IMG_2109

foto (6)

Bruna #aos2 visitando a 308 Sul. Imagens das árvores lindas e divertidas próximas ao Bloco i.

Passeio gratuito com crianças em Brasília: conheça as Quadras 108 e 308 Sul

– Quadra 308 Sul:

Eu e a Mari gostamos de publicar sugestões de passeios gratuitos (ou baratos… tipo até R$10) para os leitores deste Roteiro Baby que residem em Brasília. Isso porque nós de-tes-ta-mos quando ouvimos as pessoas dizerem equivocadamente que “não tem nada para fazer nessa cidade”. Nós não concordamos com quem diz isso e vamos provar que tem muita coisa divertida, sem custo (ou a custo baixo) para fazer em Brasília, com as crianças. Basta ter disposição e ler o Roteiro Baby (risos) para aproveitar o que a Capital tem a oferecer para famílias!

A primeira dessas dicas é uma visita à 308 Sul: um programinha gratuito (ou que sai barato se começar com uma água de coco vendida na banca de revistas da quadra 108 Sul) e que é muito divertido.

A 308 Sul é uma Quadra Modelo de Brasília, já que a obediência rigorosa à orientação do relatório do Plano Piloto, de Lúcio Costa, conferiu à quadra uma urbanização avançada e de valor histórico incontestável, transformando-a em referência de como deveriam ser as superquadras da cidade.

IMG_2098

Bruna #aos4 na Igrejinha da 308 Sul.

IMG_2109

Eu começo esse pela famosa e linda (1) Igrejinha e sempre tiro fotos naquele painel lindo do Athos Bulcão, que merece muito ser apresentado aos pequenos.

A Igreja Nossa Senhora de Fátima equivale ao primeiro templo em alvenaria a ser erguido em Brasília, inaugurado em 1958. Sabemos que a igreja foi construída em cem dias, com o objetivo de pagar uma promessa da primeira-dama Sarah Kubitschek, feita para curar sua filha. E o interessante nesta visita, além da missa, é observar (e mostrar para as crianças) que a capela, projetada por Oscar Niemeyer, faz referência a um chapéu de freiras. Nas laterais, lindos azuleijos de Athos Bulcão a decoram.

Depois sigo para o (2) laguinho de carpas (em frente ao Bloco F) e vou andando até as (3) as árvores mais divertidas da cidade (risos), que ficam atrás do Bloco I, paralelas à W2.

Bruna #aos4 admirando o Laguinho de Carpas do Bloco F da 308 Sul.

IMG_2140

foto (3)

Bruna #aos3 em uma de suas muitas visitas ao Laguinho de Carpas do Bloco F da quadra 308 Sul.

O laguinho de carpas eu já descrevi em post anterior, com dicas. E as árvores balanço eu conheci após a dica do blog Quadrado Brasília.

foto (7)

Bruna #aos2 brincando nas árvores da 308 Sul (entre o bloco i e a W2).

IMG_2143

Bruna #aos4 aproveitando as árvores da 308 Sul (entre o bloco i e a W2)

Essas árvores lembram a minha infância e a época em que eu morava em Goiânia e passava muitos finais de semana (e férias) na fazenda de um tio, que tinha a sorte de ter uma Mangueira antiga, cheia de galhos baixos que serviam como balanços para mim, minha irmã e primos. O local é um verdadeiro parque de diversões e tem até banquinho para os pais observarem os filhos brincarem embaixo da deliciosa sombra da árvore.

Seria um parque de diversão para os pais também (sim… eu adoraria ter subido na árvore também!), no entanto, é gentil poupar a árvore, que já é uma “vovó” (nas palavras da Carol Nogueira) para que ela ainda possa ser apresentada a muitas e muitas crianças!

– Quadra 108 Sul

Para encerrar esse passeio, pego o carro e vou até a (4) banca de revistas da 108 Sul para tomar uma água de coco geladinha, ver minha filha pulando amarelinha e (5) admirar a árvore mais linda de Brasília.

IMG_2117

A árvore fica ao lado da banquinha, é enorrrme e tem um túnel no seu interior que faz a alegria da criançada pequena (e grande como eu).

IMG_2127

IMG_2126

Notem, então, que se trata de 5 programas em 1! Programinhas despretensiosos, culturais, super divertidos e o melhor: gratuitos.

LEIA MAIS: você também pode gostar de saber 10 Coisas para Fazer em Brasília com R$10 reais.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".