cartaz-semana-mundial-do-brincar

Semana Mundial do Brincar 2016

O ato de brincar é uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor. Presente em instrumentos legais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o brincar é o foco de atenção da Aliança para a Infância, que, desde 2009, realiza a Semana Mundial do Brincar. Ao observar a forma como crianças vêm sendo alvo da sociedade de consumo, a Aliança entendeu que era importante resgatar a importância das brincadeiras para o processo de desenvolvimento destas, já que é na ludicidade que os pequenos têm a oportunidade de aprender valores importantes para o convívio em sociedade, como aceitar as diferenças ou compartilhar seus pertences.

A Aliança pela Infância, comemorando seu 15º aniversário em 2016, propõe para a Semana Mundial do Brincar um tema lúdico, como não poderia deixar de ser, e ao mesmo tempo reflexivo: “O Brincar que Encanta o Lugar”. Como sempre, a ideia é que a Semana seja um estímulo para um ano inteiro bem brincante. O evento acontece todos os anos na última semana de maio, já que no dia 28 é comemorado o Dia Internacional do Brincar. As atividades são realizadas por núcleos da Aliança distribuídos por estados do Brasil, por organizações parceiras a Aliança pela Infância, além de prefeituras e Secretarias de Educação e Cultura.

Para dar luz a esse brincar que é fonte de prazer, aprendizado e troca de saberes, que respeita a cultura da infância e faz parte da sua própria essência, a Aliança pela Infância preparou o Guia da Semana Mundial do Brincar, com o tema “O Brincar que Encanta o Lugar”: http://aliancapelainfancia.org.br/wp-content/uploads/2016/04/GuiaSMB_final.pdf

Confira também a programação da Semana Mundial do Brincar 2016 em várias cidades do Brasil.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!