Teatro de Marionetes no CCBB-Brasília

Teatro de Marionetes no CCBB-Brasília

 

Teatro de Marionetes no CCBB-Brasília

As férias escolares já estão chegando e a garotada de Brasília vai ter muita coisa legal para fazer! Uma das super atrações durante o período de férias na cidade é o Teatro de Marionetes Lokvar.

Lokvar é um grupo de teatro de marionetes de Praga, na República Tcheca, fundado há mais de 11 anos. As apresentações, voltadas para público de todas as idades, contam com dois espetáculos na programação: “João, o Indeciso” e “A Pequena Sereia”, que ocupam, respectivamente, o Vão Central e o Teatro I do CCBB. Serão realizadas 8 sessões de “João, O Indeciso” e 4 sessões de “A Pequena Sereia”. Após as apresentações, os atores-manipuladores recebem o público para conhecer os bastidores do teatro, explicando brevemente como é feita a manipulação e como os bonecos são construídos.

Em “João, o Indeciso”, a história começa na aconchegante sala da casa do João e termina em uma cerimônia de casamento. Preguiçoso, será que ele consegue sair, lutar com dragões, bandidos e demônios? Para, afinal, encontrar a noiva certa? Num emaranhado de perguntas e desafios, o público é convidado a ajudá-lo. Baseada em um conto de fadas tradicional, a história apresenta um João, carinhosamente chamado de Joãozinho, que de tolo não tem nada. Porém, as situações pelas quais ele tem que passar são difíceis demais para resolver sozinho. Somente com a ajuda da plateia, ele conseguirá decidir qual o rumo da sua história.

“A Pequena Sereia”, espetáculo de marionetes interativo inspirado na história de Hans Christian Andersen. A trama tem inicio em um restaurante vazio, onde entra uma jovem, se senta e abre seu livro. Para o garçom, que não tem outros clientes para atender, é um passatempo bem-vindo num dia lento e sem muito que fazer. A mulher, que veio para ler, não gosta da atenção à qual é dedicada. A insistência e simpatia do garçom a convence e os dois começam a ler juntos o conto “A Pequena Sereia”. Ambos se encantam pela história, que os transportam à infância. O garçom a apresenta outro conto, sobre saudade, dedicação e amor, com fantoches, e ela o ajuda a encenar. Aos poucos, todo o restaurante se transforma em cenário para uma fantasia subaquática da pequena sereia – um grande aquário. Durante a brincadeira, o garçom e a jovem se apaixonam, criando assim uma nova história – “A Pequena Sereia e seu Príncipe”.

SERVIÇO

“João, o Indeciso”
Local: Vão Central do CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho. Quinta e sexta, às 10h e às 15h | Sábado e domingo, às 10h30 e às 15h.
Duração: 50 minutos.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

“A Pequena Sereia”
Local: Teatro I CCBB Brasília (SCES Trecho 2 – Brasília/DF)
Dias e horários: De 2 a 5 de julho. Quinta e sexta, às 19h | Sábado e domingo, às 18h.
Duração: 60 minutos.
Classificação indicativa: A partir de 3 anos.
Ingressos: Entrada franca. Senhas serão distribuídas a partir de uma hora antes do início de cada sessão (informações: 3108-7600).
Lotação: 100 pessoas.

Vivência com espectadores (informações: 3108-7600)
Quinta e Sexta – 10h50 e 15h50 | Sábado e Domingo – 15h50

Oficina para Crianças de Criação e Manipulação de Bonecos (informações: 3108-7600)
Sábado e Domingo – 11h30

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!