48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Começa hoje o 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em Brasília. Um dos festivais mais tradicionais do país continua apostando em uma seleção rigorosa, com poucos longas-metragens e curtas-metragens, quase todos inéditos. A competição oficial traz títulos do Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul do país.

Como todos os anos, o festival não esqueceu das crianças, e tem uma mostra infantil paralela, chamada Festivalzinho.

festivalzinho

Em 2015, o Festivalzinho vem com novo formato. Ao invés de acontecer pelas manhãs, no Cine Brasília, a iniciativa vai ocupar três unidades do SESC, nas cidades de Ceilândia, Taguatinga e Gama (Teatro do Sesc Gama), com uma série de 19 filmes, exibidos nos dias 16, 17, 18, 21 e 22, sempre a partir das 10h, com entrada franca. Todos têm classificação indicativa livre.

Sesc Gama (Teatro Sesc Gama)
Setor Leste Industrial QI 1 Lote 620, Gama
(61) 3484 9142

Sesc de Ceilândia (Teatro Newton Rossi)
QNN 27 Lote B Ceilândia Norte
(61) 3379 9586

Sesc de Taguatinga (Teatro Paulo Autran)
CNB 12 AE 2/3 Taguatinga Norte (entrada de baixo)
(61) 3451 9150

As escolas da rede pública de ensino devem agendar suas turmas através do contato da produção do 48º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO, pelo telefone: (61) 3325-7777.

Os filmes da mostra serão:

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, animação, PR, 2014, 7min20seg. O filme aborda o aspecto racial e o não-preconceito, através da convivência harmoniosa de indivíduos de raças e cores diferentes. Para isso, conta a história de um coelho que, apaixonado pela cor negra de sua vizinha, faz tudo para ficar igual ela. Depois de várias tentativas frustradas, acaba encontrando a felicidade ao se casar com uma coelha preta e ao ter filhos brancos, pretos e malhados.
PIERRE E A MOCHILA, ficção, RS, 2013, 10min50seg. Pierre, um menino de 10 anos, muda-se para a casa de seu avô, após sua mãe ter o abandonado. No novo colégio, Ana, Elisa e Fauna, três meninas muito teimosas, irão ajudá-lo a ficar alegre enquanto eles preparam seu projeto para a aula de ciências: um musical sobre as invenções de Tomas Edison.
MIROCA E SEU CUCO CADUCO, animação, PR, 2014, 13min05seg. Baseado na obra homônima de Juciara Rodrigues. Dona Miroca, depois de entrar em pânico porque seu relógio estragou, encontra tempo para reencontrar uma velha amiga e descobrir que a vida pode ser muito gostosa se a gente tiver tempo para os pequenos prazeres que ela nos oferece.
TAÍ Ó, UMA AVENTURA NA LAGOA, ficção, SC, 2014, 15min. A história de João, um garoto que foge de casa e decide ir atrás de sua avó, conhecida como bruxa na Costa da Lagoa, onde só se chega de barco. No caminho, ele conhece Zé, um menino nativo que será seu parceiro e guia nesse desafio. Os dois iniciam uma amizade e uma aventura repleta de descobrimentos pela Lagoa da Conceição, reduto das lendas da Ilha de Santa Catarina.
O MAESTRO DO TEMPO, animação, ES, 2014, 16min45seg. Homenagem ao grande compositor Heitor Villa Lobos.
O BALÃOZINHO AZUL, ficção, DF, 2013, 18min30seg. Filme inspirado em “Le Ballon Rouge (1956) de Albert Lamorisse.” Conta a história de uma garotinha que vem do interior para morar com sua ti a, mas nunca recebe carinho e acaba se tornando a serviçal da casa. Ela vive triste até que o encontro com um simples balão azul se transforma em uma mágica amizade.
CORRIDA DE TORAS, documentário, SP, 2014, 2min. O corpo e a força são acordados com as negras pinturas do jenipapo. A tora, a longa distância e o sol que arde são a combinação necessária para esse desafio de meninos na Aldeia Nãsêpotiti, de índios Panará. Por fim, a água, o rio, onde toda brincadeira termina.
BALÚ, ficção, BA, 2014, 15min35seg. O melhor amigo do menino é Balú, um cachorro vira-lata. Mas a sua mãe não permite que o cão fique em casa. Um dia Balú desaparece misteriosamente. Em busca do amigo perdido, o menino vai descobrir o mundo à sua volta.
CARANGA – DO OUTRO LADO DO MANGUEZAL, animação, SC, 2011, 6min. Caranga é um caranguejo esperto que conhece o Manguezal como a palma de sua ‘garra’. Nesta aventura ele descobre o outro lado do manguezal ao ajudar a sua amiga, a Tartaruga Mãe, numa história cheia de ação.
A VARINHA MÁGICA, animação, MG, 2012, 6min. Uma jovem garotinha, fã devotada (e única) de um velho e decadente mágico, descobre que o mundo pode ser realmente mágico.
O GIRASSOLZINHO, animação, RJ, 2012, 4min. O girassolzinho passa todo o seu tempo admirando o sol. Um dia, ao acordar, ele vê apenas um brilhinho no céu. Onde está o sol?
O REINO DO CHOCOLATE, animação, BA, 2011, 5min. A história de um planeta onde pessoas de cores diferentes não podem se misturar. Animação stop-motion feita com chocolate.
JULIETA DE BICICLETA, animação, PR, 2012, 11min. Julieta é uma menina certinha que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O seu único medo é o inesperado, que pode estar logo em frente virando a esquina. Baseado no livro homônimo de Liana Leão.
BANJO E VIOLA, animação, BA, 2011, 3min. Banjo vai ao Saloon, bar da pequena cidade onde mora. Chegando lá vê Viola e, para impressioná-la, resolve montar o touro mecânico. Com isso acaba conquistando o coração da linda moça.
A PATRULHA DO XIXI NO BANHO, ficção, GO, 2011, 9min. Em uma tarde qualquer, o plano mirabolante do EITA – Esquadrão Invencível da Traquinagem Atômica- está prestes a ser colocado em ação: fazer xixi no banho e ajudar a salvar o planeta.animação, BA, 2011, 3min. Banjo vai ao Saloon, bar da pequena cidade onde mora. Chegando lá vê Viola e, para impressioná-la, resolve montar o touro mecânico. Com isso acaba conquistando o coração da linda moça.
O CANGACEIRO E O LEÃO, animação, SP, 2012, 13min. Pedro precisa fazer a lição da escola sobre Aquecimento Global e arrasta o avô para uma grande encrenca.
O SUMIÇO DA COROA, ficção, SC, 2013, 13min. A Coroa, o principal símbolo da festa do Divino Espírito Santo, desaparece da Igreja da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. E agora? Clara e Pedro começam a investigação para tentar recuperá-la, senão a festa pode não acontecer. Mistura de realidade com ficção, o filme une cultura brasileira e aventura.
MEU FOGUETE, animação, SP, 2013, 2min20seg. Um menino de aproximadamente 5 anos sonha criar um foguete que seja mais rápido do que a velocidade da luz. Uma verdadeira viagem pelo espaço e pelo imaginário infantil.
ENTRE LATINHAS, ficção, SP, 2013, 12min15seg. Gregorinho é um menino da cidade grande que passa férias com sua mãe e seu avô em uma praia. Lá ele conhece Amanda, uma menina muito esperta que cata latinhas na praia pra ajudar a família. Mesmo sendo de mundos diferentes, essas duas crianças desenvolvem uma amizade simples, sincera e livre de preconceitos. Gregorinho enfrentará uma série de barreiras, mas é entre latinhas que esse amor inocente vai encontrar o seu caminho.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!