historias

historiasA CAIXA Cultura Brasília promove, de 25 a 30 de agosto, o curso gratuito Aprendendo a Contar Histórias, destinado a jovens, adultos, professores e interessados na arte de contar histórias. Serão duas oficinas ministradas pela instrutora Laura Delgado (foto acima), que possui mais de 30 anos de experiência na área. As inscrições podem ser realizadas de 4 a 21 de agosto.

A oficina estimula a busca por um conhecimento mais profundo sobre a contação de histórias e seus efeitos, como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. A proposta do encontro é aumentar o interesse do público pela literatura e pela arte de contar histórias como forma de prazer. O segredo da contação de histórias está na palavra que é falada e que expressa vários sentimentos e, dessa maneira, consegue unir várias pessoas, com os mais diversos interesses, em torno de uma mesma narrativa.

As oficinas acontecerão para duas turmas: uma no turno da manhã, das 9h às 12h, e outra no turno da tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta. Cada turma terá até 30 participantes. Os interessados deverão se inscrever pelo e-mail culturarecomunicacao@gmail.com e fazer a doação de 1kg de alimento não perecível no primeiro dia de oficinas. Haverá entrega de certificado de participação após a conclusão do curso.

No sábado (30), haverá uma apresentação às 17h, que unirá as duas turmas formadas, que serão conduzidas pela contadora Laura Delgado e pelo músico Fabrício Conde. Para esta sessão, serão distribuídas senhas duas horas antes do espetáculo. Essa apresentação final contará com tradução em LIBRAS e parte do material do espetáculo estará disponível e braile. Com esta proposta de realização, há a união de duas formas de aprendizado em um só projeto, podendo beneficiar diferentes públicos e associar a teoria (aulas de contação de histórias) à prática (apresentação).

10565144_874595735887303_7629493817355050568_n
Laura Delgado:
Com mais de 30 anos de experiência, a professora circula por todo o estado de Minas Gerais, tanto apresentando seu trabalho quanto expondo sua experiência com a contação de histórias. Formada em Letras pela UFJF, possui pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), é mestre em Literatura Comparada (UFRJ) e dinamizadora cultural do Instituto Metodista Granbery, na cidade de Juiz de Fora (MG).

SERVIÇO:
Curso: Aprendendo a Contar Histórias, com Laura Delgado
Local: CAIXA Cultural Brasília, na sala Gente Arteira
Endereço: SBS Quadra 4 – lote 3/4 – Brasília/DF
Inscrição: De 4 a 21 de agosto
Período: de 25 a 30 de agosto de 2014
Horários do curso: Turma I – das 9h às 12h Turma II – das 14h às 17h
Apresentações ao público: 30 de agosto, às 17h
Participação mediante inscrições pelo e-mail culturarecomunicacao@gmail.com e entrega de 1Kg de alimento não perecível no primeiro dia das oficinas

[Fonte: http://www20.caixa.gov.br/Paginas/Releases/Noticia.aspx?releID=300]

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!