Colônia de férias do Planetário de Brasília

Colônia de férias do Planetário de Brasília

Crianças de 8 a 12 anos do Distrito Federal já podem se inscrever para a colônia de férias promovida pelo Planetário de Brasília, prevista para a semana de 09 a 13 de janeiro. A programação é dividida em dois dias e inclui atividades como oficinas, sessões comentadas de filmes sobre astronomia e até lançamento de foguetes feitos com garrafa PET.

As inscrições já estão abertas, devem ser feitas até 13 de janeiro, sexta-feira – ou até acabarem as vagas – no próprio Planetário. A matrícula é “paga” com 2 kg de alimento não perecível, ou um brinquedo novo (veja abaixo).

Em um dos dias, os jovens vão aprender a fazer origami, construir e lançar foguetes e, ainda, aprender sobre a história do VSB-30 – foguete sonda brasileiro cedido pelo Programa Espacial Brasileiro e restaurado pela Federação das Indústrias de Brasília (Fibra). Com 12 metros de comprimento, o veículo fica exposto na área externa do Planetário.

Durante as atividades, as crianças também vão descobrir como observar as horas a partir da constelação do Cruzeiro do Sul, e conhecer jogos de tabuleiro de diversos lugares do mundo. Cada turma tem 30 vagas, e a programação vai de 13h30 às 17h30 em todos os dias.

SERVIÇO:
Colônia de Férias do Planetário de Brasília
De 9 a 13 de janeiro
Endereço: Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções e ao Mané Garrincha
Inscrições: até o dia 13/01, no próprio Planetário, com a doação de 2 kg de alimento ou um brinquedo novo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 21h, e nos fins de semana, das 8h às 20h
Programação:
Dias 9, 11 e 13 de janeiro
13h30: Sessão comentada do filme “Origens da vida”
14h: Oficina de origami
15h: Lanche comunitário
15h30: Oficina Missão VSB-30
16h30: Início dos lançamentos dos foguetes
17h30: Término e entrega das crianças aos pais
Dias 10 e 12 de janeiro
13h30: Sessão comentada do filme “Reino de luz”
14h: Oficina Jogos de Todo Mundo
15h: Lanche comunitário
15h30: Oficina Planisfério
16h30: Oficina Relógio Estelar
17h30: Término

Para os adultos

Além da colônia de férias, o Planetário também mantém as atividades normais de visitação, com as exposições “Universo Surpreendente”, com fotos tiradas no deserto do Atacama (Chile), e “O Azul que Pinta o Céu”, com réplicas de obras do Museu do Louvre (França).

A visitação das exposições e instalações é sempre gratuita. Para assistir às sessões na Cúpula, é preciso doar 1 kg de alimento não perecível. O Planetário de Brasília deve divulgar nova programação no início de 2017.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!