Mondrian no CCBB-Brasília

Mondrian no CCBB-Brasília

No último feriado do dia 21 de abril, eu e minha família passamos o dia no CCBB-Brasília, e pudemos conferir a abertura da exposição “Mondrian e o Movimento de Stijl“, que fica em cartaz até o dia 4 de julho.

Piet Mondrian foi um pintor holandês modernista. Criou o movimento artístico neoplasticismo (arte abstrata e geométrica), fundou e colaborou com a revista De Stijl (em português, “O Estilo”, daí o nome da exposição) e depois com as formas da pintura concreta. Segundo ele, a arte não deveria ter restrições, devendo ser clara e limpa, como ele imaginava o futuro. Assim, Mondrian se destacou com obras aparentemente “fáceis”: formas abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares, e utilizou principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava essas como as cores elementares do Universo.

montrian-ccbb-centro-cultural-banco-do-brasil-capa-va-de-cultura

mondrian

A exposição está montada nas Galerias I, II, Vão Central, Pavilhão de Vidro, e apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias do artista. O programa sugere que a visita à exposição se inicie pelo subsolo para a melhor compreensão da evolução do artista e do movimento de Stijl. E é lá no subsolo que fica a parte mais interessante para as crianças: o Cantinho da Criança.

capa_cadernoeducativo_mondrian_ccbbsp

Não esqueçam de pegar o programa! Dentro tem ilustras lindas!

IMG_4656

Imagem do Instagram @roteirobaby

IMG_4661

Imagem do Instagram @roteirobaby

O Cantinho da Criança começa com uma tela interativa (acima), onde as crianças tentam reproduzir as obras de Mondrian, enquanto ouvem instruções ao fone.

IMG_4668

Imagem do Instagram @roteirobaby

Logo ao lado, um painel imantado onde as crianças colam quadradinhos coloridos, também tentando reproduzir uma obra de Mondrian (acima).

Agora a parte mais legal da exposição: o jogo de montar um quadro de Mondrian usando um Kinect. Dois jogadores devem montar uma das obras mais famosas do pintor através dos movimentos das mãos.

1455818989mondrian

A página do CCBB no Facebook diz que a exposição é “uma mostra fotogênica”, o que se comprova graças a um painel do lado de fora, onde podemos tirar fotos de celular estando “inseridos” das formas e cores de Mondrian; e uma cadeira gigante do artista Gerrit Rietveld, que fez parte do Movimento de Stijl. Aí rolam muitas fotos e selfies legais!

IMG_4676

Imagem do Instagram @roteirobaby

CON-DESTIJL

Além do Pavilhão de Vidro, todo pintado ao estilo Mondrian, que se acende de noite e fica maravilhoso!

IMG_4697

Imagem do Instagram @roteirobaby

Vale muito a pena ir! O horário de visitação é de quarta a domingo (o CCBB-Brasília não abre às terças!), das 09h às 21h. Há a opção de agendar a visita pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!