Festa Copa do Mundo para menina – Júlia 3 anos

roteiro_baby_mesa_festa_copa_julia_3_anos_1

Ano passado, enquanto eu e meu marido arrumávamos a casa depois da festa de 2 anos da Júlia, ele – fanático por futebol – me pediu que fizesse uma festa de Copa do Mundo para a Júlia em 2014 (aqui um abro um parêntese e depois de fechá-lo não falarei mais sobre isso: não defendo o modo como o governo conduziu os preparativos para a Copa. Mas também não sou ingênua de achar que a realização da Copa do Mundo no Brasil é o “boi de piranha” de tudo o que está errado no país. Não é.). De primeira, eu fiquei meio perdida: “como vou fazer uma festa de futebol para uma menina?” E o mais legal foi que meu marido é quem conduziu quase tudo, me explicando que, não, não era uma festa de futebol que ele queria. Tendo viajado para participar das duas Copas anteriores, na Alemanha e na África do Sul, o que ele queria no aniversário da nossa filha era aquele clima festivo que a Copa proporciona: as pessoas vestidas com as camisas de seus países, as cores, o “pintar a calçada”, e, por último, o futebol em si.

Então, com isso em mente, nós começamos a pensar em uma festa verde e amarela, mas com mais flores e menos bolas de futebol. Com o Fuleco, porque Júlia gostou do personagem assim que o viu. Com muitas fitas e bandeirolas enfeitando a casa, com muitas tintas para as crianças pintarem a Copa, com kits-torcedor para torcemos nos jogos.

Este ano, eu fiz uma festa em casa, e um lanchinho na escola. Para o lanchinho, eu montei um piquenique no chão da área de brincadeiras da escola, inspirada por esta ideia do blog Mundo da Sofia e Meu Também. Comprei um pedaço de tecido quadriculado de verde e amarelo numa loja de tecidos em Sobradinho (Casa São Pedro, quadra 8), encomendei dois arranjos de balões verdes e amarelos na Baloá Festas (preço ótimo e entregaram na escola!) e os lanches foram as marmitinhas da PapaTudo, empresa recente de Brasília que trabalha com a montagem diária de lanches escolares e que recomendo muuuito! Um dos coleguinhas da Júlia na escola tem intolerância ao leite, e eles montaram um lanchinho super exclusivo sem lactose para ele, sem me cobrar a mais por isso. O lanche que encomendei foi um sanduichinho natural de queijo e presunto (para o coleguinha com alergia foram biscoitos sem lactose), gelatina, pipoca, pedaços de laranja e suco de abacaxi. O bolo foi de côco sem lactose da Doces da Vovó Cina.

Piquenique na escola
Piquenique na escola
festanaescola
Roupinha LINDA de oncinha verde e amarela da CutiCuti Baby
Lanches PapaTudo
Lanches PapaTudo
Lanchinho marcado para o coleguinha alérgico (adesivos personalizados Ateliê Personalize)
Lanchinho marcado para o coleguinha alérgico (adesivos personalizados Ateliê Personalize)
Lembrancinha - trevinho de 4 folhas para dar sorte! (Vasinhos comprados na loja virtual Tozaki Festas; adesivo personalizado Fabee Store)
Lembrancinha – trevinho de 4 folhas para dar sorte! (Vasinhos comprados na loja virtual Tozaki Festas; adesivo personalizado Fabee Store)

Para a festa em casa, este ano contratei a Fast Food Festa, que trabalha montando um quiosque na festa, e as pessoas mesmo se servem. Tinha hambúrguer, cachorro-quente, batatinha frita, crepe, pipoca, e tapioca – quisemos simular em casa um esquema “comida de estádio”, onde você mesmo pega fila (com a diferença que não teve fila lá em casa, hehe), compra seu lanche, etc. Gostei muito do serviço, a comida estava fresquinha, bem preparada, as batatinhas não eram encharcadas de óleo, os sanduíches tinham gostinho caseiro, a tapioca não estava ressecada… Recomendo! Até porque, como a comida foi toda preparada no quiosque, não teve tanto entra e sai na minha cozinha. Menos bagunça no fim da festa!

JuIia3AnosbyCarolCaminha_54
Foto de Carol Caminha

Bebidas foram os sucos da Quitanda Fácil, adoramos a empresa, contratamos os sucos para todos os eventos que fazemos lá em casa. Servimos sucos nas cores verde e amarela: capim santo e limão, manga, e laranja. Também pedi um extra de uva com kiwi e limão (que ficou roxo) porque a Júlia ADORA.

JuIia3AnosbyCarolCaminha_47
Foto de Carol Caminha

A mesa lindíssima do bolo mais uma vez ficou a cargo da Carol John, da Calissa Festas, que ouviu com paciência todas as minhas vontades – e indecisões, hahaha! Trocamos muitas fotos via WhatsApp por meses, e no dia da festa, a Manu, funcionária da Carol, montou essa mesa MARAVILHOSA da foto que abre o post, com tudo que eu queria: verde, amarelo, flores, e sem foco tããão expresso nas bolas de futebol. O bolo lindo e os doces também foram da Calissa: bolo de côco, abacaxi e brigadeiro branco com o Fuleco em pasta americana por cima, doces gourmet em forma de bola de futebol, brigadeiro preto e branco com granulado verde e amarelo, doces gourmet de côco, casadinho, pistache, cupcakes e popcakes.

festa-julia-3anos-2

festa-julia-3anos-3

festa-julia-3anos-1

Para as crianças, nós espalhamos os brinquedos da Júlia do lado de fora da casa (não alugamos brinquedo este ano) e espalhamos também 20 folhas de papel-pardo, potes de tinta nas cores verde, amarelo, azul e branco, e pincéis e rolinhos. Meu marido queria simular a pintura da calçada, uma memória de infância muito querida que ele tem das Copas anteriores. Foi um sucesso (com as crianças. Nossos amigos – os pais das crianças – queriam nos matar, hahahaha!)

festa-julia-3anos-pintura

Nos meses que antecederam a festa, eu pesquisei muito aqui em Brasília alguma empresa que pudesse ter a fantasia do Fuleco para fazer a animação aqui em casa e não achei. Daí um dia, googlando, achei a fanpage da empresa Tom Animações, de Belo Horizonte, anunciando animação com a fantasia do Fuleco por um valor beeeeem inferior ao valor que as empresas de Brasília cobram só para pintar rosto e encher balão… E isso foi a “chutação de balde” desta festa: juntei alguns pontos de cartão de crédito, tirei a passagem para o dono da empresa (que veio pessoalmente fazer a animação da minha festa!), reservei um hotel com desconto via booking.com, e trouxe o Fuleco de BH! A aniversariante, ao vê-lo, teve uma reação que foi um misto de surpresa, fascinação e medo… E passou a festa ressabiada com ele (“mas ele é muito grande, Mamãe!”, ela dizia, acostumada que é só com o Fuleco pequeno, de pelúcia). Mas as outras crianças – e os adultos – brincaram demais com ele! Foi ótimo! No Natal passado eu tinha comprado um campinho de futebol inflável pelo site do WalMart, então a brincadeira rendeu muito, o Fuleco jogou bola com as crianças, bateu embaixadinhas, foi SUPER bacana!

festa-julia-3anos-fuleco

JuIia3AnosbyCarolCaminha_154
Foto de Carol Caminha

Como eu fiz a festa antes dos Dia das Mães, o foco das lojas estava mais nessa data e não tanto ainda em adereços de Copa do Mundo. Fui a algumas lojas aqui de Brasília e achei tudo caro e repetitivo. Como eu queria montar kits-torcedor de lembrancinha, acabei comprando tudo via Internet. Dei baldinhos de pipoca com alça, personalizados, com pipoca personalizada, tabela com os jogos da Copa personalizada (feitos pelo Ateliê Personalize), apitos, pandeirinho personalizado (encomendei pelo Elo7, com a ArteTude Lembranças Personalizadas) confete e tatuagens temporárias (muito legais!!) com o tema da Copa da Names2Glue. Nos baldinhos das meninas, entraram arcos de cabelo com bandeirinhas do Brasil e pulseiras do tipo bate-enrola e de neon. Nos baldinhos dos meninos, coloquei uma gravata de E.V.A verde e amarela, e óculos grandes em verde e amarelo. Esses adereços de torcida eu comprei nos sites Anima Fest e Tozaki Festas. Os baldinhos eu comprei com a empresa Central dos Brindes.

lembrancinhas

Foi muito legal – mais uma vez! – ter feito essa festa! A cada ano que passa vai ficando mais divertido, porque a Júlia se envolve mais, opina, pede… Eu sou muito feliz por ser mãe da minha Djudju – uma criança serena, observadora, muito sorridente, cheia de tiradas engraçadas e tão amorosa que me emociona todos os dias! É um presente de verdade na minha vida, e por isso é sempre uma alegria comemorar o aniversário dela! Que venham mais, muitos mais!

JuIia3AnosbyCarolCaminha_88
Foto de Carol Caminha
JuIia3AnosbyCarolCaminha_232
Foto de Carol Caminha

SERVIÇOS

NA ESCOLA
Lanches: PapaTudo
Bolo: Doces da Vovó Cina
Lembrancinha: Tozaki Festas
Toalha de piquenique: Casa São Pedro, quadra 8, Sobradinho
Balões: Baloá Festas
Roupa: CutiCuti Baby

EM CASA
Buffet: Fast Food Festas
Bebidas: Quitanda Fácil
Bolo, doces, decoração: Calissa Festas
Itens personalizados: Ateliê Personalize
Animação (Fuleco): Tom Animações – BH
Lembrancinhas: Names2Glue, ArteTudes, AnimaFest, Tozaki Festas, Central dos Brindes
Fotos: Carol Caminha
Vestido personalizado da Júlia com o tema da Copa: Kel Baby