dicas-sobre-desfralde

Criança iniciando o desfralde. Imagem ShutterStok. Cópia não autorizada.

Dicas sobre desfralde

O Projeto “11 Blogs e 11 Segredos” foi criado por 11 mães blogueiras que se uniram para compartilhar dicas a respeito dos assuntos que suas leitoras mais desejam saber.

O objetivo é oferecer diversas pontos de vista sobre o mesmo assunto, de modo fortalecer a ideia de que cada mãe, cada criança e cada família age diante da maternidade diferentemente.

E hoje, o Roteiro Baby hospeda o post colaborativo com dicas sobre desfralde:

ROTEIRO BABY:

Já escrevi um post com muitas dicas sobre desfralde durante o processo de desfralde da minha filha Bruna, que começou quando ela tinha 2 anos e 2 meses e foi concluído completamente (inclusive para número 2) apenas 2 meses depois. Recomendo a leitura porque neste post tem muitas dicas práticas e de produtos (e app!) para auxiliar quem vai entrar no processo.

Eu nunca tive pressa sobre nenhum aspecto do desenvolvimento da minha filha e sempre respeitei muito o tempo dela. Para o desfralde, a criança dá sinais de que está pronta e, iniciando o processo no período correto, a chance dele ser mais natural é muito maior.

Conheça o blog Roteiro Baby.

LETÍCIA DREAM BABY

Quando meu filho completou 2 anos comecei a sentir a pressão do desfralde obrigatório. Minha tia sempre que nos via comentava que ele já estava grande demais para usar fraldas e no começo não dei muita bola, mas conforme os meses foram se passando aquilo começou a me incomodar. Na escola as crianças da sala dele já estavam desfraldando mas eu não tinha pressa e apesar de já ter mostrado a ele o que era fazer xixi no banheiro ele não mostrava o menor interesse em usar cuecas. No final do ano letivo todas as crianças da sala dele já tinham completado o desfralde e senti que meu filho era o único “atrasado”. Aquilo me deixou um tanto apreensiva, mas conversando com o pediatra e também com outras mães aprendi e aceitei que não era o momento dele. Ele deixou de usar fraldas com 3 anos e isso não nos atrapalhou em nada. Fiquei feliz em ter aguardado o tempo necessário pra ele. Cada criança tem seu tempo então não se preocupem tanto com o calendário, respeite o momento certo do seu filho.

O BLOG: Leticia Dantas escreve em seu blog Leticia Dream Baby, que traz informações e inspirações para mães além de dar muitas dicas sobre a Disney.

Conheça o blog Letícia Dream Baby.

MAMÃE DE CASA

Acredito que o desfralde, assim como outros assuntos delicados como desmame, fim da chupeta, são assuntos que causam calafrios a nós mães. Sofremos muita pressão por todos os lados, inclusive por dentro!! Nós estamos chegando perto do momento certo do desfralde e eu não faço ideia de onde começar. Pretendo fazer do mesmo modo como tenho feito tudo na maternidade, esperar o tempo dele e não o meu ou o que os livros recomendam.

O BLOG: O blog Mamãe de Casa foi criado pra dividir o dia a dia de uma mãe em tempo integral, cheia de expectativas, dúvidas, sonhos e medos, mas com muita disposição para aprender e bastante humor para escrever. Criação com apego é a minha filosofia!

Conheça o blog Mamãe de Casa.

MÃE FORA DA CAIXA

O desfralde é para ser natural. A criança já deve ter que ter demonstrado algum amadurecimento para que ele aconteça. Nesse momento é interessante desencanar rsssss. Muitos xixis podem escapar. Eu lembro que limpei muito xixi dos meus dois. Mas com calma, e elogiando quando fazem na privada, ou no peniquinho tudo se resolve, e quando você menos espera não tem mais xixi pela casa. O segredo aqui foi esse: elogiar, ajuda da escola para que o mesmo trabalho fosse feito em casa e durante a aula, ah, e esperei o tempo esquentar um pouco para ficar mais fácil. Só de cuequinha fica mais tranquilo limpar o xixi que escapa. Por aqui os dois tiraram a fralda com mais ou menos 2 anos e 2 meses e deu tudo certo.

O BLOG: Sou Thaís, e com a Gabi escrevo o Blog Mãe Fora da Caixa. Nosso blog fala para mulheres que pensam além da maternidade. Escrevemos para vocês, mães, que empenham-se com amor para criar e educar os filhos, mas que também valorizam e conseguem apreciar tantas outras coisas na vida.

Conheça o blog Mãe Fora da Caixa.

PARA CRIANÇA

Por estar sempre em casa com Alice e por sempre prestar atenção atentamente ao desenvolvimento dela, nunca fui neurada com desfralde. Quando ela completou 1 ano e oito meses comprei um peniquinho e também um adaptador de assento das princesas para colocar no banheiro de casa, para que ela visse e já tivesse contato com essa fase. Também adquiri livros direcionados à idade dela como “O Xixi da Lulu” que, de forma bem lúdica, comecei a falar sobre desfralde. Aí quando era hora do banho, a colocava sentada no peniquinho para ela fazer igual a Lulu faz no livrinho, e ela achava legal fazer isso. Em um determinado dia o xixi saiu e ela deu um sorriso muito fofo! Daí pra frente continuei brincando e incentivando, sem cobrar, sem brigar, respeitando o aprendizado e percebendo os avanços. Hoje, aos dois anos e dez meses, a fralda é usada apenas para dormir. O desfralde aqui é feito respeitando muito o tempo, o desenvolvimento, o momento dela.

O BLOG: Karina Ruela, mãe da Alice, de 2 anos e 10 meses, responsável pelo Para Criança. O Para Criança existe para incentivar a ligação entre pais e filhos através de cultura, diversão, entretenimento e viagens. Aproveitar a infância é essencial!

Conheça o blog Para Criança.

50 TONS DE MÃE

Estamos vivenciando este processo atualmente aqui em casa e devo dizer que (ufa) está sendo muito mais fácil do que imaginei, aliás, acho que negativei demais antecipadamente e hoje devo confessar que estou surpresa e aliviada! É natural que imaginemos milhões de situações que envolvam o processo mas tendemos sempre ao pior, não é mesmo? Creio que, para tratarmos este e outros assuntos delicados sobre o desenvolvimento de nossos filhos o melhor que podemos e devemos fazer é respeitar o momento e vontade deles, bem como seguirmos nosso instinto materno.

O BLOG: Sou Isabela e escrevo no blog 50 Tons de Mãe, onde compartilho minhas experiências como mãe e mulher. Lá você encontra dicas sobre a maternidade, saúde, cultura e coisas de mulherzinha.

Conheça o blog 50 Tons de Mãe.

BLOG CLUBE DAS DUAS

O Desfralde é um momento super delicado e os pais precisam estar seguros desta decisão quando a tomam. Apesar de muita gente me dizer que quando a criança faz 2 anos é o melhor momento, sabia que meu primeiro filho não estava preparado para o desfralde aos 2 anos. Aguardei o momento ideal, mas esperei também a chegada do segundo filho (que nasceu quando o primeiro tinha dois anos e meio), pois sabia que poderia acontecer alguma regressão no sentido do desfralde. Depois do nascimento do segundo, resolvemos tirar a fralda quando sentimos segurança nele e tinhamos mais tempo para nos dedicar ao desfralde dele (levando em conta o primeiro mês do nascimento do segundo). Os desfraldes em minha casa aconteceram todos no momento que nós entendemos que seriam os melhores para nossos filhos, sem levar em consideração os palpites dos outros.

O BLOG: Sou Thieli, empresária e mãe de três, escrevo o blog Clube de Duas há 5 anos com minha irmã. Um blog divertido, dedicado a lifestyle, moda e maternidade.

Conheça o blog Clube das Duas.

CLUBE DA FRALDINHA

Sempre morri de medo do desfralde e ele foi difícil pra mim. Limpei muito xixi e cocô no chão, e tive que parar o carro diversas vezes pro Théo fazer xixi porque eu li que não deveríamos colocar fralda nem pra sair. Um dia numa festa num Buffet, ele fez cocô na calça 3 vezes e eu tive que trocar 3 cuecas (que eu levei). Então, mito! Coloque sim fralda se for no shopping, supermercado etc… não importa, vale mais não ter dor de cabeça. Eles não vão ficar tão confusos quanto dizem se você colocar. Outra dica é compre as cuecas de treinamento, elas seguram bem e evitam calças molhadas. Última dica é sim!!! escute o tempo do seu filho. Eles dão pistas se estão prontos. Aproveite, porque facilita.

O BLOG: O Clube da Fraldinha trata dos mais diferentes e variados temas ligados à gestação e à maternidade. Falamos de decoração, festas, cuidados, dia-dia, produtos, comportamento, educação, higiene, lazer e muito mais. Entrevistas com mães famosas, programação infantil, dicas de viagens e colunas profissionais são nossos destaques.

Conheça o blog Clube da Fraldinha.

PAPO DE MAMÃE AMÉLIA

Por aqui ainda não iniciamos o desfralde, mas estou começando a me preparar para esse momento e quero que ele seja feito com o máximo de calma possível e no tempo da Julia. Acho uma idéia mega legal dar recompensas para a criança quando ela faz xixi no troninho ou pede para ir ao banheiro e estimular sempre para que se sintam seguros. Não vejo a hora de desfraldar!

O BLOG: Meu nome é Jenny e sou do Blog Papo de Mamãe Amélia, onde conto um pouco do meu dia a dia como Mãe e Dona de casa e dou várias dicas! Conheça o Blog!

Conheça o blog Papo de Mamãe Amélia.

MÃES BRASILEIRAS

Tudo relacionado à criança requer cuidado, atenção, respeito e paciência. O desfralde é um ponto super importante e merece atenção na maternidade. Eu pude vivenciar duas experiências ao mesmo tempo de forma diferentes, mesmo seguindo o mesmo jeito com os gêmeos, Victor teve sua dificuldade um pouco maior quando ia evacuar, respeitei e para esse momento colocava fraldas. Falava e incentivada eles a usarem o troninho, variadas vezes deixei eles somente de cueca e calcinha, toda vez que faziam não me importei em trocar por uma limpa, não brigava, apenas ressaltava o uso do troninho. Quando optamos pelo desfralde noturno, fazia da mesma forma, trocava imediatamente o lençol, pijama e cobertor. Não me importei com o tempo ou idade, mas sim o bem estar psicológico dos meus twins. Aqui aconteceu por volta de 1 ano e 8 meses até 3 anos com o desfralde noturno. (Cléo Silva Oliveira)

O BLOG: Portal Mães Brasileiras – Feito por mães reais, para mães reais. Duas mães em diferentes situações e experiências vividas, mas com único sentimento, o amor incondicional pelos filhos.

Conheça o blog Mães Brasileiras.

CRIANÇARIA

Passei por duas situações bem diversas de desfralde. Minha filha mais velha estava praticamente desfraldada e o pediatra me aconselhou a só fazer o desfralde após os 2 anos de vida. Voltei com a fralda por despreparo e falta de experiência e foi muito mais difícil desfraldá-la depois dos 2 anos. Ela já sabia o quão confortável era ficar de fralda e não precisar parar a brincadeira para ir ao banheiro. Minha segunda filha começou a ficar desconfortável com a fralda desde 1 ano e 8 meses e então resolvi desfraldá-la logo em seguida. 15 dias depois de conseguir tirar a fralda do dia, tirei a da noite e foi sucesso total. O desfralde da maturidade da criança. O conselho que eu dou é: se a criança sentir-se incomodada e insistir em tirar a fralda a hora é essa. Ela irá sinalizar.

O BLOG: Bela Aires é advogada e mãe de duas princesas de 7 e 4 anos. Desde que se tornou mãe passou a ter um interesse ainda maior por todo o universo materno e/ou infantil. Assim, surgiu o Criançaria, um site onde ela divide suas experiências e muitas informações.

Conheça o blog Criançaria.

IMPORTANTE: se você tem dicas sobre desfralde para compartilhar com outras mães, compartilhe aqui nos comentários!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".