Novos horários do Planetário de Brasília

Novos horários do Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília agora abre todos os dias!

Informações Importantes:
1- O ingresso para as sessões de cúpula é 1kg de alimento (exceto sal) por pessoa. O alimento não será devolvido após o início da sessão comprada
2- Crianças abaixo dos três anos têm entrada livre.
3- É necessário um mínimo de 10 pessoas para as sessões de cúpula acontecerem, caso não se atinja o mínimo a sessão é cancelada.
4- Não é permitida a entrada de comidas e bebidas nas dependências do Planetário, e principalmente na Cúpula de projeção.
5- Os ingressos são distribuídos a partir das 8h, sendo possível a retirada de ingressos apenas para as sessões do dia. Podem ser retirados até 05 (cinco) ingressos por pessoa.
6- As sessões são pontuais, portanto cheguem com antecedência. É proibida a entrada após o início da sessão.

DICA DO ROTEIRO BABY: leve casaco, pois a sala de projeção fica a 19 graus!

PROGRAMAÇÃO:

Sessões de Cúpula durante a semana (segunda a sexta, sessões abertas ao público):

13654373_647883288694826_902300972533080524_n

2a feira: 
-17h: Origens da Vida: A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida exóticas são raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em “Origens da Vida” são mostrados os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. E traz um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem fantástica através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
-19h: Reino de luz – uma breve história da vida: O estudo da astronomia começou há mais de 30 mil anos. Até hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequência em que mais perguntas surgem em consequência dos próprios questionamentos. Em “Reino de Luz”, somos convidados a fazer uma reflexão sobre nosso lugar no universo, sobre a exploração do espaço e sobre as conquistas e avanços que a humanidade foi capaz de realizar. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

3a feira
-17h: Dois Pedacinhos de Vidro: dois adolescentes aprendem como a luneta nos ajudou a entender nosso lugar no espaço. Duração: 23 minutos. Classificação indicativa: recomendado a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.
-19h: O Segredo do Foguete de Papelão: a jornada de três crianças pelo Sistema Solar. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade. Linguagem simples e narrativa lúdica.

4a feira
17h: Reino de luz – uma breve história da vida: O estudo da astronomia começou há mais de 30 mil anos. Até hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequência em que mais perguntas surgem em consequência dos próprios questionamentos. Em “Reino de Luz”, somos convidados a fazer uma reflexão sobre nosso lugar no universo, sobre a exploração do espaço e sobre as conquistas e avanços que a humanidade foi capaz de realizar. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
19h: Tocando os Confins do Universo: Uma deslumbrante viagem de descoberta do universo – de Galileu até os modernos telescópios espaciais. Avançadas tecnologias de observação se voltam para acontecimentos distantes no espaço, nos permitindo presenciar o nascimento de estrelas e planetas e voltar para o início dos tempos. Duração: 50 minutos. Recomendação: a partir de 14 anos de idade. Sessão de longa duração (50 min), na qual são abordados conceitos e teorias que exigem abstração.

5a feira
17h: O Segredo do Foguete de Papelão: a jornada de três crianças pelo Sistema Solar. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade. Linguagem simples e narrativa lúdica.
19: Origens da Vida: A humanidade sempre se interessou em saber se existe vida fora do planeta Terra tal como a conhecemos. Formas de vida exóticas são raras, mas quando encontradas despertam a curiosidade dos cientistas. Em “Origens da Vida” são mostrados os fatos importantes na evolução da vida na cronologia do Universo, passando pelo seu início no Big Bang, criação do Sistema Solar, formação da Terra, seguida das condições para a existência de vida no nosso planeta. Com linguagem simples e fantásticas imagens, a sessão apresenta conhecimentos sobre o nascimento, vida e morte das estrelas e dos sistemas planetários. E traz um olhar sobre a extinção dos dinossauros. O filme é uma viagem fantástica através do tempo mostrando muitas descobertas feitas no passado recente e faz uma alerta para nossa consciência planetária. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

6a feira
17h: Dois Pedacinhos de Vidro: dois adolescentes aprendem como a luneta nos ajudou a entender nosso lugar no espaço. Duração: 23 minutos. Classificação indicativa: recomendado a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.
19h: Dois Pedacinhos de Vidro: dois adolescentes aprendem como a luneta nos ajudou a entender nosso lugar no espaço. Duração: 23 minutos. Classificação indicativa: recomendado a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.

Sábados, domingos e feriados:

13620796_647882348694920_3227467634667274526_n
-11h – O Segredo do Foguete de Papelão: a jornada de três crianças pelo Sistema Solar. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade. Linguagem simples e narrativa lúdica.
-14h30 – Sessão comentada com exibição do filme Origens da Vida: viagem cronológica da evolução da vida no Universo. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.
-16h – O Segredo do Foguete de Papelão: a jornada de três crianças pelo Sistema Solar. Duração: 45 minutos. Classificação indicativa: recomendado para crianças a partir de 4 anos de idade. Linguagem simples e narrativa lúdica.
17h30 – Dois Pedacinhos de Vidro: dois adolescentes aprendem como a luneta nos ajudou a entender nosso lugar no espaço. Duração: 23 minutos. Classificação indicativa: recomendado a partir de 12 anos de idade. São abordados conceitos e teorias que exigem abstração.
-18h30 – Sessão comentada com exibição do filme Reino de luz – uma breve história da vida: O estudo da astronomia começou há mais de 30 mil anos. Até hoje, diversas respostas foram encontradas com a mesma frequência em que mais perguntas surgem em consequência dos próprios questionamentos. Em “Reino de Luz”, somos convidados a fazer uma reflexão sobre nosso lugar no universo, sobre a exploração do espaço e sobre as conquistas e avanços que a humanidade foi capaz de realizar. Duração: 24 minutos. Classificação indicativa: 14 anos.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!