programacao_novo33-1

SÁBADO, 17 DE MAIO

Projeto Bugiganga Cultural
Shopping Popular de Brasília, ao lado da antiga Rodoferroviária
Sábado, de 10h às 12h30
Projeto da banda Talo de Mamona, que vai passar por cinco feiras do Distrito Federal com espetáculos de música, palhaçada, poesia, e muita criatividade. As apresentações são gratuitas e acontecem, respectivamente, nos dias 11, 17, 25 de maio e 1º de junho, a partir das 10 horas.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Curso de Gestante – Casais Grávidos
Auditório da Livraria Cultura do CasaPark Shopping Center – SGCV – Sul, Lote 22
Sábado, 10:30
O curso consistirá em aulas expositivas para gestantes com apresentação multimídia, demonstrações práticas e trabalhos individuais ou em grupo com acompanhamento. Os temas abordados serão: As mudanças do corpo da grávida; Os cuidados no pós-parto; Armazenamento de células-tronco do sangue de cordão umbilical; Amamentação e Os cuidados com o recém nascido.  Com Soyama Brasileiro, especialista em amamentação.
Entrada franca

Teatrinho infantil “Corvo e a Águia”, com a Cia Teatral Neia e Nando
Praça de eventos dos Alameda Shopping – CSB 2, Lt. 1/4 Taguatinga Centro
Sábado, 16h
Uma adaptação da fábula de La Fontaine, que mostra que imitar os outros nem sempre traz bons resultados. É melhor ter sua autenticidade a ficar imitando outrem, porque as consequências não são boas. Foi o caso do senhor corvo que quis imitar a águia. A rapina pegava ovelhas para saciar sua fome; o corvo foi fazer o mesmo e acabou capturado por um humano. Preso em uma gaiola, o corvo teve tempo de sobra pra meditar e descobrir que teve uma péssima ideia ao se fazer passar por uma águia.
Classificação Indicativa Livre
Entrada franca

Canto do Conto “Os Três Coroados”
FNAC do Park Shopping – SAI/SO 6580
Sábado, 16h
Classificação Indicativa Livre
Entrada franca

Contação de história “A Lenda de Mulan”, com a Cia Teatral Néia e Nando
Praça Central do Pátio Brasil Shopping – SCS Qd 7 – Asa Sul
Sábado, 16h
Quando o velho pai de Mulan recebeu uma ordem para lutar na guerra, ela decidiu se juntar ao exército em seu lugar. Disfarçou-se de homem e lutou nos campos de batalha. Por muitos anos, ela enfrentou a vida militar sem que descobrissem que ela era uma mulher.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

DOMINGO, 18 DE MAIO

Teatrinho infantil “A Verdadeira História da Branca de Neve”, com o grupo Sopa de Teatro
Espaço Boulevard Cultural – Setor Terminal Norte, Conjunto J, final da Asa Norte, ao lado do Carrefour Norte
Domingo, 15h
Cada vez mais interessados nos contos dos irmãos Grimm, Iara escolhe outra história para desvendarem como ela realmente aconteceu. Dessa vez será: “A Branca de Neve”, vamos acompanhar as diferenças nessa tão famosa fábula.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Domingo é Dia de Teatro: “Iara e o Encanto das Águas”
Teatro Eva Herz, Livraria Cultura do Shopping Center Iguatemi Brasília – SHIN CA 4, Lote A, – Lago Norte
200 lugares
Domingo, 15h
Um índio da aldeia sonha com uma mulher sobrenatural. Ao acordar, procura o sábio Pajé para tênar entender quais são os mistérios dessa mulher, descobrindo assim a história da Iara. No encantamento da sereia brasileira, o protagonista mergulha com ela nas profundezas do seu próprio destino.
Classificação indicativa livre
Entrada franca, mas com retirada de ingressos no dia da apresentação a partir de 12h no Concierge do Shopping.

Contação de história “A Bruxa Do Avental”, com Matrakaberta
Praça de eventos dos Alameda Shopping – CSB 2, Lt. 1/4 Taguatinga Centro
Domingo, 16h
Alguém aí tem medo de bruxa”. Uma personagem ancestral que ainda hoje mete medo em muitas crianças. Essa história conta a aventura de três ovelhinhas muito gulosas que comeram todo o capim que existia perto de casa, foi dando a hora do almoço, do lanche e do jantar e elas não tinham nada pra comer, foi então que se reuniram e tiveram a idéia de comer o capim que existia na parte mais alta da floresta, bem perto da caverna da D. Bruxa malvada que adorava comer ovelhinhas assadas! Como será que essas três ovelhinhas vão fazer para passar pela bruxa e não morrerem de fome?
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Lançamento do livro de tirinhas “Armandinho Um”
FNAC do Park Shopping – SAI/SO 6580
Domingo, 16h
Tarde de autógrafos com Alexandre Beck, agrônomo e jornalista que dá vida ao protagonista de uma das tirinhas mais queridas dos públicos jovem e adulto. Armandinho, que teve seu nome escolhido por intermédio de um concurso, nasceu em 2010, da necessidade de ilustrar uma matéria sobre economia na qual pais dialogavam com filhos: “achei interessante usar uma criança para isso, pois os pais ouvem mais as crianças e relembram alguns questionamentos esquecidos”, explica Beck. Quanto ao nome, diz o agrônomo que “a sugestão foi dada por uma professora, que sugeriu Armandinho pelo fato de ele estar sempre armando alguma coisa. Achei que encaixou perfeitamente e acabou sendo escolhido”. Seu sapo de estimação, como explica o autor, é fruto da necessidade de superar estigmas estabelecidos pela sociedade: “O sapo, normalmente, não é muito querido pela população, e usei disso para trabalhar preconceitos. Como uma representação dos problemas do cotidiano”, confessa. O foco são a crianças e Alexandre Beck acertou o alvo duas vezes: os adultos, conforme suas palavras, o “procuram mais do que os pequenos. Pais e professores enxergam no Armandinho seus filhos e alunos, passando a melhor compreender o comportamento das crianças. Já me sinto satisfeito por isso”.
Armandinho e suas tiras ilustram dois jornais de Santa Catarina e as páginas da Folha de São Paulo, além de popularizadas em diversas páginas da internet.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Teatrinho infantil “Camaleão e as Batatas Mágicas”, com a Cia Teatral Néia e Nando
Praça Central do Pátio Brasil Shopping – SCS Qd 7 – Asa Sul
Domingo, 16h
O espetáculo conta a história do vovô Felício, um cientista que criou uma fórmula para plantar batatas em terreno árido, com resultados imediatos. Eis uma alternativa para resolver o problema da fome do país. Só que esta descoberta despertou o interesse de pessoas ambiciosas que vão fazer de tudo para roubar as batatas mágicas.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Teatrinho infantil “Cães, gatos e a flecha do Cupido”
Terraço Shopping, Praça das Palmeiras – SHC aos entrequadras 2/8 lote 5 Octogonal Sul
Domingo, 17h
O espetáculo conta a estória da gatinha Mila que se apaixona por Edy, um gato muito travesso. Certo dia quando o Cupido está passeando pela floresta, percebe a paixão não correspondida da gatinha e resolve ajudar. O problema é que o Cupido erra a flecha e cria uma enorme confusão! O que será que vai acontecer com a gatinha apaixonada?
Classificação indicativa livre
Entrada franca

SÁBADO E DOMINGO

12a Semana de Museus
Programação e locais variados
De 12 a 18 de maio
Programação no Distrito Federal: AQUI

Museu Egípcio
Piso 3 do Pátio Brasil – SCS Qd 7 – Asa Sul
Segunda a sábado, de 10h às 22h; domingo, de 12h às 20h – até 22/06
O Museu Egípcio é um evento itinerante com a intenção de aproximar o público da cultura do Egito Antigo e atual, fascinando adultos, jovens e crianças em uma viagem a mais de três milênios de civilização.
Classificação indicativa livre
Ingressos: R$ 10

Feira do Livro do Shopping Iguatemi
Praça Central do Shopping até 5 de junho
São mais de 2 mil títulos, a partir de R$ 3. Além da venda de livros, o evento recebe contadores de histórias, pocket shows, apresentações de fantoches, caricaturistas e lançamentos de obras.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Planetário no SESC Brasília
Sesc Taguatinga Sul (Setor F Sul, AE 03) de 1 a 30 de abril
Sesc Taguatinga Norte (CNB 12, AE 2/3) de 5 de maio a 6 de junho
Esta é a terceira vez que o Planetário do Sesc (aparelho que demonstra o movimento dos planetas em torno do sol) vem a Brasília. Este ano, são esperados aproximadamente 15 mil visitantes. Quem visitar o planetário terá a oportunidade de passar por três estações. Na primeira, o visitante encontrará equipamentos de projeção visual que simulam o céu do Hemisfério Sul no teto de uma cúpula inflável. O usuário aprende a observar as constelações, as estrelas, as fases da Lua, os planetas e as principais concepções científicas sobre a origem do universo. Na Estação 2, encontram-se as seguintes oficinas: construção de asteróide de gelo seco; análise das proporções dos planetas feitos com bolas de isopor e alumínio; pintura de planetas e estrelas; construção do “bandalhão” (papel de seda e barbante simulando a calda de um cometa) ; e relógio solar. Na terceira e última estação, os visitantes são encaminhados para a Sala de Ciências, onde são feitas análises teóricas e apresentações de curiosidades e tecnologias astronômicas. Visitação aberta ao público mediante agendamento.
Agendamento pelos telefones: Taguatinga Sul, (61) 3451-3511 – Professor Diogo;
Taguatinga Norte (61) 3451-9119 ou 34519133 – Professora Leila

Teatrinho infantil “Arlequim na Colônia Brasil”, com Hierofante Cia de Teatro
Riacho Fundo II – Feira Permanente – QN 10/15 Área Especial
Sábado e domingo, às 11h e às 16h
“Arlequim na Colônia Brasil” é uma livre adaptação para teatro de rua de José Mapurunga do clássico “Arlequim, servidor de dois amos”, de Carlo Goldoni. Nela o autor retrata um personagem “finório”, um “protagonista mequetrefe”, um criado um tanto “ardiloso” e “atrapalhado” em seu difícil ofício de servir ao mesmo tempo a dois patrões distintos, no afã de faturar um pouco mais e assim saciar sua ânsia e desejo por fortuna.
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Maleta das Curiosidades
Centro Cultural Banco do Brasil – Setor de Clubes Sul, Trecho 2 (próximo à ponte JK)
Sábados e domingos, 11h
No CCBB, a maleta desperta a curiosidade das crianças, desvenda técnicas e traz objetos que contextualizam as obras, deixando a visita dinâmica e interativa.
Ponto de encontro: Balcão do Programa Educativo.
Idade recomendada: A partir de 6 anos.
Duração: 1h
Entrada franca

Oficinas Amor Verdadeiro
Piso 3 do do Pátio Brasil Shopping – SCS Qd 7 – Asa Sul
Todos os sábados de maio (3, 10, 17, 24 e 31 de maio)
12h – oficina de cartão de mensagem para a mamãe
13h – oficina de rosa de papel crepom
14h – oficina de porta joias
15h – oficina de bijuterias
16h – oficina de cupcake
17h – oficina de porta-retrato
18h – oficina de colher de pau
Todos os domingos de maio (4, 11, 18, 25 de maio e 1 de junho)
14h – oficina de cartão de mensagem para a mamãe
15h – oficina de rosa de papel crepom
16h – oficina de colher de pau
17h – oficina de cupcake
Classificação indicativa livre
Entrada franca

Teatrinho infantil “Jake e os Piratas”, com a Cia Teatral Néia e Nando
Teatro Brasília Shopping (100 lugares) – SCN – Quadra 05, Bloco A – Asa Norte
Sábados e domingos às 16h, até 01/06
A trupe de Jake passará por situações inesperadas ao tentar iludir dois famosos vilões que dão muito trabalho a Peter Pan nas aventuras dos livros e do cinema, o inigualável Capitão Gancho e seu parceiro, Senhor Smith. A trupe de Jake passará por situações inesperadas ao tentar iludir dois famosos vilões que dão muito trabalho a Peter Pan nas aventuras dos livros e do cinema, o inigualável Capitão Gancho e seu parceiro, Senhor Smith. O problema é que o Capitão Gancho planeja sequestrar a ave em troca do pó mágico das fadas. A peça ensina a importância de se trabalhar em equipe para superar os obstáculos do dia a dia.
Classificação indicativa livre
Ingressos: R$40 inteira e R$20 meia (Cortesia para clientes Mais Brasília Kids – sujeito a lotação). A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Teatrinho infantil “Peppa Pig”, com a Cia Teatral Néia e Nando
Teatro do Brasil 21 Cultural – SHS Quadra 06, Complexo Brasil 21 (na frente da Torre de TV)
Sábados e domingos às 17h, até 01/06
Peppa Pig é uma porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George Pig e seus pais, Papai e Mamãe Pig. Os pais de Peppa resolvem dar uma festa a fantasia em comemoração ao aniversário da porquinha. Na festa, terá um concurso da melhor fantasia, quem será o vencedor? A Peppa ou um de seus amiguinhos? Será que todo mundo vai ficar feliz?
Classificação indicativa livre
Ingressos: R$40 a inteira e R$20 a meia
Pontos de venda: ingressorapido.com.br (com cobrança de taxa de conveniência), bilheteria do Brasília Shopping ou bilheteria do Complexo Brasil 21 (sem taxa de conveniência)

Teatrinho infantil “O Rei Leão”, com a Cia Teatral Néia e Nando
Teatro Escola Parque da 308 Sul
Sábados e Domingos 17h, até 08/06
O drama do leãozinho Simba, filho do rei Mufasa e da rainha Sarabi, que foi injustamente acusado da morte do pai. Tanta angústia faz com que o pobre animalzinho fuja para o exílio. Distante de sua terra, o jovem leão faz amizade com o javali Pumba e o suricate Timão, que ensinam a filosofia sem preocupações, a Hakuna Matata. Anos depois, ao ser descoberto pela amiga de infância Nala, Simba tem que decidir se deve assumir suas responsabilidades como rei ou seguir com seu estilo de vida relax.
Classificação indicativa livre
Ingressos: Inteira: R$ 40,00 / Meia: R$ 20,00 / Clubinho: R$15 (mais informações AQUI) ) à venda na bilheteria do teatro meia hora antes de cada espetáculo.

Teatrinho infantil “Dona Bolota e o Segredo da Árvore Encantada”
CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília – SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília
Sábados e domingos, 17h – até 08/08
Sessões extras MAIO: dias 10, 11, 17, 18, 24, 25 e 31, às 15h.
Duração: 60 minutos (aproximadamente)
Capacidade do teatro: 120 lugares
Em uma única árvore que restou de uma floresta devastada vivem uma gulosa fada conhecida como Dona Bolota e o pássaro Tico-Tico depenado. Um dia, quatro crianças, que carregam em suas personalidades os elementos da natureza: fogo, terra, água e ar, vão brincar na floresta e desvendam o mistério daquela árvore sombria e o porquê de toda devastação.
Classificação indicativa livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada)

FESTAS JUNINAS

16 e 17 de maio – Nossa Senhora do Lago (QI 3 Lago Norte), das 18h à 1h

16 e 17 de maio – Nossa Senhora da Consolata (913 Norte), a partir das 18h

MISSAS INFANTIS
Algumas Paróquias de Brasília oferecem missas em formato especial para que as crianças entendam e participem. Vejam quais são AQUI.

RESTAURANTES E ESTABELECIMENTOS KIDS-FRIENDLY DE BRASÍLIA
Alguns restaurantes e estabelecimentos de Brasília oferecem produtos e serviços direcionados para famílias. Veja quais são AQUI.

FILMES INFANTIS EM CARTAZ

– Capitão América 2 – O soldado invernal e Capitão América 2 – O soldado invernal 3D: Ainda tentando se acostumar com o fato de que foi descongelado e acordou décadas depois de seu tempo, o Capitão América conta com a ajuda da Viúva Negra para enfrentar um poderoso e misterioso inimigo chamado Soldado Invernal. Censura: 12 anos

– Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro e Espetacular Homem-Aranha 2 3D: A Ameaça de Electro 3D: Desta vez, o Homem-Aranha terá que enfrentar o poderoso vilão Electro. Censura: 12 anos

– Godzilla e Godzilla 3D: Soldado do exército norte-americano precisa salvar a população mundial – e em especial sua família – do assustador monstro Godzilla. Censura 12 anos. 

– Rio 2 e Rio 2 3D: Blu e sua família partem em uma viagem rumo à floresta amazônica sem imaginar que, logo ao chegar, encontrarão um velho inimigo: Nigel.

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!