roteiro-baby-masha

Masha e o Urso - desenho animado russo

Um dia desses, clica daqui e clica de lá, Júlia se deparou com os vídeos da Masha e o Urso no YouTube e ficou perdidamente apaixonada! Pesquisando, descobri que Masha e o Urso é um seriado russo (sim, russo!) que foi lançado em 2009. A série mostra o cotidiano de uma pequena menina travessa que vive em uma floresta, a Masha (que a Júlia chama de “Chapeuzinho Rosa”, hehe!), e que constantemente visita seu amigo urso, que mora numa casa do bosque e lhe age como uma figura paterna.

Este é o primeiro episódio, que mostra como Masha e o Urso se conheceram:

Este primeiro desenho foi baseado num conto russo de igual nome, cujo conteúdo vem bastante resumido a seguir:

 “Em uma casinha viviam o vovô com a vovó. Eles tinham uma netinha, Mashenka. Um dia, Mashenka foi com as amigas à floresta e se perdeu. Foi parar na casa de um urso. O urso, então, não queria levar Masha para casa. Disse: “Você vai viver aqui na minha casa, vai a fornalha acender, cozer minha kasha (receita já postada no blog) e de kasha me alimentar. Foi preciso à nossa Mashenka enganar o urso, para que pudesse voltar para casa”.

No desenho animado a história já é outra:  Masha morava às margens de uma estrada de ferro, próximo de uma floresta. Quando foi passear, um dia, na floresta, Masha entrou na casa do urso de “enxerida” que é. Fez uma bagunça terrível na casa do coitado, que ele nem reconheceu seu lar quando voltou para casa. Só que este urso não intencionava deixar sua casa à mercê daquela pequena “vândala” e queria que ela se mandasse logo dali. Mas, apesar de tudo, o urso se tomou de amores pela menina. E assim foi este primeiro encontro… [Fonte: Blog Rússia Show]
Se você clicou no link acima, percebeu que o desenho não é dublado em português, né? Então, sim, tudo que achei no YouTube sobre o desenho está mesmo em russo. Mas isso não muda em nada a paixonite da minha filha por ele: os diálogos são poucos, e quando acontecem são quase sempre autoexplicativos. Além disso, desenho animado tem uma linguagem quase universal, e a Júlia sempre morre de rir com as travessuras da Masha – mesmo com tudo falado em russo!
O link que postei acima tem vários episódios do desenho encadeados (44 ao todo), e vale a pena tê-lo nos favoritos. Os desenhos são curtinhos e são garantia de diversão para a meninada. Espero que vocês gostem também!
ATUALIZAÇÃO DO POST: Masha e o Urso estreou no Canal Boomerang (94 na Sky, 108 na NET e 110 na Claro TV), todos os dias, às 9h e às 21h!

Autoria de Mari Oliveira
Sou mãe, esposa, filha e irmã off-line. Tradutora, fã dos Beatles e mãe de primeira viagem on-line. No dia 13 de maio de 2011, ouvi Maria Betânia cantar e o obstetra repetir: “Você verá que a emoção começa agora”. Eles estavam certos!