Exposição 'Universo Surpreendente'

Exposição 'Universo Surpreendente'

(Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

Exposição ‘Universo Surpreendente’

Está em cartaz, no Planetário de Brasília, a exposição Universo Surpreendente, com apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Brasília. A exposição é uma iniciativa da organização intergovernamental de ciência e tecnologia preeminente alemã (ESO), e aborda a concepção, construção e funcionamento dos maiores observatórios astronômicos terrestres do mundo, possibilitando importantes descobertas científicas.

Os painéis fotográficos com imagens de galáxias, nebulosas planetárias e constelações estrelares podem ser vistos por tempo indeterminado. As fotos, que chamam atenção pelas cores e nuances das formas (como galáxias espirais em forma de sombrero – o famoso chapéu mexicano), foram tiradas por um telescópio com tecnologia de ponta e padrão de referência da astronomia europeia, o Very Large Telescope, e pelo telescópio espacial Hubble. Réplicas das roupas usadas pelo astronauta brasileiro Marcos Pontes e de modelos de espaçonaves também fazem parte do acervo.

Exposição 'Universo Surpreendente'

(Foto: Andre Borges/Agência Brasília)

De acordo com o GDF, desde o dia da abertura, mais de 800 visitantes e alunos de 22 escolas já passaram pela mostra. Voltada para todas as idades, a mostra tem os estudantes como público-alvo.

A entrada é gratuita e aberta ao público, e o período de visitação segue por tempo indeterminado. O Planetário funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!