respiração bucal

Respiração bucal

Respirar pela boca pode trazer riscos para o bebê

A respiração nasal é fundamental para o desenvolvimento dos bebês, pois além de evitar o aumento de riscos de infecções da laringe, traqueia e pulmões, o hábito impede até mesmo alterações congênitas que obstruam a passagem aérea, como explica a médica otorrinolaringologista do CEOL Otorrino, Dra. Larissa Camargo, profissional que atende à mim e à Bruna quando procuramos o CEOL.

respiracao-bucal-3

“A formação crânio-facial do bebê depende da passagem aérea pela cavidade nasal. Se durante a fase de crescimento a criança permanece com uma respiração oral, isso poderá trazer diversos problemas, como a má formação do palato (também conhecida como céu da boca), a má-formação dentária e até mesmo tornando-se um roncador permanente, devido à ineficiente respiração na infância”, alerta.

respiracao-bucal

É muito importante que os pais fiquem atentos quanto aos sinais na dificuldade respiratória do bebê. “Devem verificar, por exemplo, se as costelinhas estão ficando evidentes ao respirar; se está apresentando dificuldades de amamentar e se está ganhando peso, além de observar se ele está apresentando roncos durante o sono”, explica a otorrinolaringologista.

respiracao-bucal

Medidas simples e econômicas podem ajudar a resolver e evitar o problema, como a lavagem nasal com soro fisiológico, que pode ser realizada com sprays ou uma seringa de 3 ml, em uma frequência de 4 a 6 vezes por dia.

Essa lavagem pode ser difícil de fazer no início, as crianças reclamam bastante… Mas a dica legal aqui é procurar vídeos no YouTube que ensinem a fazê-la sem tanto incômodo para os pequenos. Aliás, até os adultos deveriam fazer as lavagens nasais – acreditem, elas trazem muito conforto.

Vejam post anterior da Mari sobre o uso da lota, um instrumento de lavagem nasal.

Na persistência dos sintomas, os pais devem procurar, imediatamente, um otorrinolaringologista pediátrico para uma avaliação mais minuciosa.

respiracao-bucal

 

SERVIÇO:

CEOL OTORRINO | Edifício Pacini

SEPS 715/915 Bloco D, Térreo e Salas 219, Asa Sul – Brasília/DF

Tel: (61) 3346-4312 / 99297-6762

 

 

selo_publieditoriais (1)

Política de Transparência Roteiro Baby: clique AQUI

 

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".