20175228877385

Cinco planetas alinhados no céu por um mês

Cinco planetas alinhados no céu por um mês

Fanáticos por astronomia (eeeu! presente! rs!) terão, a partir desta semana, uma oportunidade rara de acompanhar o alinhamento de cinco planetas no céu. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão na linha do horizonte em direção à Lua pela primeira vez em mais de uma década. O fenômeno, que começou na semana passada (em 20/01), vai até o dia 20 de fevereiro e você poderá ver esse espetáculo da sua janela – e mostrar para as crianças! – a olho nu, sem necessidade de instrumentos.

Esses fenômenos são sempre interessantes de mostrar para as crianças (e gratuitos!), e isso cria memória afetiva… Nunca esqueço de quando minha mãe levou a mim, meus três irmãos e uma luneta para um descampado para tentar ver o cometa Halley. Nenhum de nós conseguiu ver, mas a noite foi tão divertida, que nenhum de nós nunca esqueceu.

O “problema” neste caso é o horário: especialistas de ambos os hemisférios, norte e sul, concordam que o melhor momento para ver os cinco planetas alinhados é pouco antes do amanhecer, ou seja, um pouco antes das 6 da manhã…

Os planetas mais fáceis de visualizar serão Vênus e Júpiter por serem os mais brilhantes. Marte será o astro com um brilho vermelho, não tão vibrante quanto os outros. O desafio será Mercúrio, porque ele fica muito próximo à linha do horizonte, e edifícios altos e árvores podem tapar a visão. Além disso, ele aparece durante um curto período de tempo pouco antes do amanhecer.

O site Sky.org recomenda que, entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro, as pessoas em todo o mundo usem a Lua como um guia para ver os planetas. Eles estarão entre a Lua e o horizonte. A dica para quem quer visualizar o fenômeno é ir para um lugar aberto, longe de prédios e vegetação alta. Se observados dentro de cidades grandes, o brilho dos planetas é ofuscado pela poluição luminosa. Se o mês passar e você não conseguir visualizar o alinhamento por causa do mau tempo, não se preocupe. Ele estará visível de novo em agosto deste ano. Depois disso, só em outubro de 2018. A última vez que isso aconteceu foi em 2005.

Para ajudar a ver o fenômeno, existem apps móveis de realidade aumentada como o SkyView, que é gratuito e está disponível para iPhone, ou o Sky Map, da Google, também gratuito e disponível para Android. Essas aplicativos permitem apontar para o céu e ver identificados os objetos que se procura.

Motivo

Os planetas possuem diferentes ciclos anuais, por isso, quando os cinco planetas que são visíveis se alinham é “algo que vale a pena ver”, explica o pesquisador da Universidade de Swinburne, em Melbourne (Austrália), em entrevista à revista Australia Geographic.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!