10672212_362972223857690_6830734198663718586_n

Fotografia newborn pode comprometer articulação dos bebês

Não tem como negar: fotos newborn são muito lindas e enternecedoras, umas das lembranças mais lindas que podemos ter nos nossos bebês. Mas no afã de registrar todas as poses dos bebês, muitas vezes nós não pensamos que uma pose como esta da foto acima não é natural em um bebê de poucos dias, e que pode machucar as articulações tão “verdes” dos pequeninos.

Por isso, quando for procurar um serviço para fotografia newborn, fique ligada nas seguintes dicas:

• Atente-se para o local em que será realizada a sessão de fotos: deve estar limpo e devidamente climatizado e possuir cadeira de amamentação e trocadores.

• A luz utilizada deve ser natural ou contínua para não estressar o bebê.

• Os profissionais que atenderão o bebê (fotógrafo e assistente) devem trabalhar com os cabelos presos, fazer a lavagem correta das mãos e utilizar álcool em gel para manipular o bebê e os acessórios utilizados.

• Para manter a higienização do local, os profissionais e os pais não devem utilizar calçados na área em que o bebê é fotografado. A recomendação é utilizar protetores de calçados descartáveis (propé) no estúdio mesmo quando não há sessões.

• Um assistente qualificado deve acompanhar toda a sessão de fotos, pois será quem vai ajudar nas poses que exigem maior cuidado e experiência do fotógrafo, como o ‘apoio de queixo’. Neste tipo de foto é preciso que um profissional experiente e qualificado apoie a cabeça do bebê para evitar sobrecarga da coluna cervical e nas articulações dos pulsos. E mesmo com tantos cuidados ainda é preciso recorrer a recursos de pós-produção, com a fusão de 2 ou 3 imagens geradas em sequência, para finalizar a foto.

• Interrompa a sessão caso o fotógrafo insista em alguma posição e o bebê estiver chorando ou desconfortável.

• Respeito incondicional aos horários de mamada e descanso do recém-nascido.

• Os pais não devem permitir poses que mostrem diretamente as partes íntimas do bebê. Somente o contorno do bumbum já é uma fofura!

Lembre-se sempre: conhecimento e responsabilidade fazem toda a diferença nas sessões de fotografia newborn. Mas, para um clique perfeito, nada melhor do que respeito e muito carinho. Os bebês agradecem!

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!