caixa_bebes_canada_finlandia_02

Bebês dormem em caixa de papelão também no Canadá

E o Canadá pôs em prática uma das ideias mais incríveis da Finlândia! Vocês sabiam que o governo da Finlândia envia a todas as gestantes um kit de maternidade com roupas, lençóis, brinquedos e um pequeno colchão? É uma tradição com origem na década de 30, criada para dar a todas as crianças na Finlândia um começo de vida igual, independente da classe social. Com o colchão no fundo, a ideia é que a própria caixa seja usada como cama durante os primeiros meses de vida do bebê. As mães podem escolher entre receber a caixa ou uma ajuda financeira, que atualmente é de 140 euros (R$ 390), mas 95% optam pela caixa, que vale muito mais. Muitos acreditam que o kit ajudou o país a alcançar uma das mais baixas taxas de mortalidade infantil do mundo.

Agora, o Canadá resolveu seguir o exemplo. Como parte de uma pesquisa, a Universidade de Calgary lança esse programa para determinar as vantagens de entregar as ’caixas de bebê’. Cada futura mamãe de Alberta, no oeste do país, receberá um pacote parecido com o da Finlândia para os primeiros dias dos bebês, assim como alguns manuais úteis para os papais.

Os pesquisadores esperam que essas caixas ajudem as famílias a acostumar mais rapidamente com o bebê e com seu novo estilo de vida. Afinal, os recém nascidos exigem muita atenção, o que faz com que, muitas vezes, os pais se sintam deprimidos e esgotados. Portanto, a ’caixa do bebê’ será útil nesse período em que toda ajuda é bem vinda.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".