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Dicas para adaptar as crianças ao horário de verão

Girl Sleeping

Os primeiros dias do horário de verão, apesar de representarem uma mudança de apenas uma hora na rotina, podem afetar bastante os organismos – principalmente os das crianças. Por isso, seguem algumas dicas de como adaptá-las nesses dias:

– A criança não manifesta a falta de sono com sonolência, como os adultos. Ela demonstra o cansaço com irritabilidade. Por isso, uma das formas de acostumá-la ao novo horário é levá-las cada vez mais cedo para a cama, de forma gradativa – pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia, durante dez dias. A adaptação lenta e gradual seguirá o mesmo ritmo do relógio biológico, sem causar reações no organismo.

– Durante a primeira semana, se possível, valem também pequenas sonecas logo depois do almoço, ou à tarde, para que consigam descansar e compensar a variação de uma hora. Não elimine essa soneca achando que, se as crianças ficarem mais cansadas, dormirão mais cedo à noite. O efeito pode ser exatamente o contrário: conforme o dia passa e a pressão do sono se instala, a criança fica mais irritada e demora mais a relaxar para dormir à noite.

– Banhos mornos e massagens ajudam as crianças a relaxar. Músicas calmas também. É importante evitar alimentos pesados e estimulantes antes da hora de dormir, além de não incitar atividades físicas neste período. Além disso, perto da hora de dormir, escureça a casa. Um quarto escuro e aconchegante faz com que o corpo saiba que é hora de dormir, principalmente por causa da ausência de luz. Nesse ambiente, ele começa a relaxar. Isto é, diminui a temperatura corporal e estimula a produção da melatonina, hormônio que induz o sono.

– É normal o apetite da criança diminuir nos primeiros dias, já que o horário de verão altera também os horários das refeições. Por isso, nos primeiros dias ofereça à criança uma dieta mais leve, e  adiante o horário do jantar também, se possível. Banana, leite, hortelã e erva-cidreira são alimentos que estimulam a produção da melatonina. Acrescentá-los na dieta, principalmente nesta época do ano, ajuda a minimizar os efeitos do horário de verão por ajudar a adormecer. Vale até priorizar os alimentos favoritos da criança, se a falta de apetite for exagerada.

No geral, o corpo consegue se adaptar ao novo horário entre uma e duas semanas. O relógio biológico irá se adaptando gradativamente à mudança, desde que sejam mantidas as rotinas e respeitados os ritmos da criança.

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