BlogActionDay2014

BlogActionDay2014

O Blog Action Day é um evento anual que busca unir blogueiros do mundo todo em torno de um mesmo assunto, para suscitar reflexões, realizar discussões positivas, aumentar a consciência e levar a mudanças. Além de unir pessoas de diferentes países para debater tópicos importantes, a ação tem como objetivo conscientizar leitores e angariar dinheiro para caridade e causas sociais. Este ano, o tema em pauta é desigualdade.

O Brasil segue os 8 Objetivos do Milênio (ODM), estabelecidos pela ONU em 2000, para serem atingidos plenamente em 2015. Falta um ano, e já tivemos muitos avanços globais – uma das metas prioritárias dos ODMs, a redução pela metade no número de pessoas que vivem em extrema pobreza, foi alcançada cinco anos antes do fim do prazo.

Plenamente iguais nunca seremos. As desigualdades existem, em vários níveis, e são previstas inclusive por lei (o tal Princípio da Isonomia também significa tratar desigualmente os desiguais, na medida das suas desigualdades). O que as políticas públicas globais precisam focar é na diminuição dessas desigualdades, por meio principalmente de investimentos em educação fundamental, da criação de oportunidades e do fim da corrupção. É essencial que as pessoas possam trabalhar livremente (e mais uma vez, promovendo a igualdade entre elas, principalmente a igualdade de gênero) e sejam estimuladas a empreender. É essencial que a renda gerada não seja “garfada” por instituições e partidos corruptos. Isso é uma questão de respeito.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!