de 2017, escolas do Brasil inteiro estarão mobilizadas para celebrar o Dia de Aprender Brincando. A iniciativa promove o brincar fora da sala de aula. Parte de um projeto global que reúne experiências de aprendizagem de crianças ao ar livre, a campanha ressalta os benefícios da brincadeira para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Voltadas para educadores, pais, mães e responsáveis, as ações buscam resgatar a importância do brincar, chamando a atenção da sociedade para os momentos destinados a essas atividades no cotidiano das crianças. Afastando-se da ideia de que a brincadeira corresponde a um tempo ocioso e sem utilidade, o movimento #LivreParaDescobrir defende que, além de divertidas, as brincadeiras também desenvolvem habilidades fundamentais, como resiliência, trabalho em grupo, liderança, criatividade e habilidades motoras.

Para integrar o Dia, basta mobilizar sua comunidade e inscrever a atividade no site da campanha. Esse levantamento gera um mapa de intervenções que revela como as crianças têm brincado e aprendido em diferentes contextos, considerando a diversidade de suas culturas.

O Dia de Aprender Brincando vai movimentar milhares de escolas, professores e crianças ao redor do mundo. No Brasil, as escolas podem ter mais informações e se inscrever para participar da iniciativa pelo site www.diadeaprenderbrincando.org.br, que também disponibiliza diversas sugestões de atividades.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2017

A Semana Mundial do Brincar 2017 vai de 21 a 28 de maio de 2017, e o tema escolhido para inspirar a programação é “O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas.

O tempo de brincar é o tempo da convivência, da descoberta, do sentir e se encantar pelo mundo, juntos, na convivência diária e movimentada da vida. Brincadeiras do dia e da noite, brincadeiras que acendem e agitam o corpo, brincadeiras que acalmam, brincadeiras para imaginar, para sonhar, para pular, para viver, para colocar o ritmo desses pequenos conectado aos ritmos da natureza. As atividades promovidas variam de acordo com a localidade e os parceiros envolvidos. A SMB 2017 está imperdível, contando, em geral, com brincadeiras em espaço aberto, música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais e outras ações livres que trazem ludicidade aos lugares mais diversos! Segue a programação em Brasília:

Semana Mundial do Brincar – Brasília 2017

Eixão 214 Sul
Domingo, 21 de maio
10h: brincadeiras de rua para despertar os ritmos encantados: corda, bola, patins, skate, patinete, bambolê, e outros.
11h: Trupe Animarte – pintura de rosto, perna, braço… Criação com balões, Oficina de bolhas. Opção musical: Buraco de Jazz.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Escola Vivendo e Aprendendo – 604 norte
Segunda-feira, 22 de maio
19h: Palestra – A importância do brincar na Primeira Infância, com Vanda Amaro (pedagoga especialista em pedagogia Waldorf e ExtraLesson).
Classificação indicativa livre
Entrada franca

UnB – Auditório da Faculdade de Direito
Terça-feira, 23 de maio
8h às 12h e 19h às 22h: Palestra – Mulheres, Maternidade e os Direitos da Criança.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Escola Moara, 703 Norte
Quarta-feira, 24 de maio
18h30: Exibição do filme “Território do Brincar” e roda de conversa com Sila Marisa (professora de português), Ana Carina Cohers (pedagoga especialista em Pedagogia Waldorf), Amaíza Ferreira (pedagoga especialista em Pedagogia Waldorf).
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Lúdica – 215 Norte, Bloco D loja 55
Quinta-feira, 25 de maio
14h: Roda de conversa – Brincadeira diferente? Jogos e brincadeiras para crianças com deficiência física e/ou intelectual (vagas limitadas), com Luciana Rodrigues e Deidmaia Lima (terapeutas ocupacionais).
18h30: Palestra – A Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil, com Priscila Peres (neuropedagoga).
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Centro de Desenvolvimento da Criança – Estrutural
Sexta-feira, 26 de maio
15h: Brincadeiras que alimentam a alma – contação de histórias com Mariana Campelo, da iniciativa “Histórias no Parque”; musicalização com Panderolê; Brincadeiras não estruturadas com Carla Guiri (Brincante).
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Parque Ana Lídia
Sexta-feira, 26 de maio
O dia todo de brincadeiras com o Jardim de Infância da 303 sul.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Árvore Crochetada da 215 Norte
Sábado, 27 de maio
10h: Yoga com Marcelle Lago
10h30: Contação de Histórias com Histórias no Parque
14h: Musicalização com Panderolê
16h: Palestra – O que a criança precisa para brincar de verdade, com Anja Kamp (psicóloga, terapeuta sistêmica, coach familiar, autora do livro “Pequenas Emergências, Grandes Alívios – Dicas de Saúde para Mães e Pais”.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil
Domingo, 28 de maio
“O Brincar não Pode Parar”
10h30: Feira de Troca de Brinquedos
11h: Brincadeiras tradicionais com Carla Guiri – Brincante
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Para dar luz a esse brincar que é fonte de prazer, aprendizado e troca de saberes, que respeita a cultura da infância e faz parte da sua própria essência, a Aliança pela Infância preparou para download gratuito o Guia da Semana Mundial do Brincar – Inspirações para Experiências Felizes: http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/04/GuiaSMB_final.pdf

E aí? Vamos levar a criançada para brincar?

Autoria de Mari Oliveira

Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line.
Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line.
No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”.
Eles estavam certos!