livro infantil interativo

Transforme um livro comum em um livro infantil interativo

A escolha de livros para crianças até +- 3 anos é uma diversão! A maioria dos livros são lindos, surpreendentes e interessantes.

Aliás, quanto mais interessante, mais o livro faz sucesso com bebês e crianças pequenininhas, já que elas ainda estão aprendendo a se interessar pelas histórias em si e, nesta fase inicial os livros não são nada além de brinquedos mesmo.

Livros com texturas, livros imantados, livros de banho, livros personalizados, livros com barulho, livros com personagens que se movem, livros com quebra-cabeças, formatos diferentes ou que permitem alguma interação com a crianças são, com certeza, os ideais para a biblioteca do bebê.

No entanto, os livros interativos acima costumam ser, também os mais caros do mercado.

Pensando nisso e considerando que também acontece de você querer que seu filho se interesse mais por um livro que você adora e que ele não dá muita bola (risos) “só” porque o livro não tem brincadeiras e “gracinhas”, quero dar umas dicas para vocês.

Saibam que todo e qualquer livro pode se transformar em um livro interativo, a depender da criatividade da mãe (ou do contador da história) em apresentá-lo à crianças. Acredito que quem se preocupa diariamente em estimular o hábito da leitura em seus filhos e ensiná-los que “ler é um prazer”, vai curtir as dicas abaixo!

03 super dicas para transformar um livro comum em um livro infantil interativo

– refiram-se aos personagens dos livros com intimidade, incluindo oportunidades da rotina, onde o livro não está sendo manuseado.

Ex.: Bruna tem um livro sobre uma tal “Estrela Nina” e outro sobre o um “Pedro Pinguim”. Quando ela vê estrelas, sempre aponta e diz “olha e Nina” ou “Olha a estrela Nina!”, assim como quando vê um pinguim e diz “Olha o Pedro!”. Acredito que isso faz com que a criança se identifique com os personagens.

– converse com os personagens dos livros na frente da criança.

Ex.: a Bruna tem um livro de um “Coelho Lilico” que gosta de comer. Sempre que ela come bem, eu digo “Vou contar para o Lilico e acho que ele vai ficar feliz com você!”.

– use brinquedos pequenos (Ex. de bonecas) para brincar com os personagens dos livros.

Ex.: eu uso escovinha de cabelo para brincar de pentear o cabelo dos personagens, uso colherzinha de brinquedo para brincar de dar comidinha para os personagens, examino os personagens com os acessórios de médico de brinquedo e muito mais!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".