d46458cc53965a8d62e883d7ece2e330

4º FESTIBRA - Festival de Teatro para Infância de Brasília

A 4a edição do FESTIBRA – Festival de Teatro para Infância de Brasília acontecerá de 22 a 31 outubro no teatro da CAIXA Cultural e em diversas cidades do DF. Serão 26 apresentações com entrada franca.

Em outubro, durante 10 dias, as crianças de Brasília serão presenteadas com a programação do 4º Festibra, uma comemoração da diversidade cultural brasileira. Os grupos selecionados são do DF e vários estados e farão uma mostra das múltiplas linguagens cênicas para as crianças: circo, dança, bonecos e folguedos. Os artistas terão a oportunidade de intercâmbio com outros grupos e poderão mostrar seus espetáculos por diversas localidades, trocando experiências e amadurecendo suas produções.

Informações pelos fones: (61) 9901-3822 ou (61) 3384-6793

Abaixo, resumo de cada grupo e espetáculo:

*CIA OS BURITI
Dia 22 de outubro – Teatro Paulo Gracindo – SESC Gama
Espetáculo “Lia de Manaká”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Lia de ManaKá conta histórias do outro lado de lá. No entanto, o boneco e palhaço QuiriQuiri, das terras daqui e dalí, tenta roubar a cena. Lia é uma figura atemporal, uma espécie de “mestre-dançarina de cerimônias” que convida o público a participar da cena de forma encantadora e divertida. O espetáculo é ambientado com as músicas memoráveis de Chiquinha Gonzaga. Eliana Carneiro, conta e interpreta contos orientais e ocidentais: “A ratinha Branca” – França; “O Tocador de Tambor” – Índia, “O Coelho e a Lua”- Índia, “a Serpente de 7 cores”. Um encantador espetáculo de dança, teatro e boneco. Com músicas de Chiquinha Gonzaga
Histórias: Contos populares do mundo

*CELEIRO DAS ANTAS (DF)
Dia 22 de outubro – Escola Classe 215 – Santa Maria
Espetáculo “Carriola”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
O Jogo teatral começa com a chegada de Zambelê que vem de longe nunca anunciado de onde. Traz consigo sua Carriola. Carriola? Mas que pessoa diferente é essa que anda sempre em companhia de uma Carriola. Um carrinho simpático como um brinquedo. Com este artefato tão engraçado nosso andarilho se relaciona com o mundo, com o riso do povo por onde passa. Ele aprende a cada jogo o prazer de ser juntos agora. Dentro da Carriola Zambelê traz instrumentos musicais, aparelho de som e as músicas mais diversas. Balões de gás, fantasias, fogos de artifícios. Muitos objetos para construir bonecos e coisas para criar algum jogo. São jogos da sua infância, da infância dos seus pais, avós, filhos, netos e os que ainda virão. Os jogos são para todos, sem distinção de idade, cor, sexo, raça ou planeta de origem.

*CIA TEATRAL MAPATI
Dia 23 de outubro – CEF 01 – Cidade Estrutural
Espetáculo “Os Músicos de Bremen”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Os Saltimbancos Músicos de Bremen é inspirado no conto dos irmãos Grimm – os Músicos de Bremen -, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que sofrem maus tratos de seus donos e resolvem fugir. Juntos fazem uma jornada até a cidade em busca de seus sonhos: formarem um grupo musical.

*TÉSPIS CIA. DE TEATRO (SC)
Dia 24 de outubro – Teatro Caixa Cultural
Espetáculo “Um, Dois, Três: Alice!”
Horários: 15h e 17h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Livremente inspirado em “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho” de Lewis Carroll, esta montagem explora a ludicidade tanto no jogo corporal dos atores como no uso de objetos em cena. Para contar a aventura de Alice que mergulha em um mundo cheio de enigmas e fantasias, a Téspis Cia de Teatro, lança mão de diversos elementos, como: cenários que se movem e se transformam em diversos ambientes, objetos de brinquedo que ajudam a compor os personagens e a utilização de projeção de vídeos. O Coelho Apressado, A Rainha de Copas, A Duquesa, A Lagarta, O Chapeleiro Maluco, Os Animais da Floresta, As Cartas de Baralho e Alice, encontram-se novamente para recontar essa história que tem mais de 150 anos, mas não deixa de encantar crianças e adultos.

*PIA FRAUS
Dia 25 de outubro – Teatro Caixa Cultural
Espetáculo “O Vaqueiro e o Bicho Froxo”
Horários: 15h e 17h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
“O Vaqueiro e o Bicho Froxo” é uma remontagem do primeiro espetáculo da Pia Fraus, montado em 1984, baseado no folclore brasileiro. Remontada por quatro atores, conta a história de um Vaqueiro que vê Rosinha, seu grande amor, ser raptada pelo terrível Bicho Froxo.
Para tê-la de volta terá de percorrer um caminho perigoso, onde será ajudado e perseguido por personagens do universo mítico brasileiro (Papa-Figo, Janaína Mãe D’Água, Miquelina do Jequitinhonha), até finalmente reencontrar sua amada e, juntos, numa grande festa, transformarem-se em Sol e Lua.

*BAGAGEM CIA DE BONECOS (DF)
Dia 26 de outubro – Escola Classe Varjão
Espetáculo: “Dona Passinha Conta Brasília”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
D. Passinha é uma senhora muito esperta que viveu a construção de Brasília e conta a estória pela sua ótica, obra de ficção, montada em teatro de bonecos, tem referências históricas oficiais como: Juscelino Kubitscheck, Oscar Niemayer, Lúcio costa representados por bonecos de vara e marotes e trechos de textos historiográficos, também faz uma singela homenagem ao Mestre Zezito e a Seu Teodoro.

*CARAVANA TAPIOCA (PE)
Dia 27 de outubro – Escola Classe 02 – Itapoã
Espetáculo “O Circo de Lampezão e Maria Botina”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Cavaco e Nina contam a história de um casal anônimo que viveu no sertão. Maria Botina, que sonha em ser levada por um cangaceiro; e Lampezão, que finge ser valente para impressioná-la. Em maio a muitas trapalhadas nessa conquista, os dois tocam música ao vivo, fazem malabarismo com baldes, mágica, número com chicotes, entre outras habilidades circenses.

*GRUPO ESTAÇÃO DE TEATRO
Dia 28 de outubro – Espaço Invenção Brasileira – Taguatinga
Espetáculo “Um Sonho de Rabeca no Reino da Bicharada”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
O mais novo espetáculo infantil do Grupo Estação de Teatro “Um sonho de Rabeca no Reino da Bicharada” é um projeto músico-teatral itinerante para escolas e instituições culturais. Envolve em um só momento lúdico, a contação de histórias e a cultura popular centrada nos temas da fauna nordestina e da música de rabeca. A sessão de contos acontece numa atmosfera intimista e preza também pelo envolvimento com a plateia que é convidada a participação interativa. O espetáculo é dirigido pelo músico Caio Padilha, que também integra o elenco ao lado do percussionista Sami Tarik e da atriz/musicista Ananda Krishna.

*CIA BURLESCA
Dia 29 de outubro – Centro de Ensino Infantil 02 – Taguatinga
Espetáculo “A Roupa Nova do Rei”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Os primeiros versos do espetáculo “A Roupa Nova do Rei” já transmitem a ideia que permeará toda a trama teatral: uma crítica à vaidade extrema e à perda da individualidade diante de uma sociedade marcada pelo consumo exacerbado. O texto, escrito em versos rimados, é uma adaptação do clássico conto escrito por Hans C. Andersen. Nele, vários estilos de versos, como sextilhas e mourão, fazem uma homenagem aos cantadores, repentistas e cordelistas brasileiros. Qualquer semelhança entre a realidade e a mais nova adaptação para o teatro do conto “A Roupa Nova do Rei”, do escritor dinamarquês, não é pura coincidência. Um rei obcecado pela vaidade esquece-se de governar para seu povo faminto. Ao lado de seu fiel arauto, ele busca incessantemente um manto real jamais visto em todo o reinado. Mas no caminho encontra dois bandidos que, para sair da cadeia, bolam um plano miraculoso: uma roupa feita com um tecido muito especial, que só os inteligentes podem ver.

*MAMULENGO PRESEPADA
Dia 29 de outubro – Escola Classe 01 – Planaltina
Espetáculo “Bumba Meu Mamulengo”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Catirina, Capitão, Cabloquinhos, Cazumbás, Soldados da Polícia, Cobra Grande, Urubú, Ema e o Boi são alguns personagens que se farão presentes nesta montagem, além de aboios e loas com sotaques maranhenses e sertanejos, vestuários e bordados característicos das duas tradições vão se fundir com imagens de uma Brasília sempre em construção. Os bonecos utilizados na montagem sairão do acervo do Mamulengo Presepada (legado de Mestre Solon) e serão vestidos por figurinos confeccionados pelas bordadeiras do Boi Seu Teodoro. O resultado será uma montagem teatral/brincante celebrativa em homenagem aos mestres e as nossas raízes no ar de Brasília.

*CIA LUMIATO TEATRO DE FORMAS ANIMADAS
Dia 29 de outubro – Teatro Mapati
Espetáculo “Iara o Encanto das Águas”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Iara, é a mítica lenda da sereia narrada pelos povos indígenas do Brasil, onde a referência nativa e a estrangeira se misturam dando lugar ao novo. Contada quase sem palavras e tendo a música como elemento central, a natureza mística cria vida por meio das luzes e das sombras projetadas, por detrás e na frente da tela, mostrando silhuetas de corpos e figuras que se fundem em imagens surpreendentes.

*THEATRO ARTE E FOGO (GO)
Dia 30 de outubro – Espaço Matraca – Ceilândia
Espetáculo “O Contador de Histórias do Cerrado”
Horários: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
Um contador de histórias vaga pelo cerrado e encontra um bando de crianças, abre sua mala, dela saem araras, tucanos, capivaras, micos, lobos, papagaios, bicudos… na floresta coisas estranhas acontecem, bichos aparecem mortos ou desaparecem sem deixar vestígios. O contador conversa com as crianças sobre a importância do meio-ambiente, do equilíbrio ecológico e da necessidade de conhecerem o cerrado para preservá-lo. Propõe que mudem o final da história, e assim, com a ajuda das crianças, os caçadores são afugentados e os animais continuam vivendo em paz.

*VOAR TEATRO DE BONECOS (DF)
Dia 31 de outubro – Espaço Azulim Sobradinho II
Espetáculo “Nosso Da Vinci”
HorárioS: 10h e 16h
SINOPSE DO ESPETÁCULO
O Espetáculo “Nosso da Vinci” Companhia Voar Teatro de Bonecos, mostra um dia na vida do artista renascentista, um sábio, um gênio, um homem a frente de seu tempo. A curiosidade é constante em sua vida, como uma febre que o devora e o leva a ocupar-se de todos os temas, em uma viagem de busca, estudo e experimentação.
Esta síntese única de arte, ciência e tecnologia foi o mote para a pesquisa de uma dramaturgia criativa para teatro de bonecos, que nos envolverá em toda a complexidade da vida e obra de um símbolo do Renascimento. Livre para todos os públicos.

 

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!