Imagem ShutterStock. Cópia não autorizada.

roteiro-baby-trocar-fraldas-shutterstock

Imagem ShutterStock. Cópia não autorizada.

 

Se você não é mãe ou pai de primeira viagem pode achar esse post desnecessário, mas lembre-se que “na sua época”, esse assunto também já causou aflição.

Pais e mães de primeira viagem podem (e com razão) ficar apreensivos em relação às trocas de fraldas, achando que vai ser complicado, que podem não dar conta… eu fiquei também. É natural.

Depois, é claro, a gente pega o jeito e faz de olhos fechados.

Assim, para quem é gestante e está insegura, compartilho dicas do super site Baby Center e Roteiro Baby para que vocês já saiam do Hospital trocando fraldas como profissas!

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.03.32

Imagem site BabyCenter.

Qual é o lado certo?
A parte mais difícil às vezes é a primeira: como saber qual é o lado certo da fralda? É fácil: A parte que tem as fitas adesivas (ou de velcro) fica no bumbum. Essa parte das costas também costuma ser mais alta que a parte da frente.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.03.42

Imagem site BabyCenter.

Mão sempre no bebê
Por mais calmo e pequeno que seu bebê seja, lembre-se da lição mais importante deste passo a passo: nunca se afaste do bebê e mantenha sempre uma mão em cima dele, para evitar quedas.

Imagem site BabyCenter.

Imagem site BabyCenter.

Preparação
Você pode trocar o bebê em qualquer superfície limpa e macia. O mais comum é se usar um trocador em cima de uma cômoda, mas não há regra. Trocadores impermeáveis facilitam a limpeza, mas se você deitar o bebê direto no plástico a pele dele fica “grudando”.

Muitas mães gostam de abrir uma fralda descartável limpa e já colocá-la embaixo do bebê, para que nenhum xixi ou cocô em hora errada escape. Assim, quando você tirar a fralda suja, já tem uma limpinha embaixo.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.04.04

Imagem site BabyCenter.

Abra a fralda suja

Depois de abrir a fralda, dobre a fita adesiva ou de velcro sobre si mesma para que ela não grude no bebê nem o arranhe durante a troca.

Isso evita também que o fecho grude em alguma outra coisa inconveniente no meio da troca.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.04.17

Imagem site BabyCenter.

Limpe o grosso
Ao abrir a fralda suja, passe-a no bumbum do bebê para já tirar boa parte do cocô. Erga então um pouco as perninhas do bebê e deixe a fralda dobrada embaixo do bumbum (com o cocô para dentro).

Se você tem um menino, coloque uma fralda de pano dobrada em cima do pênis dele, porque são grandes as chances de sair um xixi bem nessa hora e molhar tudo, incluindo você, ou o rosto do bebê.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.04.42

Imagem site BabyCenter.

Capriche na limpeza

Agora é hora de passar o algodão com água morna ou o lencinho umedecido para tirar o xixi e o cocô que estão na pele do bebê.

Se você tiver uma menina, faça sempre o movimento de frente para trás, para não levar bactérias do ânus para a região da vagina.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.04.51

Imagem site BabyCenter.

Limpe as dobrinhas

Coloque o primeiro algodão ou lencinho dentro da fralda suja, pegue um novo e faça uma nova limpeza, passando por todos os cantinhos.

DICA DO ROTEIRO BABY: eu sempre usei (até hoje) o Higiapele, da Johnson’s Baby para finalizar a limpeza. Esse produto e antigo e muito eficaz.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.05.04

Imagem site BabyCenter.

Seque a pele

Caso o algodão ou o lencinho tenham deixado a pele do bebê muito molhada, passe um paninho ou toalhinha para deixar a pele bem seca. Isso evita que surjam assaduras.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.05.17

Imagem site BabyCenter.

Tire a fralda suja

Levante de novo o bumbum do bebê, segurando-o pelos tornozelos, e retire com cuidado a fralda suja, com os lencinhos ou algodões sujos dentro. Faça um “rolinho” e feche-a como um pacotinho, com as fitas adesivas ou de velcro, para depois jogar no lixo. Agora o bebê está limpinho e com o bumbum em cima de uma fralda também limpa.

Captura de Tela 2015-01-29 às 11.05.27

Imagem site BabyCenter.

Passe creme contra assadura

Se quiser, passe um creme para prevenir assaduras antes de fechar a fralda limpa. Espalhe uma camada fina, principalmente nas dobrinhas e nos locais em que seu filho tende a ficar com a pele mais irritada. Quando terminar, limpe seus dedos na parte de dentro da fralda limpa.

DICA DO ROTEIRO BABY: já fizemos um post excelente sobre as melhores pomadas para assaduras do mercado.

Imagem site BabyCenter.

Imagem site BabyCenter.

Feche a fralda limpa
Pronto! A parte difícil já passou. Se a fralda limpa já estava embaixo, basta puxar a parte da frente para fechar a nova fralda. Este é outro momento de “perigo” para quem está trocando meninos: só no rápido movimento de tirar o paninho de cima do pênis para fechar a fralda ele pode resolver fazer aquele jato de xixi e molhar toda a roupa.

Imagem site BabyCenter.

Imagem site BabyCenter.

Cuidado para não apertar
Na hora de fechar as fitas na cintura, cuidado para não apertar demais. É comum que isso aconteça porque o bebê está deitado e com a barriga “murchinha”. Se perceber que apertou demais, solte as fitas e reajuste-as. O ideal é que caiba só um dedo entre a fralda e a barriga do bebê.

Passe também o dedo no elástico das perninhas, para garantir que nenhuma parte do material da fralda fique para dentro, o que poderia incomodar o bebê.

Imagem BebyCenter

Imagem site BabyCenter.

Missão cumprida
Bebê limpinho! Faça um pacotinho com a fralda suja, enrolando-a e prendendo com as fitas adesivas ou de velcro. Se for fralda de xixi, você pode jogá-la num lixo no quarto do bebê ou no banheiro. Mas, se for fralda de cocô, principalmente quando o bebê já está comendo outros alimentos, é melhor colocar dentro de um saco plástico e jogar num lixo do lado de fora da casa ou na área de serviço, porque o cheiro é potente!

DICA DO ROTEIRO BABY: saquinhos para fralda suja são úteis para essa época. Eu sempre tinha uns dois na minha bolsa quando minha filha usava fraldas.

Imagem site BabyCenter.

Imagem site BabyCenter.

Último detalhe: lavar as mãos
Depois de jogar a fralda suja fora, lave bem as suas mãos, já que o cocô pode ser fontes de infecção, tanto para você quanto para o bebê.

Se não tiver água e sabão na hora, use álcool gel.

DICAS DO ROTEIRO BABY para ver o que eu (Iza) levava na Bolsa da Bruna quando ela era bebê ou o que a Mari levava na Bolsa da Júlia quando ela era bebê, cliquem nos links marcados. Essa entrevista já foi respondida por muitas mamães blogueiras antenadas e acessando esse link, vocês verão muitas e muitas dicas ótimas de como montar a bolsa dos bebês!

Autoria de Iza Garcia
"Já quis ser 'médica de criança', pipoqueira e costureira. Cursei inglês, italiano, castelhano, mas só falo português. Fiz Direito e Ciência Política, e curto ser blogueira. Desde 11/10/2010 sou "MÃE DA BRUNA" e realizada ao descobrir algo p/ ser a vida inteira".