tutu-7

 

{DIY} Saia de tutu

Imagem Shutterstock: Pretty girl dressed in a tutu. Cópia não autorizada.

Eu acho lindas as bebêzocas de saia de tutu! No primeiro Natal da Júlia, encomendei uma verde pelo Elo7 que foi sucesso, ela ficou linda demais!

Já estou aqui pensando em fantasia de carnaval (a louca da ansiedade!), e essa dica de como fazer uma saia de tutu para as meninas pode quebrar um galhão para qualquer festinha.

A verdade é que sabendo como fazer, as possibilidades são infinitas: Halloween, fantasia de carnaval, roupa para o Natal, roupinha personalizada para o aniversário…

 Em sentido horário (fotos diversas da Internet): Branca de Neve, Pequena Sereia, fantasia de Halloween, Alice no País das Maravilhas, Joaninha, Bruxinha, Minnie, e a minha Júlia no seu primeiro Natal! 

Dá até para fazer uma saia para a gente (carnaval!!)

Bom, sem mais delongas (hahahaha, adoro essa palavra), segue o tutorial de como fazer uma saia de tutu: meça a cintura de quem vai usar a saia, corte uma faixa de elástico conforme a medida, costure as duas pontas. Coloque o elástico em uma cadeira, e com tiras de tule vá dando nós em volta de todo o elástico.

Vai ficar assim:

Caso queira, enfeite mais (com botões, rosas, lantejoulas…)

Fonte: Pinterest

Para fazer uma saia de tule de frevo, a dica é do site Mãe? Naturalmente!

DSC05439

Foto do site Mãe? Naturalmente!

DSC05404

Foto do site Mãe? Naturalmente!

Para fazer uma saia de 20 a 25 cm de comprimento (que servirá para um bebê de 6 meses a meninas de 2 anos) você vai precisar de: 4 metros de tule (se for fazer a saia multicor, comprar 1 metro de cada cor), 4 metros de fita de cetim (se preferir, de várias cores), tesoura, fita métrica, 80cm de elástico simples (para pijama) de 1cm ou 1,5cm de largura, linha e agulha. Passo a passo: Cortar o tule em tiras de 10 cm de largura e 50 cm de comprimento. 1 metro de tule vai render cerca de 22 tiras. No caso, ao final você terá de 88 à 92 tiras de tule. Dê um nó na ponta do elástico, passe ele em uma almofada ou nas suas pernas e comece a fazer os nós como mostrado acima. Após concluir, medir na cintura da criança e marcar onde será feita a costura, ou o nó (se você não curte costurar). Deixo umas tiras de tule sobrando para fazer o acabamento por cima da costura, fica mais bonito. Quando estiver pronta, cortar as fitas de cetim com cerca de 38cm de comprimento e fazer nós aos redor da saia. Fica a dica de ter muito cuidado com o contato do tule com a pele do bebê para não irritar. Enfeitar é legal, mas o conforto e a segurança que podemos proporcionar a eles é mais importante. Se tiver menos de um ano é legal usar um body por baixo para não deixar o tule entrar em contato com a barriguinha da bebê e se perceber que ela está incomodada com o tecido, é melhor tirar logo. Após 1 aninho eles demonstram melhor se há algo de errado, mesmo assim, melhor vestir algo para proteger por baixo, como um short que cubra a cintura, por exemplo. Na hora de medir a cinturinha, o ideal é não apertar muito, pois precisa de elasticidade para passar a saia por bumbum e pernas sem causar estresse nas pequeninas.

Fácil, né? Então, mãos à obra!

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!