Açúcar mascavo X Obesidade infantil

Açúcar mascavo X Obesidade infantil

Açúcar. Imagem Shutterstock. Cópia não autorizada.

Açúcar mascavo X Obesidade infantil

Devido a popularidade do açúcar mascavo na alimentação infantil, pedimos para a Dra. Lara Garcia, nutricionista em Brasília e colaboradora do Roteiro Baby para assuntos ligados à alimentação materno infantil, falar um pouquinho sobre ele.

Com a palavra, a Dra. Lara Garcia:

Com muita frequência no consultório recebo mães chegam relatando o uso  do açúcar mascavo como substituto do açúcar de mesa (sacarose).

Mas qual a composição do açúcar mascavo? Quais seriam as vantagens do açúcar mascavo em relação ao açúcar branco? Todas as crianças tem indicação para usá-lo? Quando o açúcar mascavo deve ser evitado?

Vamos lá:

O açúcar mascavo apresenta  o mesmo valor energético do açúcar branco, ou seja, engorda tanto quanto o açúcar branco.

  • 1 grama de açúcar mascavo tem 4 calorias
  • 1 grama de açúcar branco também tem 4 calorias

As vantagens do uso do açúcar mascavo em relação ao açúcar branco é que além das calorias ele ainda apresenta um alto teor de ferro vegetal e vitamina B12 em sua composição. Já o açúcar branco não apresenta nenhum valor nutricional. O açúcar branco apenas engorda.

Em tempos onde a obesidade é reconhecida como epidemia, observo muitas mães relutarem na introdução deste carboidrato na alimentação dos pequenos. Mas em situações específicas, quando lidamos com o risco nutricional associado ao baixo peso,  acho importante considerar a adição do açúcar mascavo como uma alternativa saudável.

Crianças  que se apresentam em risco nutricional, ou seja, aquelas que apresentam baixo peso ou dificuldade para ganhar peso podem se beneficiar da adição do açúcar mascavo na dieta porque assim podemos aumentar a densidade energética das preparações que serão oferecidas (vitamina, mingau, suco de fruta, papa de fruta etc), além de aumentar a oferta de ferro e vitamina B12.

O açúcar mascavo também pode ser oferecido às crianças que seguem em processo de recuperação após  situações que induziram emagrecimento (inapetência que acompanha o nascimento dos dentinhos, viroses etc).

A adição do açúcar mascavo à dieta infantil traz benefícios em situações específicas, onde  a criança não consegue atingir sua necessidade energética diária através dos alimentos ingeridos.

Já as crianças que apresentam peso adequado para a altura e idade na curva de crescimento (gráfico do cartão da criança), ou ainda aquelas que apresentam sobrepeso ou obesidade infantil, NÃO precisam ser submetidas a uma dieta hipercalórica. Nestes casos o uso do açúcar mascavo, assim como o uso do açúcar branco deve sim ser evitados.

SERVIÇO:

LARA GARCIA – NUTRICIONISTA – CRN 3373/1
Membro da Sociedade Portuguesa de Estudos da Obesidade – Lisboa/Portugal
Especialista em Nutrição Esportiva
Especialista em Obesidade e Emagrecimento
Especialista em Nutrição Materno Infantil
Cursando Especialidade em Nutrição Ortomolecular
Telefones: (61) 3366-1821 / 3244-0034
www. laragarcia.com.br

——

VIBE CONGELADOS LIGHT
www. sejavibe.com.br
Encomendas: (61) 3248-4074

 

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".