Organização, Para a família, Para Bebês, Para Crianças, Segurança

Como tirar documentos para crianças

roteiro-baby-foto-3x4-shutterstock

Muita gente não sabe, mas seu filho pode ter carteira de identidade e CPF desde o nascimento. Aqui no Distrito Federal, a emissão do primeiro RG é gratuita, basta que os pais se apresentem, com a criança, em algum posto de identificação com a documentação exigida (no caso de crianças, a certidão de nascimento, original ou cópia autenticada em cartório). Não há mais a necessidade do requerente levar fotografias. A fotografia será capturada pelo próprio sistema no momento do procedimento de identificação, obedecendo a padrões internacionais de qualidade.

doc-milena

Para tirar o CPF, os pais devem ir nas entidades públicas conveniadas (variam em cada estado, e não há informações para o Distrito Federal no link anterior), ou então nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios. É necessário levar um documento de identificação da criança que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (RG ou certidão de nascimento) e do responsável legal.

Em ambos os casos, os documentos não têm prazo de validade.  Mas no caso do RG, por ser um documento com foto, é indicado que uma nova via seja solicitada cada vez que os traços físicos sofrerem alterações significativas. A emissão da 2ª via da carteira de identidade no Distrito Federal dar-se-á mediante pagamento de taxa.

Parece fácil, né? Porém, no site do Na Hora-DF há a seguinte ressalva, para o caso da emissão de RG para crianças: Informamos aos responsáveis por requerentes crianças, principalmente menores de quatro anos, que existe uma grande dificuldade para captura das impressões digitais e de fotografia nos padrões mínimos de qualidade técnica adotados por este Instituto. Caso não seja possível executar este procedimento, a carteira de identidade não será emitida.

No grupo Mães de Brasília, no Facebook, há relatos diversos: mães que conseguiram tirar o RG, mães que não conseguiram, funcionários de má vontade que não quiseram nem tentar tirar a foto e as digitais da criança, funcionários bacanas… Enfim, parece que no caso do DF, tirar RG para criança é loteria: depende da boa vontade de quem vai te atender. Mas, é direito de todo brasileiro nato ter um RG. A ressalva do Na Hora (acima) alerta para a dificuldade de se conseguir fazer os procedimentos com crianças menores de 4 anos, mas não é proibitiva. Portanto, se quiser/precisar tirar o RG de seus filhos aqui no DF, insista!

Fontes: Página do Na Hora-DF, página do Projeto Identidade – Centro de Ensino Candanguinho, Grupo Mães de Brasília no Facebook, revista Crescer

20 Comentários

  1. Aline

    15 de maio de 2014 at 21:56

    Olá mãezinhas!!
    Tiramos o CPF da minha neném com 7 dias de vida.
    Já o RG tiramos com 1 aninho.
    Moro no Rio de Janeiro e não tive nenhuma dificuldade para tirar i RG.

  2. Renata

    15 de maio de 2014 at 22:48

    Realmente, no DF tirar RG é um problema. Tentei diversas vezes, quando minha filha tinha 4 anos, fui no Na Hora, na Polícia Civil, no Detran… em vão. Mas consegui no Detran-RJ. Outra coisa, que acho importante ressaltar aqui, é que mudaram o modelo do passaporte, o mais antigo poderia ser utilizado como documento de identidade, inclusive para crianças. O modelo atual não serve, pois não consta o nome dos pais. Por exemplo, para viajar dentro do Brasil, preciso apresentar a certidão ou RG da minha filha, se estiver só com o passaporte não consigo embarcar, as companhias não aceitam.

  3. alessamia

    16 de maio de 2014 at 07:55

    eu queria saber como faço o do meu filho eu tenho um de 2 anos e um de 4 anos moro em sao paulo aonde possso fazer

    1. suzana

      16 de maio de 2014 at 10:17

      Qualquer PAC, mais tem que agendar hora pela site deles.

  4. Vanessa

    16 de maio de 2014 at 08:58

    é facilita mas em compensação quando os nossos filhos forem crescendo e forem mudando seus rostinhos a gente tem sempre que fazer outras RG e pagando sempre mas e mais pq a 1º via é de graça mas a 2º via em diante não é mais ,acho isso muito errado vc ficar pagando toda vez que a criança for mudando .

  5. Mariana

    16 de maio de 2014 at 09:06

    Tentei tirar o RG dos meus pequenos e nao consegui, as desculpas foram várias, a dificuldade na impressão digital, e fora a má vontade dos funcionários como foi dito. Enfim, não consegui tirar o RG dos meus filhos, um com 4 anos e a outra com 7 meses.

    Vou tentar mais uma vez, quem sabe da certo

  6. Camila

    16 de maio de 2014 at 10:06

    Tiramos o RG do meu pequeno com 11 meses de vida. Foi rápido e fácil.

  7. Lídia

    16 de maio de 2014 at 11:43

    Realmente tirar o RG em Brasília é uma questão de sorte, como bem destacado no post. Tentei tirar o da minha filha quando ela estava com 1 ano, na 1ª DP, e fui hostilizada e mal tratada pela servidora que me atendeu. Depois que uma amiga conseguiu tirar o da filha com menos de 1 ano no Na Hora, resolvi tentar de novo e deu certo! Ela me deu a dica de ir à tarde, horário em que haveria algumas funcionárias mais pacientes e atenciosas, e funcionou. Ela me contou que havia tentado no período da manhã, e não conseguiu. Decidiu tentar novamente à tarde, e deu certo. No dia em que fui, havia várias outras mães com crianças pequenas tirando o documento dos filhos, e todas conseguiram! Assim, quem quer mesmo tirar a identidade do filho pequeno em Brasília tem que insistir!

  8. Priscila Lara

    16 de maio de 2014 at 16:02

    Eu tirei o RG do meu filho com 2 meses, em Curitiba. não tive problemas. Confesso que não foi fácil tirar a foto, visto que ainda não tinha o pescocinho firme. Fui informada que iriam enviar os dados, mas não podiam confirmar se o RG seria emitido porque na foto não estava olhando para a câmera, e porque não sabiam se pegaram bem as digitais. Não confirmavam que tudo seria aceite pelas autoridades. Mas corrru tudo bem e passado pouco tempo fui buscar o RG do meu pequeno.

  9. talline

    16 de maio de 2014 at 16:58

    Queria tirar a identidade da minha filha como faço moro em Brasília

    1. Mari Oliveira

      16 de maio de 2014 at 17:00

      Ué?? Tá tudo explicado no texto acima! 🙂

  10. Dayane Cristina Oliveira Okumura

    16 de maio de 2014 at 17:37

    Eu, já tirei o RG e o CPF da minha, filha tbm foi fácil, se na cidades de vcs tiver o POUPATEMPO, vai lá porque é coisa rápido. Vc faiz um agendamento, e depois vc vai lá no dia em que vc agendou lá no POUPATEMPO.
    Leve a certidão de nascimento de seus filhos e documentos seus para eles fazerem a notações.
    Não, esqueça de tirar foto dos seus filhos, 3X4. Quando vcs terminarem de tirar o RG já vai e tira o CPF e tbm é coisa rápido, o CPF sai na hora já o RG, no dia seguinte.
    Tirei o RG e o CPF, pq no serviço em q meu marido trabalhava, a empresa tercerizada tem convenio com a Unimed, e lá pediu o RG e o CPF da minha filha. Ela tinha acho q uns 5 ou 6 meses.
    E quando a criança nasce já sai com o cartão do SUS.

  11. erica lopes

    26 de maio de 2014 at 21:43

    eu queria saber se lá na receita federal tira o cpf de crianças?

    1. Mari Oliveira

      27 de maio de 2014 at 08:44

      Para tirar o CPF de crianças no Distrito Federal, basta ir a alguma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Para outros estados, por favor clique no link que postamos no texto acima, 2o parágrafo.
      Beijos!

  12. Abraão

    8 de outubro de 2014 at 16:28

    Parabéns! O site é simplesmente fantástico! Muito útil, prático!

    1. Mari Oliveira

      8 de outubro de 2014 at 17:55

      Obrigada, Abraão! Volte sempre! 🙂

  13. mayara

    19 de novembro de 2014 at 15:54

    quero tira a minha carteira de documento mais nao sei como eu faço para mim poder tira tenho 9 anos e nao sei oque eu faço para mim tirar a minha poderia me ajudar minha mae quer saber

    1. Mari Oliveira

      20 de novembro de 2014 at 15:35

      Olá! Peça para sua mãe ler o texto acima, está bem explicado.
      Abração! 🙂

  14. Naraiana

    31 de março de 2015 at 21:06

    Hoje tirei o RG do meu filho de 2 anos, na delegacia do Guará sem problema algum, fui também na delegacia de samambaia antes pra me informar como seria, e me disseram que fariam sim e o que poderia ocorrer seria demorar um pouco mais que o comum por causa dos dedos pequenos para colher a digital.

Comente!