Receitinhas juninas saudáveis

Receitinhas juninas saudáveis

Como já estamos no embalo das festas juninas, e que esse é um período onde reconhecidamente abusamos um pouco mais no cardápio, solicitamos a Dra. Lara Garcia que nos desse algumas receitinhas juninas saudáveis que pudéssemos preparar (olha aí a dica para quem vai fazer festa junina em casa!!) para que nós e as crianças pudéssemos consumir sem pesar a consciência.   Aproveitem!

Para garantir o prazer das delícias juninas para as mães e filhos que seguem em terapia nutricional para controle de peso (e que não precisam restringir laticínios), sugerimos aqui a adaptação nutricional de algumas das receitas juninas mais tradicionais (e deliciosas !!!). 

Todas as preparações são isentas de adoçantes artificiais e por isso podem seguramente ser consumidas por crianças em sobrepeso assim como por mulheres em amamentação (somente para aquelas que não fazem restrição a laticínios). As adaptações sugeridas visam reduzir o teor calórico das preparações a partir da diminuição do teor de gorduras totais e saturadas sem comprometer a textura, o sabor e o teor de cálcio das receitas.

Receitinhas juninas saudáveis
Canjica light
500 g de milho para canjica
2 litros de leite desnatado (sugestão: versão enriquecida com cálcio )
1 lata de leite condensado desnatado
400 ml de leite de coco light
2 paus de canela
1/2 colher (chá) de canela em pó
10 cravos
2 xícaras de coco ralado sem adição de açúcar
Amendoim torrado picado pra decorar (opcional)

Modo de preparo:
Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Despreze a água e em uma panela grande, cozinhe a canjica com o leite desnatado por 50 minutos.Quando a canjica estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco misture bem com uma colher de pau. Acrescente a canela eo cravo. Deixe levantar fervura, depois diminua o fogo e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até engrossar. Adicione o coco ralado. Sirva quente. Decore com uma pitada de canela em pó e uma colher (sopa) de amendoim picado, se desejar.

Receitinhas juninas saudáveis
Curau de milho verde light
10 espigas frescas de milho verde
2½ xícaras de chá de leite desnatado(sugestão: versão enriquecida com cálcio)
2/3 de xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de margarina light
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:
Corte as espigas rente ao sabugo e reserve os grãos.
Junte ao leite e passe aos poucos no liquidificador.
Passe o milho em uma peneira fina e esprema bem desprezando o bagaço. Em uma panela coloque o sumo do milho e leve ao fogo baixo, mexendo sempre.
Quando começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela, acrescente o açúcar, o sal e a margarina light. Mexa por mais alguns minutos até obter um creme consistente e brilhoso. Coloque numa travessa ou em forma de sua preferência. Polvilhe com canela em pó. Sirva frio.

Receitinhas juninas saudáveis
Arroz doce light
4 xícaras de chá de arroz cozido e sem tempero
3 xícaras de chá de leite desnatado (sugestão: versão enriquecida com cálcio)
1 xícara de chá de leite de coco light
1 xícara de chá de leite condensado desnatado
2 paus de canela
Canela em pó a gosto

Modo de Preparo:
Numa panela, coloque o arroz cozido, o leite desnatado e o leite de coco light e deixe apurar no fogo médio por cerca de 15 minutos. Acrescente o leite condensado, a canela e misture devagar por aproximadamente 15 minutos (ou até que comece a ficar cremoso). Despeje em uma travessa ou em taças e polvilhe a canela.
Sirva gelado.

SERVIÇO:
Dra. Lara Garcia – Nutricionista em Brasília
Consultório: (61) 3366-1821 ou 8568-1000
www.laragarcia.com.br
www.facebook.com/nutricionistalaragarcia

 

MÚSICAS PARA A FESTA:

Ah! Para que além de saudável, sua festa seja muito animada, não deixe de aproveitar nossa playlist com músicas para festa junina!

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!