11070178_976878022324534_2095977587797341381_n

11070178_976878022324534_2095977587797341381_n

 

O CCBB-Brasília recebe a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada, resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural, da UNESCO e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej).

São 10 programas com filmes de longa e curta metragem voltados para crianças e adolescentes e divididos por classificação etária. Os filmes da Mostra Nueva Mirada propõem um novo olhar sobre a vida. Estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e abarcam a realidade da infância e juventude de diversos países.

Com uma programação organizada por idades, de 4 a 8 anos, de 9 a 12 anos, de 13 a 15 anos e de 16 anos em diante, o Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada é uma oportunidade única para a comunidade educativa e para as famílias assistirem a obras audiovisuais que os circuitos comerciais de cinema e televisão não sonham incluir. Para reafirmar o seu apoio a educação e democratização da cultura, o CCBB disponibiliza ônibus gratuito para o transporte de alunos e educadores, mediante agendamento prévio pelo telefone e/ou email: (61) 3108-7626 / ccbbbrasilia@gmail.com . ONGs, creches, e outras instituições de ensino também podem realizar agendamento. Este evento não tem caráter restrito, sendo possível também, a participação do público externo.

A programação acontece no Cinema do CCBB (SCES, Trecho 02, lote 22), com entrada franca. A classificação indicativa segue nos descritivos abaixo.

DIA 26/03 – 5a feira
10h
Programa 10 (a partir de 11 anos)
Toni, o garimpeiro (Alemanha, 2007, 89min. Dir. Norbert Lechner)
O herói desta história tem 11 anos e se chama Toni Sedlacek, conhecido por Toni, “o buscador de ouro”. Ele mora na periferia da cidade, com a mãe e o cachorro Strupp. A história conta sua luta para conseguir a aceitação do filho do sitiante, Hans Beil, que com sua gangue não só aterroriza Toni, mas também tenta se apossar de “seu” barco de ouro, o lugar onde Toni tenta conseguir o metal, como o avô dele costumava fazer. O conflito começa quando Toni realmente encontra o ouro. Com inveja, Hans Beil e a gangue também começam a buscar ouro. Ali vão encontrar algo muito mais explosivo: uma velha espingarda e munições enterradas desde o fim da guerra.

15h
Programa 8 (a partir de 11 anos)
O Rei Siri (Sri Lanka, 2008, 88min. Dir. Somaratne Dissanayake)
Sirimal é uma criança de 11 anos, com uma família muito pobre e que mora num povoado longínquo. Ele consegue uma das mais altas notas da classe e ganha uma bolsa para um colégio exclusivo da cidade. Ali deve se acostumar com os coleguinhas de famílias ricas e da alta sociedade, e enfrenta muitos desafios sociais e financeiros. É selecionado então para interpretar o papel de um rei numa peça do colégio, e seu maior desafio será encontrar o dinheiro para confeccionar a fantasia.

DIA 27/03 – 6a feira
10h
Programa 1 (4 a 10 anos)
Kérity, a mansão dos contos (França, 2009, 80 min. Dir. Dominique Monféry)
Natanael ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa como herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para Natanael. O menino descobre que os livros servem como esconderijo para todos os heróis da literatura infantil, que contam com ele para que os proteja. Quando os pais de Natanael começam a vender os livros, ele enfrenta tudo para salvar os pequeninos “amigos”.

15h
Programa 6 (a partir de 14 anos) 11 curtas
Recto verso (França-Bélgica, 2006, 3min)
Deus (branco) e o Diabo (negro) brigam utilizando o fundo do filme. É um choque gráfico entre as cores branco e preto, com espaços cheios e vazios, e com linhas e curvas.
Os Chulpas (Chile, 2006/2007, 8min)
Em um tempo em que não existe o sol, no deserto mais árido do mundo, vive em harmonia um povo de seres que adoram a lua. Um dia eles são visitados por um homem pássaro, uma criatura mitológica que anuncia a chegada de um novo deus, cuja aparição mudará suas vidas para sempre. Roteiro baseado em relato das culturas dos índios Aimará, de Los Andes.
Maria Flor (Brasil, 2008, 2min e 58seg)
Uma pequena história laranja e azul.
A árvore das crianças (Hungria, 2008, 2min e 40seg)
A árvore das crianças conta a história de uma criança e de uma maravilhosa gangorra. A menina tenta, com muita criatividade e com a ajuda de uma borboleta, subir na gangorra, que está muito alta. Mas vai se deparar com uma surpresa quando subir.
Pescador de sonhos (Portugual-Brasil, 2006, 11min)
Em mundo escuro na busca por um mundo de luz e cor, enfrentando um caminho muito perigoso. Quando o pescador de sonhos finalmente alcança seu sonho, simplesmente pode ver como desaparece e tudo volta a se converter num mundo de silêncio e solidão, talvez porque foi muito depressa. Agora está de volta ao mundo real porque precisa de respostas e porque a esperança permanece.
Fábula sobre um prego (Eslováquia, 2006, 5min e 30seg)
Breve relato sobre um prego que não queria ser pregado.
As cores de Miriam (Estônia, 2008, 5min)
Miriam acha algumas fotos antigas. Enquanto as olha, começa a ver o mundo ao redor em preto e branco. E isso também acontece com o Irmãozinho e a Galinha. O mundo em preto e branco deixa todos tristes. Felizmente há um arco-íris de onde a Galinha vai conseguir as cores de volta.
Cachorro-guia (EUA, 2006, 5min e 45seg)
Um herói canino ajuda as pessoas cegas obtendo resultados desastrosos.
A menina na caixa de sapatos (Rússia, 2007, 6min e 20seg)
Pode ser tarde demais para perceber que você perdeu algo grande e importante enquanto brincava.
O pássaro e o homem (Argentina, 2005, 1min e 50seg)
Um homem sentado no banco de uma praça tenta de todo jeito conseguir que um pássaro fique a seu lado. Mas, como não consegue, o homem começa a chorar. Então, o pássaro mostra a ele que de fato não queria fugir.
Aldeia Global Karl Marx (Rússia, 2007, 3min e 27seg)
Primavera dos anos 1980. O comunismo triunfa na terra. Nova York celebra com entusiasmo o 1º de maio. Londres lidera os recordes de reciclagem de lixo. Outro monumento a um líder do proletariado na África do Sul é inaugurado. Um jovem, cujo coração transborda de amor, canta uma canção sobre sua namorada. Viaje a diferentes países onde reinam a igualdade e a irmandade tão sonhadas

DIA 28/03 – SÁBADO
15h
Programa 2 (4 a 10 anos)
Gnomos & Trolls – a câmara secreta (Suécia, 2008, 75min. Dir. Robert Rhodin)
Júnior, um gnomo adolescente, ama desenhar novos aparelhos e dispositivos eletrônicos em sua árvore-laboratório. Mas seu pai, Jalle, o chefe da floresta, gostaria que ele fosse seu sucessor no cargo. Apesar das diferenças entre eles, na primeira tormenta do inverno eles distribuem juntos comida aos animais que em breve começarão a hibernar. Então vem o desastre: os irmãos troll Face e Slim arquitetam um plano para roubar a comida da toca secreta dos gnomos. Mas Júnior e seu melhor amigo Sneaky tentarão impedi-los, fazendo uma viagem heroica até as profundezas da caverna dos trolls. Lá Júnior descobrirá que não só acalenta uma grande paixão pela invenção, mas também por defender a floresta.

16h30
Programa 3 (a partir de 6 anos) 13 curtas
Estreia (Rússia, 2010, 5min e 30seg)
Uma ratinha quer ser atriz; um elefantinho tem medo do palco.
Borboleta (Brasil, 2011, 1min e 30 seg)
O primeiro encontro de uma menina com uma borboleta.
Apollo (Alemanha, 2010, 6min)
Um pequeno foguete alcança seu grande desejo. De longe a Terra é o lugar mais lindo do universo.
Mungge – nunca mais (Suíça, 2010, 6min e 20 seg)
Ser sonâmbulo pode ser muito perigoso, ainda mais quando duas marmotas e um ouriço tentam salvar seu amigo dormindo.
Menina da chuva (Brasil, 2010, 6min)
Bonecas vermelhas para meninas vermelhas. Bolas azuis para meninos azuis.
Imago (França, 2004, 12min)
Aos oito anos, Antoine perdeu o pai em um acidente de avião. Incapaz de aceitar essa morte, tentará reviver e aceitar a perda em um sonho.
Bach (Rússia, 2010, 5min e 50seg)
Um caracolzinho começa uma grande viagem
Gig – jornada para as estrelas (Croácia, 2010, 6min e 30seg)
Um extraterrestre chamado Gig sonha estar entre as estrelas e, para consegui-lo, utilizará tecnologia avançada. Mas os problemas surgem quando os equipamentos começam a quebrar
Coisas que é melhor não misturar (Países Baixos, 2010, 2min e 10 seg)
Existe uma série de coisas que não deveriam ser misturadas.
Josué e o pé de macaxeira (Brasil, 2009, 12min)
Ao trocar seu burro por uma mandioca mágica, Josué descobre que não são apenas feijões que podem dar origem a uma grande aventura. Josué e o pé de macaxeira é uma comédia adaptada da fábula de Hans Christian Andersen, João e o pé de feijão.
Água mágica (Letônia, 2009, 10min)
Munk e Lemmy tentam plantar um pequeno pé de maçã no meio do deserto. Como a planta necessita de água, Munk vai buscá-la e por acaso encontra um oásis com uma fonte de água natural. No caminho de volta, Munk não se dá conta de que cada gota de água que cai na areia, nasce uma nova planta. A água da fonte é mágica!
Sobre animais e pessoas (Rússia, 2008, 7min e 30seg)
Nossos irmãos do reino animal necessitam de cuidados e se os humanos não aprenderem a viver em harmonia com os animais que os cercam, a natureza poderá desaparecer.
Lua cheia (Alemanha, 2009, 6min e 20seg)
Uma ambiciosa avó quer tricotar um suéter para a lua, mas se esquece de calcular o “crescente” e o “minguante” de sua cliente. Apesar da decepção, finalmente consegue satisfazer sua vontade de tricotar.

18h30
Programa 9 (a partir de 11 anos)
Max envergonhado (Dinamarca, 2008, 94min. Dir. Lotte Svendsen)
Max é um garoto de 12 anos que mora com a mãe, muito impulsiva. Ela tem as melhores intenções, mas não pode dizer coisas que o envergonhem! Ele, além do mais, está perdidamente apaixonado por Ofelia, a bela e nova coleguinha de escola. Porém, por mais que Max tente chamar a atenção e impressioná-la, Ofélia é indiferente e se faz de difícil. O Natal e o Ano-novo estão chegando. Será que Max descobrirá o que ele quer ser e com quem ele quer ficar antes da chegada das festas?

DIA 29/03 – DOMINGO
14h30
Programa 4 (4 a 10 anos) 11 curtas
Caça (Letônia, 2007, 9min)
O velho vigia do parque mora no meio da floresta, em harmonia com todos os animais que vivem ali. De repente, sabe que alguns caçadores chegarão para caçar seus amigos. Quando a situação parece estar fora de controle, aparece uma equipe de resgate que parece poder ajudar
Contos celestes: marés (Espanha-França, 2005, 3min)
A lua, o sol e as nuvens flutuam em paz no céu sobre diferentes horizontes: a cidade, o mar, as montanhas… Mas a harmonia vai durar muito pouco, porque o homem surge para deixar sua civilizada e marca registrada. Será que os astros permitirão que ele o consiga.
Relógio cuco (França, 2007 3min e 23seg)
Os objetos de uma cozinha adquirem vida quando não há ninguém por perto. O divertimento principal é um jogo de dardos entre o saca-rolha e a jarra. Mas um dia acontece algo inesperado…
Em casa com a Sra. Hen (Canadá, 2006, 7min e 52seg)
Esta é uma história emotiva e ao mesmo tempo engraçada, que aborda as questões da maternidade. Sem cair numa mensagem moralista, o filme descreve os chiliques de uma criança e os esforços de uma terna mãe para conseguir tranquilizá-la
O peixe (Irã, 2006, 5min)
Os peixes nadam tão alegremente! A vida é tão colorida debaixo d’água. A vida subaquática pelo ponto de vista de um peixe.
Relacionamentos (Brasil, 2005, 5min)
Por meio de comics animados são mostrados diversos tipos de relacionamentos, muitas vezes complicados.
O soldado Trifaldón (Chile, 2005, 2min e 5seg)
Um exército formado por sementes de melão, comandadas pelo soldado Trifaldón, enfrenta uma praga muito brava. A praga não deixa nada doce, agridoce ou excessivamente doce reproduzir-se no local. Começa então uma briga daquelas entre os capitães, mas logo eles assinarão a paz e tudo ficará bem.
Corvos (Irã, 2006, 6min)
A história de um grupo de corvos e as diferentes situações que atravessam quando decidem encontrar um nariz para um boneco de neve.
Aventuras olímpicas (Irã, 2006, 1 min. por história)
Divertidos curtas sobre os Jogos Olímpicos.
Cores (Espanha, 2004, 2min e 57seg)
Um grupo de lápis de cor muito camarada está terminando um desenho na escrivaninha de uma criança. O lápis menor quer colaborar também, mas sofre um pequeno acidente que o deixa de fora da brincadeira. Cores é uma preciosa história que nos mostra a importância da amizade e do trabalho em equipe.
Pik & Nik (Eslováquia, 2006, 5min)
O garoto Pik e a garota Nik fazem uma viagem ao mar com seu cachorro. Pik e o cachorro curtem o passeio pulando entre as ondas. A garota tem medo do mar e prefere ficar na areia. Porém, quando os amigos entram em perigo, ela vence o medo e luta para salvá-los.

16h30
Programa 5 (4 a 10 anos) 9 curtas
O Peixinho (Rússia, 2007, 10min)
O pequeno mundo de uma criança é maravilhoso e extremamente complexo. Aparentemente, um fato sem muita importância pode ser uma tragédia em sua vida. Por outro lado, a alma bondosa de um bebê pode fazer milagres e até alegrar a vida de um peixinho.
Histórias do vento (Venezuela, 2007, 12min)
Uma criança de 3 anos começa a se interessar pela misteriosa gravidez da mãe quando vê um franguinho nascer. Porém, no decorrer da história, certos acontecimentos mudarão sua inocência – ela verá o ciclo da vida descortinar-se diante de si.
O Varredor da Lua (Rússia, 2007, 5min e 11seg)
O filme aborda a beleza e a eterna ambição do ser humano, que nos leva à completa negação de uma existência “terrestre”.
As Novas Espécies (Letônia, 2008, 9min)
Um cientista encontra uma nova espécie de bichos. Os bichos-crianças fazem tudo o que podem para salvar seus pais da coleção do cientista.
Os meninos da Lua (Suíça, 2008, 4min e 44seg)
Várias crianças dormem tranquilamente dentro da Lua. Mas um dia elas acordam e…
Quando rodam as maçãs (Letônia, 2009, 7min)
Gato mora num antigo armário de madeira com seu grande amigo Ratón (um rato). No povoado onde residem há um pomar de macieiras aonde Gato sempre vai para colher maçãs. Mas, dessa vez, ele terá uma surpresa: um ovo muito esquisito aparece no local.
A foto rasgada de Miriam (Estônia, 2009, 5min)
Miriam assume toda a culpa pela foto quebrada. Mas o irmão menor não aceita e admite que foi ele. No fim, a galinha precisa sair e confessar que, de fato, foi ela a culpada de tudo.
Grandes planos (Suíça, 2008, 3min e 59seg)
Mesmo quando tudo está muito bem planejado, não é fácil construir uma máquina que venda maçãs. Mas uma grande ideia conseguirá resgatá-la…
Meu final feliz (Alemanha, 2007, 5min e 10seg)
Todos os cachorros brincam com sua cauda. Mas, daquela vez, um deles consegue finalmente mordê-la. Isso vai mudar a vida dele: será o começo de uma grande amizade.

18h30
Programa 8 (a partir de 11 anos)
O Rei Siri (Sri Lanka, 2008, 88min. Dir. Somaratne Dissanayake)
Sirimal é uma criança de 11 anos, com uma família muito pobre e que mora num povoado longínquo. Ele consegue uma das mais altas notas da classe e ganha uma bolsa para um colégio exclusivo da cidade. Ali deve se acostumar com os coleguinhas de famílias ricas e da alta sociedade, e enfrenta muitos desafios sociais e financeiros. É selecionado então para interpretar o papel de um rei numa peça do colégio, e seu maior desafio será encontrar o dinheiro para confeccionar a fantasia.

DIA 01/04 – 4a FEIRA
10h
Programa 7 (a partir de 11 anos)
Os crocodilos (Alemanha, 2009, 97min. Dir. Cristian Ditter)
Hannes quer fazer parte dos Crocodilos, uma gangue de crianças do bairro. Ele tem de aceitar um desafio, pondo em risco a sua vida, e então é salvo por Kai, que também quer ser um dos Crocodilos. O único problema é que Kai está numa cadeira de rodas. As crianças pensam que ele é apenas um “inválido”. Mas quando Kai é testemunha de um roubo, então é aceito pelos Crocodilos. Com essa ajuda eles querem resolver o caso e frustrar a gangue de ladrões.

15h
Programa 9 (a partir de 11 anos)
Max envergonhado (Dinamarca, 2008, 94min. Dir. Lotte Svendsen)
Max é um garoto de 12 anos que mora com a mãe, muito impulsiva. Ela tem as melhores intenções, mas não pode dizer coisas que o envergonhem! Ele, além do mais, está perdidamente apaixonado por Ofélia, a bela e nova coleguinha de escola. Porém, por mais que Max tente chamar a atenção e impressioná-la, Ofélia é indiferente e se faz de difícil. O Natal e o Ano-novo estão chegando. Será que Max descobrirá o que ele quer ser e com quem ele quer ficar antes da chegada das festas?

DIA 02/04 – 5a FEIRA
10h
Programa 10 (a partir de 11 anos)
Toni, o garimpeiro (Alemanha, 2007, 89min. Dir. Norbert Lechner)
O herói desta história tem 11 anos e se chama Toni Sedlacek, conhecido por Toni, “o buscador de ouro”. Ele mora na periferia da cidade, com a mãe e o cachorro Strupp. A história conta sua luta para conseguir a aceitação do filho do sitiante, Hans Beil, que com sua gangue não só aterroriza Toni, mas também tenta se apossar de “seu” barco de ouro, o lugar onde Toni tenta conseguir o metal, como o avô dele costumava fazer. O conflito começa quando Toni realmente encontra o ouro. Com inveja, Hans Beil e a gangue também começam a buscar ouro. Ali vão encontrar algo muito mais explosivo: uma velha espingarda e munições enterradas desde o fim da guerra.

15h
Programa 8 (a partir de 11 anos)
O Rei Siri (Sri Lanka, 2008, 88min. Dir. Somaratne Dissanayake)
Sirimal é uma criança de 11 anos, com uma família muito pobre e que mora num povoado longínquo. Ele consegue uma das mais altas notas da classe e ganha uma bolsa para um colégio exclusivo da cidade. Ali deve se acostumar com os coleguinhas de famílias ricas e da alta sociedade, e enfrenta muitos desafios sociais e financeiros. É selecionado então para interpretar o papel de um rei numa peça do colégio, e seu maior desafio será encontrar o dinheiro para confeccionar a fantasia.

DIA 04/04 – SÁBADO
15h
Programa 2 (4 a 10 anos)
Gnomos & Trolls – a câmara secreta (Suécia, 2008, 75min. Dir. Robert Rhodin)
Júnior, um gnomo adolescente, ama desenhar novos aparelhos e dispositivos eletrônicos em sua árvore-laboratório. Mas seu pai, Jalle, o chefe da floresta, gostaria que ele fosse seu sucessor no cargo. Apesar das diferenças entre eles, na primeira tormenta do inverno eles distribuem juntos comida aos animais que em breve começarão a hibernar. Então vem o desastre: os irmãos troll Face e Slim arquitetam um plano para roubar a comida da toca secreta dos gnomos. Mas Júnior e seu melhor amigo Sneaky tentarão impedi-los, fazendo uma viagem heroica até as profundezas da caverna dos trolls. Lá Júnior descobrirá que não só acalenta uma grande paixão pela invenção, mas também por defender a floresta.

16h30
Programa 3 (a partir de 6 anos) 13 curtas
Estreia (Rússia, 2010, 5min e 30seg)
Uma ratinha quer ser atriz; um elefantinho tem medo do palco.
Borboleta (Brasil, 2011, 1min e 30 seg)
O primeiro encontro de uma menina com uma borboleta.
Apollo (Alemanha, 2010, 6min)
Um pequeno foguete alcança seu grande desejo. De longe a Terra é o lugar mais lindo do universo.
Mungge – nunca mais (Suíça, 2010, 6min e 20 seg)
Ser sonâmbulo pode ser muito perigoso, ainda mais quando duas marmotas e um ouriço tentam salvar seu amigo dormindo.
Menina da chuva (Brasil, 2010, 6min)
Bonecas vermelhas para meninas vermelhas. Bolas azuis para meninos azuis.
Imago (França, 2004, 12min)
Aos oito anos, Antoine perdeu o pai em um acidente de avião. Incapaz de aceitar essa morte, tentará reviver e aceitar a perda em um sonho.
Bach (Rússia, 2010, 5min e 50seg)
Um caracolzinho começa uma grande viagem
Gig – jornada para as estrelas (Croácia, 2010, 6min e 30seg)
Um extraterrestre chamado Gig sonha estar entre as estrelas e, para consegui-lo, utilizará tecnologia avançada. Mas os problemas surgem quando os equipamentos começam a quebrar
Coisas que é melhor não misturar (Países Baixos, 2010, 2min e 10 seg)
Existe uma série de coisas que não deveriam ser misturadas.
Josué e o pé de macaxeira (Brasil, 2009, 12min)
Ao trocar seu burro por uma mandioca mágica, Josué descobre que não são apenas feijões que podem dar origem a uma grande aventura. Josué e o pé de macaxeira é uma comédia adaptada da fábula de Hans Christian Andersen, João e o pé de feijão.
Água mágica (Letônia, 2009, 10min)
Munk e Lemmy tentam plantar um pequeno pé de maçã no meio do deserto. Como a planta necessita de água, Munk vai buscá-la e por acaso encontra um oásis com uma fonte de água natural. No caminho de volta, Munk não se dá conta de que cada gota de água que cai na areia, nasce uma nova planta. A água da fonte é mágica!
Sobre animais e pessoas (Rússia, 2008, 7min e 30seg)
Nossos irmãos do reino animal necessitam de cuidados e se os humanos não aprenderem a viver em harmonia com os animais que os cercam, a natureza poderá desaparecer.
Lua cheia (Alemanha, 2009, 6min e 20seg)
Uma ambiciosa avó quer tricotar um suéter para a lua, mas se esquece de calcular o “crescente” e o “minguante” de sua cliente. Apesar da decepção, finalmente consegue satisfazer sua vontade de tricotar.

18h30
Programa 1 (4 a 10 anos)
Kérity, a mansão dos contos (França, 2009, 80 min. Dir. Dominique Monféry)
Natanael ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa como herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para Natanael. O menino descobre que os livros servem como esconderijo para todos os heróis da literatura infantil, que contam com ele para que os proteja. Quando os pais de Natanael começam a vender os livros, ele enfrenta tudo para salvar os pequeninos “amigos”.

DIA 05/04 – DOMINGO
14h30
Programa 4 (4 a 10 anos) 11 curtas
Caça (Letônia, 2007, 9min)
O velho vigia do parque mora no meio da floresta, em harmonia com todos os animais que vivem ali. De repente, sabe que alguns caçadores chegarão para caçar seus amigos. Quando a situação parece estar fora de controle, aparece uma equipe de resgate que parece poder ajudar
Contos celestes: marés (Espanha-França, 2005, 3min)
A lua, o sol e as nuvens flutuam em paz no céu sobre diferentes horizontes: a cidade, o mar, as montanhas… Mas a harmonia vai durar muito pouco, porque o homem surge para deixar sua civilizada e marca registrada. Será que os astros permitirão que ele o consiga.
Relógio cuco (França, 2007 3min e 23seg)
Os objetos de uma cozinha adquirem vida quando não há ninguém por perto. O divertimento principal é um jogo de dardos entre o saca-rolha e a jarra. Mas um dia acontece algo inesperado…
Em casa com a Sra. Hen (Canadá, 2006, 7min e 52seg)
Esta é uma história emotiva e ao mesmo tempo engraçada, que aborda as questões da maternidade. Sem cair numa mensagem moralista, o filme descreve os chiliques de uma criança e os esforços de uma terna mãe para conseguir tranquilizá-la
O peixe (Irã, 2006, 5min)
Os peixes nadam tão alegremente! A vida é tão colorida debaixo d’água. A vida subaquática pelo ponto de vista de um peixe.
Relacionamentos (Brasil, 2005, 5min)
Por meio de comics animados são mostrados diversos tipos de relacionamentos, muitas vezes complicados.
O soldado Trifaldón (Chile, 2005, 2min e 5seg)
Um exército formado por sementes de melão, comandadas pelo soldado Trifaldón, enfrenta uma praga muito brava. A praga não deixa nada doce, agridoce ou excessivamente doce reproduzir-se no local. Começa então uma briga daquelas entre os capitães, mas logo eles assinarão a paz e tudo ficará bem.
Corvos (Irã, 2006, 6min)
A história de um grupo de corvos e as diferentes situações que atravessam quando decidem encontrar um nariz para um boneco de neve.
Aventuras olímpicas (Irã, 2006, 1 min. por história)
Divertidos curtas sobre os Jogos Olímpicos.
Cores (Espanha, 2004, 2min e 57seg)
Um grupo de lápis de cor muito camarada está terminando um desenho na escrivaninha de uma criança. O lápis menor quer colaborar também, mas sofre um pequeno acidente que o deixa de fora da brincadeira. Cores é uma preciosa história que nos mostra a importância da amizade e do trabalho em equipe.
Pik & Nik (Eslováquia, 2006, 5min)
O garoto Pik e a garota Nik fazem uma viagem ao mar com seu cachorro. Pik e o cachorro curtem o passeio pulando entre as ondas. A garota tem medo do mar e prefere ficar na areia. Porém, quando os amigos entram em perigo, ela vence o medo e luta para salvá-los.

16h30
Programa 5 (4 a 10 anos) 9 curtas
O Peixinho (Rússia, 2007, 10min)
O pequeno mundo de uma criança é maravilhoso e extremamente complexo. Aparentemente, um fato sem muita importância pode ser uma tragédia em sua vida. Por outro lado, a alma bondosa de um bebê pode fazer milagres e até alegrar a vida de um peixinho.
Histórias do vento (Venezuela, 2007, 12min)
Uma criança de 3 anos começa a se interessar pela misteriosa gravidez da mãe quando vê um franguinho nascer. Porém, no decorrer da história, certos acontecimentos mudarão sua inocência – ela verá o ciclo da vida descortinar-se diante de si.
O Varredor da Lua (Rússia, 2007, 5min e 11seg)
O filme aborda a beleza e a eterna ambição do ser humano, que nos leva à completa negação de uma existência “terrestre”.
As Novas Espécies (Letônia, 2008, 9min)
Um cientista encontra uma nova espécie de bichos. Os bichos-crianças fazem tudo o que podem para salvar seus pais da coleção do cientista.
Os meninos da Lua (Suíça, 2008, 4min e 44seg)
Várias crianças dormem tranquilamente dentro da Lua. Mas um dia elas acordam e…
Quando rodam as maçãs (Letônia, 2009, 7min)
Gato mora num antigo armário de madeira com seu grande amigo Ratón (um rato). No povoado onde residem há um pomar de macieiras aonde Gato sempre vai para colher maçãs. Mas, dessa vez, ele terá uma surpresa: um ovo muito esquisito aparece no local.
A foto rasgada de Miriam (Estônia, 2009, 5min)
Miriam assume toda a culpa pela foto quebrada. Mas o irmão menor não aceita e admite que foi ele. No fim, a galinha precisa sair e confessar que, de fato, foi ela a culpada de tudo.
Grandes planos (Suíça, 2008, 3min e 59seg)
Mesmo quando tudo está muito bem planejado, não é fácil construir uma máquina que venda maçãs. Mas uma grande ideia conseguirá resgatá-la…
Meu final feliz (Alemanha, 2007, 5min e 10seg)
Todos os cachorros brincam com sua cauda. Mas, daquela vez, um deles consegue finalmente mordê-la. Isso vai mudar a vida dele: será o começo de uma grande amizade.

18h30
Programa 10 (a partir de 11 anos)
Toni, o garimpeiro (Alemanha, 2007, 89min. Dir. Norbert Lechner)
O herói desta história tem 11 anos e se chama Toni Sedlacek, conhecido por Toni, “o buscador de ouro”. Ele mora na periferia da cidade, com a mãe e o cachorro Strupp. A história conta sua luta para conseguir a aceitação do filho do sitiante, Hans Beil, que com sua gangue não só aterroriza Toni, mas também tenta se apossar de “seu” barco de ouro, o lugar onde Toni tenta conseguir o metal, como o avô dele costumava fazer. O conflito começa quando Toni realmente encontra o ouro. Com inveja, Hans Beil e a gangue também começam a buscar ouro. Ali vão encontrar algo muito mais explosivo: uma velha espingarda e munições enterradas desde o fim da guerra.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!