direitos-da-gestante

 Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê

#valeapenapostardenovo

Em 2011, o Ministério da Saúde e o UNICEF lançaram, em parceria, o “Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê“, com  ilustrações do cartunista Ziraldo e informações essenciais para fortalecer a capacidade de mães, gestantes e famílias de exigir seus direitos.

O Guia apresenta de forma simples e direta informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe, além de informações sobre a legislação vigente

Melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde é essencial. Entretanto, também é preciso garantir que os direitos assegurados em lei e transformados em políticas públicas sejam cumpridos. Por isso, é fundamental que as mulheres, gestantes e famílias conheçam e saibam como exigir esses direitos.

guia-dos-direitos-da-gestante

Levamos este Guia às suas mãos porque acreditamos que a informação é fundamental para que os direitos sejam garantidos, respeitados e cumpridos. Com informação e a força de mobilização, podemos mudar a realidade e fazer com que os progressos conquistados pelo Brasil sejam uma realidade para cada bebê, cada criança, cada mulher e cada gestante, sem nenhuma exceção.

O UNICEF tem desenvolvido materiais similares para fortalecimento das competências familiares adotando o mesmo conceito de “ação em rede” para disseminação das informações. O Guia, no entanto, complementa essas ações ao levar para as famílias informações sobre como exigir seus direitos assegurados pelo marco legal e normativo brasileiro.

 Acesse o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê.

Autoria de Dhemes Andersen