Exposição "Brinquedos à Mão" em Brasília

Exposição "Brinquedos à Mão" em Brasília

Exposição “Brinquedos à Mão” em Brasília

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 23 de junho a 23 de agosto, a exposição BRINQUEDOS À MÃO – COLEÇÃO SÁLUA CHEQUER, com mais de 900 objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular. A paixão de Sálua Chequer pelos brinquedos remonta à sua própria infância na região cacaueira da Bahia. As boas lembranças levaram-na a adquirir peças feitas artesanalmente em suas pesquisas de campo pelo interior nordestino. A colecionadora atribui sua admiração pelo universo dos brinquedos populares à dedicação, ao cuidado e ao longo tempo dispendido pelos artesãos para criar objetos simples e, ao mesmo tempo sofisticados, que para serem utilizados exigem o contato físico e o manuseio. Para chegar ao formato final da exposição, os curadores Sálua Chequer e Zé de Rocha levaram em conta o diálogo entre três olhares: o olhar de quem criou o brinquedo, o olhar da colecionadora que o escolheu e o olhar do espectador que se encanta com o objeto. Em foco, a recuperação da importância e do valor pedagógico dos brinquedos populares como referência para as antigas e as novas gerações.

Pouco conhecidos das crianças dos grandes centros urbanos de hoje, os brinquedos da exposição foram feitos à mão por artesãos que transformam barro, pedaços de pau e de pano, latas de óleo e caixas de papelão em objetos capazes de despertar emoções e fantasias, estimulando a criatividade e a afetividade. As peças, expostas em suportes diversos, não são apresentadas como peças de museu. Ao contrário, convidam ao movimento. Representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.

Brinquedos mais conhecidos também fazem parte da mostra como pula corda de sisal, peteca, piões, além de brinquedos indígenas, entre eles, barquinhos à vela e boneco feito de pena e argila. Algumas peças podem ser manuseadas por adultos e crianças que visitarem a exposição no espaço chamado de Cantinho do Brincar. A exposição também contará com uma oficina de resgate de brincadeiras tradicionais, parlendas e estórias, voltada para educadores, que será realizada em agosto.

SERVIÇO
Exposição: “Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer”
Local: CAIXA Cultural Brasília | Galeria Vitrine – SBS Quadra 4 Lotes 3/4 – Brasília,DF
Visitação: 24/06 a 23/08/2015
Horário: de terça a domingo das 9h às 21h
Informações: 3206-9448 | 3206-9449
Ingressos: Entrada franca
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!