Gramado com Crianças

Gramado com crianças

Gramado é uma das cidades mais kids friendly que eu já conheci até hoje, depois da Disney e de algumas poucas capitais do Brasil.

A região é famosa entre aqueles que procuram um destino romântico, mas merece muito a visita de famílias com crianças já que oferece inúmeras atrações interessantes para esse público: parques temáticos, restaurants temáticos, museus voltados para crianças e muitas atividades ao ar livre.

Gramado com Crianças

Abraço gostoso de um personagem do Mini Mundo.

Estive lá por 6 dias em junho/2016, aproveitei bastante (mostrei muito no Snap e no Instagram @roteirobaby) e já planejo voltar para aproveitar o montão de coisas que ficou pra traz! Gente! Passeamos o dia todo e não deu para fazer nem a metade dos programinhas divertidíssimos que rolam por lá.

Como a Mariane já visitou a região no Natal Luz (sonho!) e listou várias atividades também imperdíveis em post anterior (leiam!), eu vou contar para vocês o que eu considero realmente imperdível para quem for por poucos dias (reservem pelo menos 7, gente!) e aquilo que eu queria muito ter ido, mas não deu tempo.

Gramado com Crianças

Personagens fofos como esse estão a cada esquina. Deu vontade de tirar foto em todos.

GRAMADO COM CRIANÇAS: O QUE É IMPERDÍVEL

Gramado-Com-Crianças-Aldeia2

Gramado-Com-Crianças-Aldeia4

Aldeia do Papai Noel

www.papainoel.com

Gramado

É o único Parque Temático do Papai Noel na América Latina e minha família amou conhecer.

Fica em uma parte mais alta do centro da cidade e funciona diariamente, o ano inteiro! (achamos tão legal visitar o Papai Noel fora do Natal! Hohoho!)

É dedicado ao Natal e à história do Papai Noel. E além de lindo e divertido, é educativo.

Tem a casinha do Papai Noel toda mobiliada (original em estilo bávaro), as renas (de verdade!), muitos brinquedos interativos, Árvore dos Desejos, Chafariz, presépio com bonecos eletrônicos, oratório, museu de brinquedos antigos, cães da raça São Bernardo, trenzinho para passear pelo parque e até um pequeno monorail com vista panorâmica de um lindíssimo vale.

Paga para entrar e algumas atividades lá dentro também são pagas.

Gramado-Com-Crianças-Minimundo

Mini Mundo

Gramado

www.minimundo.com.br

Esse mini parque temático em forma de cidade é uma atração clássica de Gramado.

Tudo é perfeitamente miniaturizado lá no Mini Mundo: importantes obras da humanidade como castelos, palácios, estações ferroviárias, igrejas, torre de televisão, casas antigas, aeroporto e metrô.

São quase 140 construções e 2.500 bonequinhos habitants apresentados em um trabalho minucioso e detalhista, incrível de ser ver!

Além disso, lá tem uns atores que andam pelo parque interagindo com as crianças.

No local há ainda espaços educativos, parquinho infantil, loja de souvenirs, área de alimentação e fraldário.

Um único porém: o local é pequeno. Pelas fotos de Internet, parece um parque enorme, mas em 1 ou 2 horas é possível ver tudo.

Há quem diga por aí que não vale a pena. Eu achei imperdível, educativo e a minha filha curtiu bastante! Acredito que as crianças vão curtir na medida que os pais despertarem o interesse delas pela atração.

DICA DO ROTEIRO BABY: é próximo ao Lago Negro. Vale a pena visitar as duas atrações na mesma oportunidade.

Gramado com Crianças

Foto obrigatória em Gramado. Mundo à Vapor.

A mini fábrica de papel reciclado do museo Mundo à Vapor é demais! As crianças ainda levam essa lembrancinha feita lá na hora!

Mundo à Vapor

sentido Gramado-Canela

www.mundoavapor.com.br

O Mundo a Vapor é outra atração clássica da viagem: é um parque temático estilo museu, com atrações também em miniaturas (acho lindo!).

Logo na entrada, tem essa máquina enorme (foto obrigatória!) que reconstitui, em tamanho real, um acidente que aconteceu de verdade, em 1895: uma locomotiva desgovernada cruzou em alta velocidade a estação de Montparnasse, em Paris.

Lá dentro, vamos ver máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura, pequenas fábricas – de papel, ferraria, olaria, serraria a vapor, siderúrgica e outras mini fábricas, com demonstrações super interessantes – para adultos e crianças mais velhas.

Bruna, aos 5 anos, prestou muita atenção a tudo. Ela ficou especialmente encantada pela mini fábrica de papel reciclado, que produz o papel (entregue como lembrancinha) ali na frente das crianças.

Ao final da visita guiada, rola um passeio de trenzinho (gratuito).

O Reino do Chocolate

sentido Gramado-Canela

www.reinodochocolate.com.br

É um espaço temático dedicado à história do cacau e do chocolate.

No local há uma mini fábrica de chocolate onde as crianças podem montar seus próprios doces (dura 30 minutos, é pago à parte e é muito interessante!) e um passeio por cenários interativos que conta a história e termina em uma lojinha da Caracol.

Ao final desse passeio tem um cacaueiro falante que surpreende as crianças! Não deixem de parar ali para ouvir o que ele tem a dizer!

Ah! E bem ao lado dele tem a maior escultura de chocolate do Brasil! Custa apenas 250 mil reais, caso alguém queira levar como souvenir.

Museu de Cera Dreamland

sentindo Canela-Gramado.
www.dreamland.com.br

Localizado em frente ao Reino do Chocolate, o Dreamland é o primeiro museu de cera do Brasil.

Está organizado por áreas temáticas e expõe réplicas de celebridades, atores, cantores, esportistas, políticos, personagens de filmes e desenhos animados.

As crianças ficam especialmente interessadas pelo Harry Potter e pelo Shrek.

Considero imperdível apenas para crianças maiores de 10 anos, que irão reconhecer muitos personagens. Para uma criança pequena como a minha, considero um passeio caro demais para o quanto foi aproveitado.

DICA DO ROTEIRO BABY: O Mundo a Vapor, o Reino do Chocolate e o Museu de Cera ficam bem próximos e vale a pena fazer os três passeios (ou os dois primeiros) na mesma oportunidade, reservando +-2 horas para cada um deles.

Gramado com Crianças

Gramado-Com-Crianças-21

Lago Negro

Gramado

É um parque lindíssimo, aberto ao público. A principal atração é o passeio de pedalinho (escolha um cisne ou uma caravela) pelo lago.

DICA DO ROTEIRO BABY: é um lindo lugar para descansar e contemplar, mas como existem muitas outras atrações para serem visitadas, eu sugiro que entrem, façam o passeio pelo lago, descansem e andem até o Parque Alemão, que fica há alguns passos dali.

Gramado-Com-Crianças-Snowland3

Gramado-Com-Crianças-Snowland

Snowland

Gramado.

www.snowland.com.br

É o primeiro parque de neve indoor do Brasil e oferece diversas atrações, entre elas uma pista de patinação no gelo e uma montanha com neve artificial onde é possível praticar esqui e snowboard.

O local possui uma excelente estrutura de serviços, com restaurante, cafés e lojinhas.

Vale a pena reservar, no mínimo, 4 horas (meia hora só para a troca de roupas!) para esse passeio e deixá-lo para o final da viagem, já que lá dentro faz – 4 graus e as crianças podem ficar meio resfriadas depois da aventura congelante.

Alpen Park


Canela

www.alpenpark.com.br

Trata-se de um pequeno parque de diversões em um lugar muito bonito e replete de natureza, com diversas atrações para agradar crianças e adultos, como montanha-russa, tirolesa, arvorismo, rapel, muro de escalada, trenó de montanha, quadriciclos, cinema 4D, entre outras.

O estacionamento e os brinquedos são pagos, mas a entrada no local é gratuita.

Você pode pagar pelos brinquedos individualmente ou então comprar algum passaporte que inclui várias atrações.

De todas as atrações, as mais interessantes (diferentes do que a sua criança já deve ter feito em outras cidades) são o passeio de trenó (imperdível) e a tiroleza (que vai e volta em cima de uma mata lindíssima).

DICA DO ROTEIRO BABY: assim como eu disse ao descrever o Lago Negro, Gramado tem muitas atrações e eu, particularmente, não acho que vale a pena “perder tempo” no Alpen Parque indo em brinquedos comuns. No entanto, acho que vale muito a pena ir até lá para brincar no trenó e na tirelesa.

Parque Alemanha Encantada

Gramado

www.alemanhaencantada.com.br

Essa parque temático pretende, através dos contos clássicos infantis dos Irmãos Grimm fazer os visitantes se sentirem dentro de uma vila medieval alemã. Fica na frente do Lago Negro. Eu esperava mais, mas ainda assim, recomendo a visita para famílias com meninas, já que no alto da torre tem uma Rapunzel e uma réplica (bem mais ou menos) do quarto dela. Os papais vão gostar, especialmente, de tomar umas cervejinhas ali.

GRAMADO COM CRIANÇAS: MAIS ATRAÇÕES

As atrações abaixo são famosas, mas eu não conheci pessoalmente (só porque não deu tempo).

Gramado Zoo

Gramado

www.gramadozoo.com.br

Zoológico localizado a cerca de 6 km do centrinho de Gramado.

O zoo é o único do país dedicado exclusivamente a animais da fauna brasileira, com muitos animais soltos.

Espetáculo Korvatunturi

Gramado

www.korvatunturi.com.br

Um grande espetáculo teatral e circense com números de música, dança, malabarismo, contorcionismo e humor, que acontece o ano inteiro no Centro de Eventos da FAURGS.

Parques da Serra

Canela

www.parquesdaserra.com.br

Consiste em bondinhos aéreos com três estações e vista panorâmica para a Cascata do Caracol. Na estação animal há um espaço interativo chamado “Esculturas que Falam”, onde as crianças podem manusear pequenos objetos de madeira que emitem sons característicos dos animais.

Mundo Gelado

Canela

www.parquemundogelado.com.br

Trata-se de outro parque temático cuja temperatura interna está sempre na faixa de -10 ºC.

Os visitantes recebem casacões pesados para encarar o frio e lá dentro encontram uma grande caverna gelada com diversas esculturas de gelo e outras atrações. Esta localizado na estrada de acesso ao Parque do Caracol e funciona o ano inteiro, todos os dias.

Terra Mágica Florybal

Canela

www.parqueterramagicaflorybal.com.br

Parque temático da empresa de chocolates Florybal com dinossauros, bonecos gigantes, esculturas de animais, índios, cinema 4D, entre outras atrações.

A mistureba de personagens jurássicos, com personagens bíblicos e místicos é interessante.

OBS.: eu também adoraria ter feito passeios por vinícolas (éramos até convidados da Casa Valduga, mas não tivemos tempo) e o passeio da Maria Fumaça. Ficaram para a próxima visita!

GRAMADO COM CRIANÇAS: HOTÉIS

Eu sempre ouvi falar muito bem do grupo Casa da Montanha e nesta viagem, pude conferir de perto as razões pelas quais os hotéis da rede são tão famosos.

Chegamos em Porto Alegre, alugamos um carro no aeroporto e seguimos viagem para Cambará no Sul, onde nos hospedamos no Parador Casa da Montanha Ecovillage, único no Brasil a oferecer o conceito de glamcamping (camping de luxo).

Foram dois dias incrívelmente agradáveis e fiquei completamente encantada pelo hotel. Recomendo muito para casais, mas também recomendo para famílias que querem oferecer para as crianças uma experiência diferente, de relaxamento junto à natureza.

Gramado-com-crianças-4

Gramadocomcrianças

Localizado em uma fazenda próxima aos maiores Canyons do Brasil, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, o Parador Casa da Montanha é um lugar único.

Aconchegante, com estilo rustico, com muitos toques de sofisticação, o Ecovillage reserva a seus visitants uma vista panorâmica dos campos, matas de araucarias e do Rio Camarinhas, que revela um cenário surpreendente.

Gramado-Com-Crianças

As barracas térmicas são lindíssimas e muito confortáveis! Têm chuveiro elétrico (com massagem!) e um montão de detalhes que tornam a estadia simplesmente perfeita.

Mostrei parte do passeio no Canal do Roteiro Baby (assistam!) e no instagram @roteirobaby, na tag #roteirobabyviaja.

Depois de momentos ímpares de contemplação e descanso no Parador Casa da Montanha, seguimos de carro para Gramado, onde nos hospedamos no Casa da Montanha, lugar igualmente incrível.

Neste segundo hotéis, também fomos surpreendidos diversas vezes pelo atendimento impecável da equipe, pelas refeições deliciosas, pelo perfume, conforto e beleza das instalações.

Recebemos muitos mimos, sorrisos, gentilezas e sutilezas que tornaram nossa hospedagem muito especial. E a todo momento, constatei que os detalhes pensados pelo Casa da Montanha transformam o trivial em inesquecível!

Recomendo demais os dois hotéis!!! Fomos muito bem recebidos em ambos e não vemos a hora de retornar!

GRAMADO COM CRIANÇAS: RESTAURANTES

Gramado também é famosa pelos restaurantes e vale muito a pena aproveitá-los. Quem vai, tem que tomar um café colonial, tem que comer fondue (por mim, teria ido todos os dias), tem que tomar vinhos da região, tem que provar os chocolates artesanais e conhecer os inúmeros restaurantes italianos ou especializados em carnes.

É muito difícil escolher qual visitar, já que muitos são famosos e imperdíveis. razão pela qual sugiro planejamento. É interessante escolher previamente os que querem visitar e ir revezaando as visitas entre almoços e jantares em restaurantes da listinha.

Muitos restaurantes da cidade são kidsfriendly. Muitos têm menu infantil e brinquedoteca, no mínimo.

Gramado-Com-Crianças-Restaurante

Mas alguns são bastante divertidos e obrigatórios para quem vai com crianças:

Pizzaria Cara da Mau

Gramado

www.carademau.com.br

A decoração é muito interessante, os garcons estão vestidos de piratas (e fazem cara de mal), tem brinquedoteca e a pizza é bem razoável. Na entrada, os clientes passam por um piso transparente sob um aquario com peixes de verdade e podem tomar chapéus de pirata emprestados.

DICA DO ROTEIRO BABY: vá de taxi, tome um vinho da região e peça para a van pirata do restaurante te levar para o hotel (é uma cortesia!).

Gramado-Com-Criança-TocadaBruxa

Pizzaria Toca da Bruxa

Canela

www.tocadabruxa.com.br

A pizza não é excelente, o vinho é terrível (evitem o “da casa”, pelo amor de Deus!), mas o lugar é muito legal. A decoração é super bacana, a Bruxa está lá aos finais de semana (se fizer questão da presença dela, cheque antes de ir) e tem uma brinquedoteca ao lado de uma Mini Pizzaria, onde as crianças, com a ajuda de uma monitora, montam e assam a própria pizza (para crianças que dão canseira até para comer pizza como aqui, é um baita incentive!).

DICA DO ROTEIRO BABY: fica ao lado da praça central de Canela, onde fica a linda Catedral da Pedra.

Café Colonial Bela Vista

Gramado

www.belavista.tur.br

Um café colonial é uma refeição obrigatória para quem vai para Gramado. Se vocês ficarem no Casa da Montanha, terão uma excelente experiência de café da manhã no próprio hotel. O café de lá foi, inclusive, um dos melhores que já tivemos na vida!

Expalhadas pela cidade, existem muitos lugares charmosos que oferecem o tal café colonial. Nós fomos no Bela Vista, que é o mais famosos. Existem duas unidades na cidade e uma delas tem brinquedoteca (nossa escolhida). Mas, sinceramente, eu não gostei. Achei bem grosseiro e não recomendaria. Quero conhecer outro melhor na próxima oportunidade.

Fondue

São muitas casas especializadas em Fondue (e em Café Colonial). Tem sequência por R$35 a R$250. A mais famosa (e cara) é a Bella du Valais. E entre as boas, mas com preço mais razoável, recomendo a Le Chalet e o Chateau de La Fondue.

Casa da Velha Bruxa

Um pouco antes de chegar na Rua Coberta, tem esse lugarzinho pequeno, sempre com fila de espera. É um local para lanches, mas é famosa pelo tradicional sorvete de creme com cobertura de chocolate derretido da Prawer. Minha filha Bruna amou o waffle de lá. 

OUTROS RESTAURANTES:

(que merecem estar na listinha dos pais (não porque são kidsfriendly, mas porque são maravilhosos):

Bouquet Garni: atendimento impecável, cozinha mediterrânea, vista maravilhosa.

Table D’or: atendimento impecável, cozinha mediterrânea.

Cantina Pastasciutta: considerado uma dos melhores italianos (mas eu não achei nada demais).

El Fuego: especializado em carnes.

Magnólia Cine Gastro Bar: fica em Canela e só abre no jantar. Comida ótima, ambiente lindíssimo (retrô, clássico e temático).

Gramado-Com-Crianças-44

GRAMADO COM CRIANÇAS: CURIOSIDADES

Temporadas

Gramado tem três grandes períodos de alta temporada: o inverno (eu fui!), a Páscoa e o Natal (temporada que inicia em novembro). Além disso, é bem frequentada em todos os finais de semana do ano, por turistas e moradores próximos.

Eu tenho vontade de conhecer a região nas três épocas, ciente que no verão chove e/ou faz calor.

Escolhi o inverno (delícia), durante a semana (ficamos de segunda a sábado) para aproveitar as atrações menos cheias e deu muito certo.

Temperatura

A temperatura oscila muito em várias épocas. É preciso levar roupas tanto para frio, quanto para calor.

Na última semana de junho, por exemplo, fez de 15 a 18ºC durante o dia, mas fez de 7 a 9º C de madrugada. De modo geral, foram dias frios, mas em alguns momentos (de 12 às 16h), as roupas de frio precisavam ser penduradas e era preciso estar com algo mais fresco (meia estação) por baixo para continuar os passeios.

Para quem for no inverno, recomendo levar roupas térmicas (principalmente para crianças), que são bem mais confortáveis e eficientes do que aquela história de “usar muitas roupas, uma por cima da outra”. (risos).

Diversidade Cultural

Gramado foi colonizado principalmente por imigrantes alemães e italianos. Então, é muito comum encontrar pessoas falando alemão e italiano por lá. A Bruna curtia muito quando encontrava crianças falando esses idiomas nas brinquedotecas.

Preço

Foi uma viagem muito mais barata do que eu havia previsto e isso nos surpreendeu, por se tratar de um local turístico.

As refeições são muito bem servidas nos restaurantes (dá para dividir) e o valor das atrações, de modo geral, é justo.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".