roteiro-baby-bolinho

roteiro-baby-bolinho

Imagem do Instagram @roteirobaby

Bolinho Integral Roteiro Baby

Depois que voltei a compartilhar dicas de lanches no Instagram @roteirobaby com a hashtag #lancheiradabruna, sem dúvidas, uma das perguntas que mais recebemos tem a ver com o bolinho  integral que faço, semanalmente, para a Bruna.

Faço uma receita de bolo caseiro todo domingo ou segunda-feira, divido a receita em forminhas de cupcakes (rende +- 16 bolinhos) e uso os bolinhos para os lanches escolares e do café da manhã dela. Eles não duram a semana inteira, mas duram uns 4 dias.

Eu ainda não tinha compartilhado a receita porque a cada semana eu substituía um ingrediente por aqui, já que as possibilidades para fazer um bolinho saudável são diversas.

roteiro-baby-Bolinho-semi-integral

Leite de vaca pode ser substituído por leite de arroz e outros diversos, assim como ovos podem ser substituídos por linhaça como ensina esse link. Manteiga pode ser substituída por óleo de coco. Farinha branca por farinha integral, chocolate por cacau ou alfarroba, açúcar refinado por açúcar mascavo. Essas substituições dependem do gosto da família, da dieta ou das restrições alimentares necessárias por alguma alergia ou intolerância.

Mas agora eu consegui chegar a uma receita ideal, fazendo todas as substituições possíveis. O bolinho é semi integral, já que ainda leva farinha branca. Mas é muito gostoso e tem um alto índice de proteína, já que 1/3 da farinha é aveia ou quinoa. Garanto que é de-li-ci-o-so e a criançada vai comer de boca cheia. Fica leve, meio molhado e muito saboroso.

INGREDIENTES:

2 colheres de linhaça dourada

100 ml de água

3 gemas

3 claras

7 colheres de óleo de coco

1 ½ xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de leite desnatado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de farinha de aveia em flocos finos

1/2 xícara (chá) de quinoa moída em flocos finos

2 colheres de cacau em pó

1 colher de essência de baunilha

1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

canela (opcional)

MODO DE PREPARO

1- Triture a linhaça no liquidificador e deixe hidratando com 100ml de água por 30 minutos, até virar um gel. Use a mistura com água e tudo para fazer o bolo.

2- Bata as claras em neve e reserve na geladeira.

3- Em uma batedeira, bata por 5 minutos: o açúcar, as gemas, o óleo de coco, o leite, a farinha de trigo, a farinha de aveia, a quinoa, o cacau, a baunilha e a linhaça hidratada.

4- Incorpore delicadamente as claras em neve e o fermento; e passe a mexer com espátula.

5- Encha forminhas de cupcake até a metade. As formas de papel devem estar dentro de uma forma de metal para não abrirem quando os bolinhos assarem.

6- Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que, espetando um palito no centro, este saia limpo.

Rende +- 16 bolinhos.

DICA: ESSE BOLO FICA DELICIOSO SE AS 02 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO INTEGRAIS FOREM SUBSTITUÍDAS POR FARINHA BRANCA E TODA A RECEITA FOR MANTIDA. NESSE CASO, ELE É SEMI-INTEGRAL, E CONTINUA TENDO UM ALTO ÍNDICE DE FIBRAS E PROTEÍNAS. FICA MUITO MAIS MACIO E MOLHADINHO SEMI-INTEGRAL.

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".