europa_portas_abertas

2º "Europa de Portas Abertas"

2º “Europa de Portas Abertas”

No dia 18 de novembro (quarta-feira), das 14h às 20h, quem for à Aliança Francesa (708/907 sul), Cultura Inglesa (709/909 sul), Goethe-Zentrum Brasília (707/907 sul) e Instituto Cervantes (707/907 sul), terá à sua disposição uma vasta programação cultural que inclui atividades para todos os gostos e faixas etárias. O “Europa de Portas Abertas” novamente irá proporcionar um passeio pelas diferentes culturas e línguas de vários países europeus.

O evento inclui as crianças, com as seguintes programações:
– Contação de histórias em inglês para crianças de 4 a 12 anos, com Adriana Baruffi, às 14h30, 15h30 e 16h30 na Cultura Inglesa (709/909 sul). No programa, contos modernos e da Inglaterra: The princess and the frog (A princesa e o sapo) e The three little pigs (Os três porquinhos). Também haverá exibição da animação “Wallace and Gromit”, às 14h30 e 16h (com 1h15 de duração).
– Leitura do conto “Le lièvre et la tortue” (A lebre e a tartaruga) para crianças de 4 a 12 anos, com Cédric Doyen, na Aliança Francesa (708/907 sul), das 17h às 18h. Os jardins da escola serão ainda palco do “Bookcrossing: a aventura do livro livre!”. Robson de Paula irá comandar oficina que explica a dinâmica de deixar livros em local público para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo.
– Exibição do filme “Der Gestiefelte Kater” (O Gato de Botas), dos Irmãos Grimm, no auditório do Goethe-Zentrum Brasília (707/907 sul), das 15h às 16h30. A partir das 16h30 haverá oficina de bookcrossing, na biblioteca do espaço. Entre 17h e 17h45, os pequenos poderão conhecer mais sobre os contos infantis germânicos, que serão contados em alemão e português. Crianças e adultos terão ainda a oportunidade de aprender a arte das lindas estrelas de Natal, na oficina de bricolagem, que ocorrerá em dois horários: das 14h às 14h45 e das 15h às 15h45. Por fim, às 14h, 15h e 18h, atividades lúdicas para todas as idades com o “Próxima Estação: Deutschland – Descubra a Alemanha brincando”. Aqui, em cada estação o público poderá montar quebra-cabeças, se entreter com o jogo da memória, ouvir música alemã, brincar com os nomes das cores em alemão, aprender um pouco sobre as regiões do país, etc. Quem participar ganhará um caderno com as atividades realizadas e uma extra para fazer em casa.
– Contação de histórias para público de 5 a 10 anos, das 14h30 às 15h30, no Instituto Cervantes (707/907 sul), com Juliana Zancanaro – atriz com ampla experiência em teatro infantil e autora do livro “Sabina e as minhocas”. Em seguida, a espanhola Yana Marull comanda oficina ecológica das 15h30 às 16h, para crianças da mesma faixa etária. Será uma oportunidade para introduzir e praticar a língua espanhola com temas ligados à fauna e flora do Brasil e da América do Sul. A instrutora contará uma animada história que introduzirá os pequenos no mundo do Pantanal por meio da descoberta das cores e da pintura.

Além disso, haverá feira gastronômica para todas as idades! Ao incluir na programação a oferta de alimentos típicos de cada país participante, o “Europa de Portas Abertas” pretende que visitantes sejam turistas sem sair de Brasília, já que a gastronomia representa a cultura de uma nação.

Quem for à Cultura Inglesa, por exemplo, poderá degustar o típico chá inglês da marca Twinnings na companhia de biscoitos de aveia e do também típico sanduíche de pepino, ao mesmo tempo em que conhecerá as curiosidades sobre esse hábito tradicional da Inglaterra. Ainda no mesmo local, haverá oficina de culinária romena.

Já a Aliança Francesa oferecerá mercadinho gastronômico, das 14h às 19h, com a presença de Cabra Kapra (queijos artesanais), La Boulangerie (pães finos), Lionel Ortega (quiches), Marquezin (geleias artesanais de frutos do Cerrado), Ronan Kerrest (vinhos e champanhes do produtor francês), Cédric (patês) e Oliver Brown Coffee Shop (delícias como pão de mel, brigadeiro, macarons e, claro, café). A ideia é que o público compre o que quiser e faça seu piquenique nos belos jardins de Burle Marx da escola de língua.

No Goethe-Zentrum Brasília, durante todo o evento as famosas salsichas alemãs, assim como as cervejas e outras iguarias da gastronomia germânica estarão representadas pelo food truck Naked Barbecue, Cervejaria Ghesti e pelo Restaurante Servus, respectivamente. 

A partir das 18h, o Instituto Cervantes abrirá as portas para a feira de artesanato, brechó e gastronomia. Além da venda de joias em madeira do Ateliê do Jó e de peças de segunda mão do Brechó Cultura do Bem, a adega B-Cubo, o Bar do Calaf e os food trucks Corina e Tero Café marcam presença com o melhor da gastronomia espanhola. Portugal também estará representado pelos seus famosos doces feitos pela Delícias Lusas, 100% de forma artesanal e seguindo criteriosamente as receitas desenvolvidas nos conventos e mosteiros do país.

Serviço:
Europa de Portas Abertas
Quando: 18 de novembro (quarta-feira).
Onde: Cultura Inglesa (unidade Asa Sul), Aliança Francesa de Brasília (unidade Asa Sul), Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes.
Horário: das 14h às 20h.
Entrada franca
Livre para todos os públicos

 

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!