emprestimo-de-livros-em-brasilia-2

Empréstimo de livros em Brasília

Estação Cultura T-Bone no CCBB: empréstimo de livros em Brasília.

Empréstimo de livros em Brasília

As estantes de livros a céu aberto nas paradas de ônibus da avenida W3 Norte de Brasília, recentemente batizadas de Estações Culturais, completaram 05 anos em 2015!

Trata-se de uma pequena biblioteca com livros que podem ser lidos ali mesmo ou, se o leitor preferir, pode levar pra casa e devolver quando quiser.

Os espaços também promovem a inclusão digital, por meio de internet livre. É uma estação cultural no meio da parada de ônibus. E quem não quiser usar o computador, pode acessar a internet no celular, com a rede sem fio. Tudo de graça.

O criador do projeto é Luiz Amorim, filósofo autodidata e proprietário do Açougue Cultural T-Bone. O nome já diz, é um açougue mesmo. Mas, ao contrário dos outros estabelecimentos do gênero, que se limitam a vender carne, este tem uma biblioteca disponível para os clientes.

  emprestimo-livros-brasilia

Contagiado pelo intresse do público pelos livros disponíveis no açougue, ele vem expandindo o projeto que, nos últimos dois anos, passou a contar com o apoio da Fundação Banco do Brasil. Hoje já são mais de 24 mil títulos e 36 paradas de ônibus com bibliotecas em toda a W3 Norte. A manutenção é feita pelo próprio Luiz Amorim com a ajuda de três pessoas. Por dia, ele diz, todas as estações emprestam mil livros. Tanto o empréstimo como a devolução são respeitadas pelo público. “Eles não só respeitam a devolução, como também doam livros”, conta o idealizador deste projeto incrível.

Fora da Asa Norte, existe ainda uma instação da Estação Cultural T-Bone no CCBB Brasília (amo!).

emprestimo-de-livros-em-brasilia

DICA DO ROTEIRO BABY:

Que tal doar livros infantis nas Estações Culturais e contribuir para a democratização do acesso à leitura, também, dos pequeninos?

Eu já deixei alguns livros infantis na Estação Cultural T-Bone do CCBB e adorei a ideia de difundir conhecimento através do livre empréstimo de livros!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".