Para a família, Para Bebês, Para Mamães, Para Mamães Gestantes, Para Papais

Os nomes mais comuns do Brasil

Os nomes mais comuns do Brasil

Os nomes mais comuns do Brasil

Um levantamento realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base no Censo 2010 identificou que os nomes mais comuns entre os brasileiros são Maria (com frequência de 11,7 milhões de pessoas), e José (com 5,7 milhões de pessoas). Em seguida vêm Ana, Joao, Antonio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro e Lucas. Não foram previstos sinais como acentos, cedilha, trema e til.

Considerando a divisão entre sexo feminino e masculino entre os dez primeiros nomes mais frequentes, entram na lista também Francisca, Antonia, Adriana, Juliana, Marcia, Fernanda, Patricia e Aline, no caso das mulheres; e Luiz e Marcos, no caso dos homens.

A pesquisa levou em conta apenas o primeiro nome e observou que há, no país, 130.348 nomes diferentes, 63.456 masculinos e 72.814 femininos, sendo que há nomes comuns aos dois sexos. O levantamento aponta ainda os nomes mais frequentes até 1929 e por década de nascimento a partir de 1930.

Alguns nomes de celebridades também se tornaram mais populares nos últimos anos. A quantidade de crianças registradas com o nome Cauã, por exemplo, cresceu 3.924% nos anos 2000. Foi o nome de celebridade que teve o maior crescimento no período, de acordo com o instituto, provavelmente influenciado pelo sucesso do ator Cauã Reymond. As variantes como Kauã, Kauam, Cauam e Kauan também estão entre os nomes que mais cresceram no período – no total, foram quase 150 mil registros do nome e variações. Já  Ronaldo e Romário despencaram nos anos 2000 – quedas de 67% e 91%, respectivamente –, e o sobrenome de um ídolo do futebol argentino disparou. Segundo o IBGE, Riquelme – último nome de Juan Román Riquelme – foi o 2º nome masculino com o maior crescimento nos anos 2000, com alta de 6.894% em relação a 1990. Só perde para Rikelme, que subiu 10.057%.

Veja aqui a íntegra do projeto e quantos outros brasileiros tem o mesmo nome que você.

Comente!