Locais para ver o eclipse total da lua em Brasília

Locais para ver o eclipse total da lua em Brasília

Imagem: eclipse lunar. Fonte: Shutterstock. Cópia não autorizada.

Locais para ver o eclipse total da Lua em Brasília

Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados no espaço, com a Terra entre o Sol e a Lua, e a sombra que a Terra projeta encobre totalmente a Lua. O próximo eclipse total lunar visível no Brasil vai acontecer no dia 27 de setembro. O evento poderá ser observado em todo o território nacional e em quase toda a América, África e Europa. Dessa vez, a América do Sul tem a vantagem de poder observá-lo por completo, tanto a entrada quanto a saída da Lua na sombra da Terra. De acordo com a doutora em astronomia Telma Cenira Couto da Silva, no dia 27 a Lua, na fase cheia, estará no perigeu, “a posição de sua órbita mais próxima à Terra, quando será observada maior, uma Super-Lua”. E o legal é que se as condições climáticas forem favoráveis, o evento será visível a olho nu em todas as regiões do Brasil.

Clique na foto abaixo para ver uma animação de como será o eclipse em Brasília:

eclipse

No dia 27, às 22h07 (horário de Brasília), a Lua vai começar a adentrar a parte mais escura da sombra da Terra, chamada de umbra, de modo que será possível vê-la “sumir” no céu. A partir das 23h11 ela estará totalmente encoberta, adquirindo o tom avermelhado característico dos eclipses totais. O satélite vai passar pouco mais de uma hora com esse aspecto, e, à 00h23, começa a sair da sombra, em um processo que vai até a 1h27 da madrugada do dia 28. O eclipse só deve chegar ao fim cerca de uma hora mais tarde – essa última fase, quando a Lua está saindo da parte mais clara da sombra, dificilmente é vista a olho nu.

Na noite do Eclipse Lunar, vai acontecer um evento gratuito organizado pelo Clube de Astronomia de Brasília, na Praça dos Três Poderes, com telescópios a disposição do público para observação do eclipse, planetas, estrelas, etc. As etapas que serão observadas durante o evento são: 21:12 início da penumbra / 22:07 início da sombra / 23:12 início da totalidade / 23:47 centro da totalidade.

Eu tenho lembranças muito legais de quando minha mãe levou a mim e meus três irmãos para ver o Cometa Halley, lá mesmo na Praça dos Três Poderes, em 1986 – eu tinha 8 anos na época, meus irmãos eram mais novos – o padrinho da Júlia regulava com a idade que ela tem agora, 4 para 5 anos. No próximo domingo infelizmente o eclipse total da lua vai acontecer muito tarde para que eu mantenha a Júlia acordada durante todas as fases dele, mas vou tentar sim mostrar a ela, se ela tiver interesse. Para isso, não vou sair de casa – moro em um bairro relativamente alto e descampado. Mas caso queiram procurar um bom lugar para ver e mostrar o eclipse aos filhos, indico os seguintes locais em Brasília:

  • o evento da Praça dos Três Poderes;
  • estacionamento da Torre Digital (subida para Sobradinho);
  • locais descampados da cidade, como alguns pontos do Eixão;
  • Calçadão da Asa Norte (no final da 416 norte)
  • CCBB

Depois desse domingo, o fenômeno só vai acontecer de novo em 2033.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!