Oficinas inspiradas na obra de Frida Kahlo

Oficinas inspiradas na obra de Frida Kahlo

Artista conhecida pela intensidade e densidade de sua vida e obra, Frida Khalo será apresentada às crianças e adolescentes em abril, por meio de uma série de oficinas na Caixa Cultural Brasília. Elas serão realizadas em paralelo à exposição “Frida Kahlo – Conexões Entre Mulheres Surrealistas no México”, que abre dia 13/4. A exposição “Frida Kahlo: Conexões entre mulheres surrealistas no México” reúne 30 obras da artista mexicana e cerca de 100 obras de outras 14 artistas mulheres nascidas ou radicadas no México. Com entrada franca e classificação indicativa livre, a mostra apresenta um amplo panorama do pensamento plástico e o imaginário da artista. A visitação à exposição será feita mediante a retirada de senhas de acesso na bilheteria da CAIXA, a partir de 13 de abril, de 9h às 20h, ou por meio de agendamento no site frida.ingresse.com, já disponível. Tanto no site quanto no local, a retirada de senhas de acesso é limitada a no máximo quatro por CPF.

O Programa Educativo Caixa Gente Arteira oferecerá a oficina Selfies para crianças e adolescentes, ensinando técnicas de pintura inspiradas nas obras da mostra. Como forma de despertar o interesse na nova geração pelas artes visuais, a pintura, o estudo do surrealismo e a discussão sobre a questão de gênero, os jovens visitarão a exposição e, em seguida, farão autorretratos com lápis aquarelável.

Indicada para crianças e adolescentes a atividade será focada nos autorretratos de Frida Kahlo juntamente com a contextualização histórica e a experimentação de diferentes materiais artísticos. A proposta é proporcionar novas possibilidades de expressão que esses jovens ainda não conheciam e mostrar como os autorretratos foram sendo produzidos a partir de diversas técnicas e como eles evoluíram para as selfies atuais.

As oficinas de 30 minutos ocorrem de terça a sexta, em quatro horários (9h, 10h, 14h e 15h) para grupos agendados. O agendamento de grupos deve ser feito pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com.

Aos sábados e domingos, as oficinas acontecem das 16h e 17h, para o público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço
Oficinas infanto-juvenis do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira – Selfies
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: terça a sexta-feira, às 9h, 10h, 14h e 15h (para grupos agendados); sábado e domingo, às 16h e 17h (abertas ao público)
Duração: 30 minutos
Vagas: 45 vagas (entrada franca, participação por ordem de chegada)
Agendamentos: pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Contato: Silvia Turina | orientacao.df@gentearteira.com | 61 3206-9892

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!