Livro ‘A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas’

Livro ‘A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas’

Livro ‘A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas’

Na cesta de Chapeuzinho Vermelho havia bolo e vinho, ou biscoitos e manteiga, dependendo de quem conta a história. Pele de Asno se revelou princesa ao esconder uma joia real dentro de um bolo. Barba Azul, para seduzir as mulheres com que casava – e que matava depois – costumava servir deliciosas receitas. Já a Pequena Vendedora de Fósforos sonhava com uma ceia de Natal que nunca pode experimentar.

Vocês já perceberam como os contos de fadas estão ligados à comida? Essa relação tão íntima entre histórias e alimentação é o eixo do belíssimo A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas, da escritora e artista plástica Katia Canton, lançamento da Companhia das Letrinhas.

Pesquisadora dos contos de encantamento, Katia conta na introdução do livro que antigamente a vida era muito difícil e, por isso, os camponeses criavam histórias orais para “entreter, encantar e fazer sonhar”. A luta pela sobrevivência, por segurança, comida e abrigo era constante. Era comum, por exemplo, que os pais tivessem de escolher quais filhos criar e abandonassem os demais, como em João e Maria. Mas, na hora de inventar o desfecho para a trágica história, havia magia, e as crianças encontravam uma casa feita de doces e acabavam com a bruxa má.

Em A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas, Katia escolheu 16 histórias escritas pelo francês Charles Perrault, no século 18, pelos irmãos Grimm, na Alemanha, e pelo dinamarquês Hans Christian Andersen – ambos no século 19. Além de contá-las e apresentar as diferenças que existem entre as versões dos diferentes escritores, Katia escolheu receitas que se relacionam com as histórias. Para Chapeuzinho Vermelho, ela mostra como fazer um milk-shake de morango e pãezinhos de queijo; para Pele de Asno, bolo de brigadeiro; para Cinderela, salada de frutas requintada; para o Gato de Botas, salmão real com batatas assadas, etc.

Cada capítulo é aberto por uma estampa diferente, que remete ao conto, delicado trabalho de Juliana Vidigal e Carlo Giovani. Além de escrever, Katia fez as ilustrações dos personagens e do preparo das 23 receitas que acompanham as histórias. Repare também nos detalhes: pequenas colheres marcam o número das páginas, bordas coloridas enfeitam cada capítulo. Um capricho só.

[Fonte: Estadão]

Serviço
A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas
Escritora e ilustradora: Katia Canton
Estampas: Juliana Vidigal e Carlo Giovani
Capa e projeto gráfico: Juliana Vidigal
Editora: Companhia das Letrinhas
Preço: R$ 42,90

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!