roteiro-baby-férias

roteiro-baby-férias

Bruna e amiguinhos da escola brincando de pintar! (Imagem do Instagram @roteirobaby)

Como vocês devem ter visto no Instagram @roteirobaby, nas primeiras férias escolares da Bruna, em janeiro/2013, as mães das crianças da salinha dela e eu organizamos uma colônia de férias caseira, cada dia na casa de uma das crianças.

O objetivo era fazer com que as crianças mantivessem contato para que a volta à aulas, em fevereiro, fosse mais tranquila… e proporcionar lazer com simplicidade às crianças, já que brincar com os amiguinhos, em casa, é tudo de bom! Outro objetivo, logicamente, era facilitar a vida das famílias, que acabam tendo alguma dificuldade para entreter as crianças nesses longos períodos de férias em casa, principalmente quando os pais voltam a trabalhar e as crianças permanecem de férias (meu caso e de algumas mães envolvidas no grupo).

colonia-ferias-caseira

Colchão e almofadas que tenho para receber amigos em casa.

colonia-de-ferias-caseira

roteiro-baby-frase-mãe

roteiro-baby-almofadas

E para quem quiser se inspirar na nossa ideia, compartilho algumas dicas.

COMO ORGANIZAR UMA COLÔNIA DE FÉRIAS EM CASA

O GRUPO:

No nosso caso, reunimos +- 10 mães e 10 crianças (que puderam levar seus irmãos, de qualquer idade). É interessante convidar todas as crianças da turminha, mas também é interessante manter um grupo pequeno para que a casa de todas as famílias envolvidas seja suficiente para receber o grupo.

A ORGANIZAÇÃO:

Temos um grupo no WhatsApp e por e-mail, formado pelas mães de todos os alunos da sala, onde trocamos ideias sobre assuntos do nosso interesse comum. Essas ferramentas nos ajudaram a organizar os eventos.

O LANCHE:

A mãe que convidou ficou responsável pelo lanche do dia, que foi bastante simples (para ser prático, barato e saudável) em todas as ocasiões. Geralmente, bolos, sucos, água, pão de queijo, gelatinas, saladas de frutas, sanduíches, salgados assados, pipoca etc.

ATIVIDADES:

Cada dia teve uma ou duas “atividades extras” além do corre-corre comum das crianças. Algumas mães ofereceram banho de piscina, outras contrataram teatrinho/mágicos ou alguma outra animação. Outra mãe pretende fazer oficina de cupcakes (a colônia ainda está em andamento!) e eu, no dia em que recebi as crianças na casa da minha mãe, fiz uma atividade de pintura (tinta guache + 16 cartolinas brancas pregadas com fita + pincéis e rolinhos) e uma caça ao tesouro (brinquedinhos de R$1,99 embrulhados em papel dourado escondidos pelo jardim para as crianças procurarem).

Para mais ideias, vejam as outras sugestões de brincadeiras para férias em casa que já demos aqui no site, e também brincadeiras para dias chuvosos e brincadeiras ao ar livre no frio (nunca se sabe, vai que o tempo vira nas férias?)

gelo-balão

Tubtrub com sucos da loja Mundo Verde Brasília (Hangar 5 do Gilberto Salomão) e gelo feito dentro de balões para enfeitar e economizar.

tinta-guache

Muita tinta guache, pincéis e rolinhos para as crianças se divertirem pintando!

casinha-de-boneca

A Casinha de Bruneca foi a grande atração da Colônia de Férias lá em casa!

DICAS EXTRAS:

É bacana lembrar de colocar uma playlist legal, já que música alegra qualquer ambiente.

Também é interessante pedir para alguém ficar responsável pelas fotos porque a gente sempre se esquece disso (eu, por exemplo!) e depois se arrepende.

Também sugiro contratar ou convidar pessoas para ajudar no dia em que você receberá as pessoas para que as mães que forem enviar as crianças com babás (por estarem trabalhando, por exemplo) ficarem um pouco mais tranquilas.

Como podem ver nas fotos, usei um colchão e umas almofadas grandes para as mães poderem ficar perto das crianças com mais conforto. São coisas que mandei fazer quando minha filha nasceu, ciente de que eu receberia amigos com filhos em casa muitas vezes. O colchão é uma espuma que comprei na Pioneira da Borracha da Asa Sul e ele foi encapado com napa (aquela imitação barata de couro… risos) por um profissional que trabalha em um quiosque ao lado da loja mencionada (no beco). Ficou bem barato (+- R$350, no total).

É muito importante ficarem ligadas na previsão do tempo e ter um “plano B” para as atividades caso a chuva surpreenda, como infelizmente aconteceu quando recebi as crianças na casa da minha mãe. Preparar DVDs para um cineminha, por exemplo, pode ser uma boa ideia para passar todo mundo para dentro de casa se a chuva cair.

colonia-ferias-casa

E assim ficou o painel (de 16 cartolinas) ao final da brincadeira da pintura: liiiin-do!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".