Ft.AndreLima2

Ft.AndreLima2

 

Neste próximo final de semana (sábado e domingo, 21 e 22/06), às 11h, ocorrerá no Espaço Mapati o espetáculo Panapanã – Teatro para Bebês, do renomado ator Zé Regino. Os ingressos já estão à venda, pois são LIMITADOS. O espetáculo narra as experiências da personagem Zambelê, que se desperta ao observar o ambiente que o cerca e cria a própria lógica ao interagir com seu mundo, aprender com ele e modificá-lo. Ao deparar-se com uma borboleta e persegui-la até alcançar, ele descobre as consequências de suas ações, seus medos e tristezas.

Bebês acompanham o clima à sua volta, basta observar, quando o ambiente está alegre eles ficam mais participativos e despertos; quanto à tristeza, o comportamento é o mesmo. Choram ao ouvir o choro de outras crianças e com o tempo aprendem a consolar quem está triste – do jeitinho deles, oferecendo um brinquedo ou a mamadeira. Dizem os pesquisadores que é uma ferramenta evolutiva, criam empatia com o grupo aumentando as chances de sobrevivência.

É da natureza do ser humano agir pela curiosidade, o querer ver aquilo que lhe é semelhante, o que lhe desperta a atenção. Com os bebês não é diferente, ao nos colocar diante deles utilizando gestos típicos do seu cotidiano como se esconder, esforçar-se para alcançar algo, reagir as sensações do ambiente. Eles logo se detém a observar com curiosidade e atenção.

O tempo de pesquisa nas creches foi para recolher ações e reações, pequenos comportamentos com os quais a maioria dos bebês se identificassem, para depois em sala de ensaio organizá-las em sequências, construindo pequenas narrativas sobre coisas e situações reconhecíveis pelos bebês. Com essas ações criamos o universo da personagem Zambelê, que está o tempo todo descobrindo o mundo a sua volta. Essas pequenas narrativas foram testadas em creches públicas e particulares de Brasília.

Esta é a segunda montagem do Grupo Celeiro das Antas, dirigida ao público de bebês (6 meses a 4 anos), seguindo os princípios que deram origem a primeira montagem do grupo, Alma de Peixe – Teatro para bebês, que teve sua estreia em maio de 2009.

CURIOSIDADE
Panapanã – palavra indígena que designa revoada de borboletas.

Serviço:
Panapanã – Teatro para Bebês
Espaço Cultural Mapati – SHCGN 707, Bloco K, casa 05 – Asa Norte (na segunda rua a direita do UniCeub)
Data: 21 e 22/06 – Sábado e domingo
Horário: 11h
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00
Classificação indicativa: Indicado para crianças de 6 meses a 4 anos
Mais informações: (61) 3347 3920 | 9119 2882 | 9134 0440 | 8136 3035 ou mapati@mapati.com.br

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!