roteiro-baby-experiencia-arte-crianças-ccbbdf

roteiro-baby-experiencia-arte-crianças-ccbbdf

Começou em maio e vai até 11 de agosto, a nova mostra do CCBB-DF, A Experiência da arte – Série Arte para Crianças, que traz obras inéditas de destacados artistas da cena contemporânea, como Ernesto Neto, Paula Trope e Vik Muniz.

A exposição interativa apresenta um importante recorte da produção brasileira, mostrando diferentes gerações e expressões artísticas, tudo desenvolvido para o público infantil. A ideia que norteia a exposição parte do conceito de que a infância contém as condições ideais para o usufruto pleno da arte, sem barreiras ou preconceitos. A exposição ocupará todos os espaços expositivos do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, além de duas áreas externas, no período entre 24 de maio e 11 de agosto de 2014.

roteiro-baby-ccbb-vick

A Experiência da Arte dá sequência ao projeto iniciado com a exposição Arte para Crianças, realizado entre 2007 e 2010, por Evandro Salles, e que itinerou por várias cidades brasileiras, levando ao público infantil arte contemporânea de alta qualidade. A nova exposição apresenta um conjunto de sete exposições independentes umas das outras, mas que compõem um grande painel da arte contemporânea brasileira. São instalações, esculturas, fotografias, obras sonoras e poemas visuais, que oferecem um conjunto articulado e demonstram a grande pluralidade de possibilidades e de cruzamentos de linguagens da arte contemporânea.

A mostra está longe de ser didática. Segundo o curador Evandro Salles, as crianças, por estarem ainda com o aparato de linguagem em formação, portanto aberto e flexível, são o público ideal para a arte. E não se tentará explicar a arte dos adultos para as crianças. A ideia é que elas vivam a experiência estética de maneira direta, sem intermediações. A curadoria também acredita que, por ser destinada ao público infantil, quebram-se barreiras de apreciação e usufruto por parte dos adultos, que se sentem sem amarras para apreciar e vivenciar o contato com a arte.

SERVIÇO
Mostra “A Experiência da Arte – Arte para Crianças”
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 02, lote 22
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h. (o CCBB-Brasília fecha às terças-feiras)

O CCBB-Brasília disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo. Consulte todos os locais e horários de saída AQUI.
O Centro Cultural também oferece transporte escolar gratuito para escolas públicas, ONGs e instituições assistenciais do Distrito Federal e entorno mediante agendamento pelo número 3108-7623 ou 3108-7624.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!