Como ajudar refugiados sírios

Como ajudar refugiados sírios

Imagem Shutterstock. Refugiados sírios. Cópia não autorizada.

Como ajudar refugiados sírios

Semana passada nós todos ficamos extremamente chocados e indignados com a imagem do menino sírio morto na costa da Turquia ao tentar escapar dos conflitos civis que atingem seu país desde 2011. A imagem se tornou um símbolo da crise migratória.

A crise humanitária no Oriente Médio está atrelada principalmente às situações de conflitos armados e perseguições, que já duram anos em países como Síria, Afeganistão, Eritreia, Somália e Nigéria. Os conflitos na Síria, entre opositores e aliados do presidente Bashar Al Assad, já duram quatro anos e meio. A situação é agravada pela presença dos terroristas do Estado Islâmico. Já são 250 mil pessoas mortas, e a Comissão Europeia tenta distribuir pelo continente, pelos próximos dois anos, 120 mil migrantes.

O Brasil é o país que mais acolhe refugiados sírios na América Latina e você pode ajudar a amenizar a situação em que eles estão vivendo com doações de leite em pó, fraldas, cobertores, itens de higiene pessoal e feminina, e roupas em boas condições.

Abaixo seguem alguns links que podem te guiar na intenção de ajudar de alguma forma:

  1. Aqui em Brasília existe uma representação diplomática da Síria. Fica no Setor de Embaixadas Norte (SEN) Avenida das Nações lote 11. Os telefones são 3226-1260 ou 3226-0970.
  2. Site da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados: em português, com instruções de como, que quantia de dinheiro e com que frequência doar (doação mensal ou doação única).
  3. Site do Instituto de Reintegração do Refugiado Brasil (Adus): busca contribuições para manter seus projetos de integração de refugiados residentes no Brasil.
  4. Anistia Internacional: Presente em mais de 150 países, a Anistia Internacional é um movimento global criado há 54 anos que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente conhecidos sejam respeitados e protegidos. As doações podem ser feitas pontual ou mensalmente em qualquer valor por meio de cartão de crédito e débito em conta no site da organização.
  5. Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef): organismo da ONU, trabalha para promover o bem-estar das crianças, especialmente em situação de exclusão e vulnerabilidade, em 190 países. As doações para o trabalho da organização no Brasil e no exterior podem ser feitas a partir de qualquer valor por cartão de crédito ou débito em conta, por meio do site da Unicef.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".