Exposição Pererê do Brasil

Exposição Pererê do Brasil

Exposição Pererê do Brasil

A Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos criadas por Ziraldo, é tema da exposição “Pererê do Brasil”, que ocupará a CAIXA Cultural Brasília, de 21 de setembro a 27 de novembro de 2016.

A alegria e humor são os fios condutores da “Pererê do Brasil“, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades. E apesar do personagem Pererê ter sido criado na década de 1960 suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

ziraldo

Com identidade visual baseada na linguagem das histórias em quadrinhos, explora o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades.

Ao todo vão ser reproduzidas as 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista A Turma do Pererê (Editora Abril/1975-1976), restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos, também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.

Os personagens também vão ganhar versões ampliadas; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes. Além disso, serão exibidos quadrinhos animados com 17 histórias da Turma e o documentário Ziraldo.

ziraldo_foto_de_flavio_silva
Créditos: Flávio Silva

Ao sair da exposição, o público ganha um catálogo em formato de gibi, contendo 32 páginas com apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros, para matar a saudades do quadrinho clássico.

O horário de visitação, que tem entrada gratuita, será de terça-feira a domingo, das 9h às 21h, de 21 de setembro a 27 de novembro.

A CAIXA Cultural Brasília fica no Setor Bancário Sul Quadra 4 Lotes 3/4 – Asa Sul (perto do Banco Central, ao lado do prédio redondo da Caixa Econômica Federal).