Como organizar festa infantil

Como organizar festa infantil

5 fatores essenciais e que você não pode deixar de lado na organização da festa infantil

Texto por Bia Rosati | Fotos por Sunday Slices e TNS Fotografia 

Como organizar festa infantil pode ser, para muitas mães, um momento prazeroso, mas para outras, pode arrepiar os cabelos de tanta preocupação. E mesmo que você seja uma mãe experiente, com várias “festas na bagagem”, todo ano é diferente. A idade muda, o tema muda, os gostos dos seus filhos mudam, o orçamento muda. Como lidar com tantas variáveis?

Há alguns anos eu vivencio esta realidade na minha casa, com amigas e, mais recentemente, como empreendedora do mercado de festas e autora do livro digital Festa Infantil Sem Mistérios – Guia Prático de Toda Mamãe. Pude observar os 5 fatores essenciais e que você não pode deixar de lado na organização da festa infantil.

O esquecimento ou negligenciamento de alguns deles, pode gerar muita dor de cabeça no processo de planejar, organizar e executar a festa, e sua experiência pode ser desastrosa. É por isso que ouvimos aquela frase: “nossa, organizar festa é estressante”.

Você pode perder tempo, gastar dinheiro à toa e ficar estressada sim, se não seguir etapas simples, mas fundamentais do processo. E cair em situações completamente inconvenientes e desnecessárias ao organizar a festa dos seus filhos, ou algum ente querido.  Afinal, Festa, é um momento e um processo que deve ser prazeroso para todos os envolvidos.

Bom, receber o convite do Roteiro Baby para compartilhar com vocês quais são estes 5 fatores, e poder ajudar o maior número de mamães, me deixou muito feliz.

img_1788-2

5 fatores essenciais e que você não pode deixar de lado na organização da festa infantil

Fator 1 – Planejamento e Check-list

Antes de começar a organizar qualquer comemoração, não somente a festa dos seus filhos, tenha em mãos um check-list e um planejamento de festa.

São duas coisas distintas, na qual o primeiro vai nortear as ações e decisões necessárias para você organizar a sua festa, e o segundo, será o projeto da sua festa em execução de fato.

Não adiantar acharmos que temos memória de elefante. Apesar de sermos mães e darmos conta de um baita recado no dia a dia, ficamos ansiosas com o processo de festa e, às vezes, nervosa. Essa situação biológica do nosso corpo faz com que esqueçamos itens importantíssimos. E muitas vezes, quando lembramos, já é muito tarde.

Fator 2 – A decoração da festa não se resume apenas ao tema.

Você pode pensar: “Pronto, já defini o tema. Tudo resolvido”. Nãaaaaooo. A decoração da sua festa não se resume ao tema. Escolher o tema pode ser um desafio por si só. Mas ao defini-lo, seu processo de organizar festa está apenas começando. Portanto, assim que definiu com seus filhos o tema da próxima festinha, pense você qual será a paleta de cores da festa.

Escolha de 3 a 4 cores que tenham relação ao tema: eleja 2 cores como as principais e as demais, como pontuais. Essas cores facilitam a o processo de escolha das peças que você vai colocar na sua mesa, painel, a mesa dos convidados, até a forminha dos doces.

img_1814-3

Fator 3 – Pense em números

Imediatamente pense no número de convidados da sua festa. Estabeleça isso conforme o local e já faça a sua lista de convidados. Esse número final será importantíssimo para você definir convites, lembrancinhas, a quantidade de comidas e doces, o tamanho do bolo. Esse fator é fundamental para seu planejamento e controle, inclusive financeiro.

Fator 4 – Sua festa não é somente a mesa do bolo.

Pensar nas necessidades dos convidados é um ato muito cordial da anfitriã. Além disso, pensar se sua festa terá ou não cantinhos especiais é muito importante para qualquer decisão que você vá tomar posteriormente. Se você quer uma estação de sucos, pipoca ou guloseimas. Se precisa de um espaço com trocador, pensar aonde colocará as lembrancinhas.

img_7056-tnsfotografia

Fator 5 – A decoração de uma festa

Essa fase é importante para você decidir se quer fazer a decoração sozinha – algo totalmente possível – ou se quer contratar um fornecedor. Isso vai depender da sua disponibilidade de tempo e vontade. Quando a mamãe decide fazer a decoração, ela está realizando um verdadeiro ato de amor, que ficará com certeza na memória dos seus filhos, além de estar fortalecendo as conexões familiares, pois permite aos familiares se envolverem em alguma etapa do processo. Conhecer todo o processo de organizar uma festa será importante, inclusive, para você tomar a melhores decisões.

_mg_1072

Em apenas em um post é impossível passar por todos os detalhes de cada um dos itens apresentados, até mesmo te mostrar mais vertentes importantes do processo de organizar festa.

Para você ter uma ideia, esse assunto foi abordado com mais detalhes no Primeiro Livro Digital sobre Festa Infantil que eu lancei no mês passado, que tem feito muito sucesso entre as mamães e vovós, e que possui cerca de 80 páginas.

Enfim, é bastante conteúdo, exemplos e imagens lindas. Um livro verdadeiramente prático para todas as mamães, vovós e titias que gostam de organizar festa para seus entes queridos.

Caso queira conhecer mais sobre esse livro digital, clique na foto acima e leia mais sobre a proposta. O Livro é on-line, ou seja, você pode acessar do seu computador, tablete ou celular a qualquer momento e vem com 3 bônus, dentre eles, o check-list e o planejamento de festa.

E se quiser ver exemplos e lindas inspirações de festa, fica o convite para conhecer meu Blog (www.cataventublog.com.br)

Um beijo,

E até breve!

Bia Rosati
Mãe, fundadora da Cataventu, autora do Primeiro Livro Digital Festa Infantil Sem Mistérios – Guia Prático de toda a mamãe, e escreve o CataventuBlog
Shop On-line: www.cataventu.com.br
Blog: www.cataventublog.com.br

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!