Acupuntura para Infertilidade

Acupuntura para Infertilidade

 

Acupuntura para Infertilidade

Eu já mencionei aqui que sou paciente da Drª Erika Nery, acupunturista em Brasília, que me ajudou em diversas ocasiões com suas agulhas mágicas. Erika me acompanhou desde o 5º mês de gravidez da Júlia, quando eu, asmática e com rinite crônica, tive muitas crises de falta de ar e muita congestão nasal, sem poder usar remédios (descongestionantes nasais são proibidos na gestação pois são vasoconstritores e causam alterações no batimento cardíaco e na pressão arterial, e prejudicam o fluxo sanguíneo da placenta.). Depois que Júlia nasceu, ela me acompanhou no pós-parto, me auxiliando com amamentação, manutenção da produção de leite, com a constipação da Júlia (em bebês não são usadas agulhas, e sim sementinhas nos pontos que precisam ser trabalhados), e, mais tarde, quando Júlia desmamou, me auxiliou quando meus seios encheram muito e eu tive um princípio de mastite, condição que tratei apenas com as agulhas, sem nenhum remédio!

Em suma, é uma profissional super competente, e uma amiga amada e sempre muito acolhedora. Érika é acupunturista especialista em gestação, e compartilhou conosco o texto abaixo:

Prestes a ter seu primeiro filho, a atriz Fernanda Machado contou em seu Instagram há alguns meses que a acupuntura foi uma de suas aliadas para vencer a endometriose e conseguir engravidar. Pesquisas comprovam que a acupuntura auxilia na melhora da fertilidade, visto que gera equilíbrio nos órgãos reprodutores, aumenta o fluxo energético (Qi), reequilibrando o sistema hormonal. Além disso, a acupuntura também pode auxiliar de forma complementar em outros tratamentos, como fertilização in vitro (FIV).

Um estudo com 243 pacientes na China em tratamento em clínicas de fertilização concluiu que, tendo em vista que a possibilidade de ficar grávida cresce, cerca de 65%, e de continuar com a gestação 87%, comprova-se a eficácia da acupuntura nas taxas de sucesso nos tratamentos de fertilização in vitro(FIV).

As FIVS utilizam medicações para induzir ovulação (menopur, gonal, clomid). O tratamento com acupuntura tem o mesmo objetivo, auxilia na maturação folicular nos primeiros 8 dias do clico menstrual, melhorando a quantidade de folículo, estimulando a ovulação de forma natural, sem remédios.

As agulhas para fertilidade possuem boa resposta, tanto em ciclos naturais, quanto em tratamentos complementares como FIVS. Um estudo alemão mostrou que 42% das mulheres que combinam acupuntura no tratamento da FIV engravidam, enquanto as que não usaram a acupuntura apenas 26% engravidaram.

A medicina tradicional chinesa, que tem a acupuntura como um dos seus métodos, identifica vários padrões de desarmonia capazes de gerar a infertilidade, tais como: falta de energia, menstruações irregulares, stress metabólico, cansaço excessivo, estagnações de energia do fígado e estase de sangue (endometriose, trompas obstruídas, ovários policísticos).

Na visão da medicina oriental, os pontos de acupuntura selecionados aumentarão a probabilidade de a mulher engravidar, pois fazem com que o útero e o sistema nervoso autônomo otimizem a receptividade do endométrio. Esses pontos bem selecionados, após avaliação correta, aumentarão a probabilidade de gravidez, visto que atuam no sistema nervoso autônomo e estimulam a hipófise na liberação do FSH e LH, estradiol e progesterona, hormônios responsáveis por melhorar a quantidade de folículos, a ovulação e a espessura do endométrio.

A acupuntura atua reequilibrando esses sistemas corporais, e aumentando o fluxo sanguíneo no útero (melhora as condições do endométrio, incluindo a melhora da perfusão uterina), auxiliando na nidação (fixação do embrião na parede do útero). Além disso, estimula a fabricação de substâncias que combatem os efeitos negativos do stress e da ansiedade, condições que atrapalham as probabilidades de sucesso nos tratamentos.

Outro estudo também mostrou que apenas 6% das mulheres que fizeram acupuntura junto ao tratamento da FIV sofreram aborto, enquanto nas que não fizeram acupuntura este número subiu para 20%.

Portanto, o tratamento da acupuntura é eficaz no tratamento tanto da infertilidade, quanto nos casos de abortos recorrentes. E ainda, auxilia na implantação do embrião tanto em gravidez natural, quanto fertilização in vitro.

SERVIÇO

logoerika

 

 

 

 

 

 

Espaço Érika Nery
Centro Clínico Metrópolis, 607 Sul, sala 215
Telefones: (61)3536-8925 ou (61) 8471-2812 (WhatsApp)

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!