Como decorar a árvore de Natal

Montagem da árvore de Natal. Foto Shutterstock. Cópia não autorizada.

Como decorar a árvore de Natal

Já estão se preparando para o Natal? Eu sempre gostei de montar árvore de Natal, quando morava com meus pais e depois de casada, a minha própria árvore. Mas eu sempre montei sem método, abria os galhos e ia pendurando os enfeites aleatoriamente. Este ano, eu vi uma foto no Instagram da fotógrafa Nanda Castello e adorei a dica! Pesquisando na Internet, encontrei algumas dicas interessantes sobre como decorar a árvore de Natal que compartilho abaixo.

O Brasil é um país de maioria católica, e segundo a tradição católica, o dia tradicional de montar a árvore é 30 de novembro, quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Mas aqui eu já começo a enfeitar minha casa assim que vira o calendário de outubro para novembro (aproveito o feriado do dia 02/11 para descer as caixas de enfeites dos armários, tirar a árvore da caixa). Não aguento esperar até o dia 30! Coloco um pingente aqui, uma almofadinha ali, já monto logo a árvore… 

Como decorar a árvore de Natal

Como decorar a árvore de Natal

Como decorar a árvore de Natal

Conseguir equilíbrio e distribuição proporcional de luzes, enfeites, festões, cordões ou fitas não é difícil. Oriente-se com estas dicas simples: comece preparando bem o pinheiro, abrindo os ramos e desamassando galhos. Ele é a base da decoração e precisa estar bem armado. Depois, pendure as iluminações, seguido dos cordões ou fitas, e só depois os enfeites.

O jeito ideal de fazer a iluminação de Natal em uma árvore é começar dispondo as lâmpadas de baixo para cima e enquanto já estiverem ligadas, pois assim facilitam na visualização dos espaços vazios (cuidado com choques, use chinelo!). As iluminações devem ser colocadas a partir da base do pinheiro, de baixo para cima. Trabalhe de dentro para fora, trazendo a luz uniforme tanto nos ramos interiores, como exteriores. Não poupe na iluminação – para esta ser verdadeiramente cintilante, saiba que se a árvore de Natal é natural, você deve utilizar 100 bulbos de mini-lâmpadas de Natal para cada 30cm de área; se a árvore de Natal é artificial, utilize cerca de 50 bulbos de mini-lâmpadas de Natal para cada 30cm de área. Experimente com luzes coloridas e brancas, misturando ou não as duas. Mas para tirar o melhor partido das luzes de Natal brancas e coloridas, quando usadas em conjunto, deve colocar as luzes brancas/transparentes no interior da árvore, enquanto coloca as luzes coloridas nas pontas exteriores dos ramos do pinheiro.

Já os cordões ou fitas, o ideal é começar a distribuí-los de cima para baixo, aumentando a quantidade à medida que vai chegando à base do pinheiro. Enfeites de fita, papel ou alumínio ganham outra vida quando drapejadas à volta da árvore. Pode misturar estilos ou então utilizar o mesmo gênero de cima a baixo.

Como decorar a árvore de Natal

Não se limite a pendurar enfeites apenas nas pontas exteriores dos ramos. Não descure o interior da árvore, preenchendo-a com decorações de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse.

Pendure primeiro os enfeites maiores, como laços e bolas grandes, depois vá colocando os outros, por ordem de tamanho, até chegar nos menores, que servem para arrematar o espaço que sobrou. Enfeites maiores devem ficar do meio para baixo da árvore, para não pesar. A dica aqui é usar 20 enfeites para cada 30cm de árvore. No topo, arremate com um só mais importante: uma ponteira, uma estrela, um Papai Noel ou mesmo um laço bem grande são ótima opções.

Os pés das árvores devem ser sempre escondidos. Neste caso, se a árvore for natural, deve estar plantada num vaso bonito. Do contrário, se for artificial, o ideal é esconder os pés. Uma dica é colocar a conhecida saia, que pode ser encontrada com facilidade em lojas de decoração. Mas há opções mais em conta, como a juta tingida, que pode ser vermelha, dourada ou até mesmo na cru. Também é possível esconder os pés da árvore com caixas de presentes – caixas vazias e embaladas. Fica bonito também.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!