Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

Cantinho para estudo: 39 super idéias

Noutro dia, procurando ideias para adaptar um cantinho da minha casa especialmente para a leitura e os estudos da minha filha Bruna, de quase 5 anos, salvei tantos projetos lindos que resolvi compartilhar as imagens com quem também está procurando inspirações.

canto-de-estudos_31

Cantinho para estudos

Acho super importante reservar um ambiente para os estudos quando as tarefinhas para casa começam e, assim, criar o hábito e o ritual de ler e estudar.

Cantinho para estudos

canto-de-estudos_27

Acredito que o ambiente em que as crianças fazem as tarefas pode influenciar bastante no rendimento escolar e por isso, seguem algumas dicas de especialistas (psicólogos) para garantir a concentração das crianças.

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

DICAS para criar o cantinho para estudo do seu filho:

  • reservar um local arejado, silencioso e confortável;
  • manter o local de estudos limpo e organizado aumenta a concentração da criança e evita a dispersão com atividades paralelas. Portanto, é importante limpar e organizar tudo antes do dever começar.
  • evitar lâmpadas incandescentes diretamente sobre a cabeça da criança. Além de esquentar, a luz direta cansa a vista.
  • se possível, reservar um horário durante o dia para o estudo. Se a criança estudar à tarde, é interessante que ela faça o dever pela manhã, já que um local bem iluminado com luz natural favorece a concentração.
  • iniciar o estudo depois que a criança já está alimentada e descansa aumenta a disposição e também evita a dispersão
  • caso a criança tenha um espaço só dela para fazer as tarefas, invista em tons de laranja, que aceleram o raciocínio. O amarelo e o violeta, por sua vez, estimulam a intuição. Pinte apenas a parede que fica atrás da cadeira. Assim, o estudante não fica o tempo todo de frente para o tom mais forte escolhido.

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

Cantinho para estudos

canto-de-estudos_3

Cantinho para estudo

Cantinho para estudo

DICA DO ROTEIRO BABY:

É claro que o cantinho para estudo pode ser uma escrivaninha ou mesa da sala/cozinha, não especialmente reservada apenas a essa atividade.

A decoração é o menos importante e, seguindo as dicas acima, qualquer espaço da casa pode ser sim preparado para o momento do aprendizado.

Cantinho para estudo

Cantinho para estudo

Cantinho para estudo

canto-de-estudos_10

canto-de-estudos_11

canto-de-estudos_12

canto-de-estudos_36

 

canto-de-estudos_35

canto-de-estudos_32

canto-de-estudos_15

canto-de-estudos_16 canto-de-estudos_17 canto-de-estudos_18

canto-de-estudos_20

canto-de-estudos_21

canto-de-estudos_22

canto-de-estudos_23

canto-de-estudos_24

canto-de-estudos_25

canto-de-estudos_26

canto-de-estudos_29

canto-de-estudos_30

 IMPORTANTE:

Embora lição de casa seja coisa séria – e você deva tratar o assunto com os filhos dessa forma -, jamais faça referência à atividade como castigo ou sinônimo de cansaço.

Para conciliar dever e brincadeira, monte uma tabela de horários, com início e fim de cada atividade, e siga à risca, lembrando de incluir na rotina, os períodos de descanso!

Fonte.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".